Código: | LGH1321 | Sigla: | LIIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 2º | 4 ECTS | 38 | 107 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Inglês
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, nomeadamente:
"É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades."
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Compreensão auditiva;
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio;
Compreensão de leitura;
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral;
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais;
Expressão escrita;
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.
Conteúdos gramaticais que os alunos deverão conhecer no final do semestre:
Tempos verbais:
* simples
* contínuo
* perfeito
* futuro
* activa e passiva
* condicional
Pronomes
Preposições
Temas:
Entretenimento no hotel
Turismo especializado
Viagens de negócios
Robin Walker & Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2007. ISBN: 978-0-19-455103-8 |
Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Total: | 30 |
Participação nas sessões de contato: 30%
Testes escritos individuais: 2 (30%+30%)
Apresentações orais: 1 (10%)
Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 3 (três) elementos, sobre "Turismo/Gestão Hoteleira em diferentes contextos culturais", à sua escolha. Devem usar o programa PowerPoint para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- Nível de Inglês;
- Originalidade das ideias apresentadas;
- Originalidade do trabalho apresentado.
Nota: Qualquer trabalho que tenha sido em grande parte copiado da Internet ou de outras fontes será AUTOMATICAMENTE cotado com ZERO.
Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco) valores, em cada um dos testes escritos na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.
Prova escrita: 100 %
TEMPO TOTAL DE TRABALHO DO ALUNO: 107h
Contacto com docente:
- Teórico-práticas - 30h
- Outros - 8
Trabalho autónomo do aluno:
- Avaliação - 5h
- Trabalhos de grupo - 5h
- Trabalhos individuais - 20h
- Estudo pessoal e autónomo - 39h