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Economia

Código: LGH1104    Sigla: ECO

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 4 ECTS 36 106

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH11SD1

Teórico-Práticas: 32,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,13
Outro: 0,27

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A economia como ciência de estudo dos fenómenos sociais, abarca duas grandes áreas de conhecimento que possibilitam o desenvolvimento mais aprofundado do seu estudo: a microeconomia e a macroeconomia. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, medição do produto, desemprego, inflação e equilíbrio macroeconómico

OBJETIVOS
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da micro e macroeconomia, sobretudo relacionados com o comportamento do consumidor, funcionamento das empresas e medição e interpretação das principais variáveis macroeconómicas;
2. Descrever como funcionam os mercados, os ajustamentos entre oferta e procura e a situação de equilíbrio do mercado;
3. Compreender as dinâmicas e estratégias empresariais delineadas em função do tipo de estrutura de mercado vigente;
4. Compreender os grandes agregados macroeconómicos e o modo como se interrelacionam, calcular e analisar as principais grandezas macroeconómicas e identificar os principais instrumentos de política fiscal, monetária e orçamental.

COMPETENCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Com o corpo de conhecimentos adquiridos o aluno deverá ser capaz de decidir sobre as atitudes mais ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos, ou por governos face a determinados cenários macroeconómicos. Com a unidade curricular os alunos deverão adquirir a capacidade para:
1. Compreender e interpretar os fenómenos sociais sob o ponto de vista económico;
2. Entender o funcionamento dos mercados e a interação das suas forças na determinação das situações de equilíbrio;
3. Analisar o comportamento dos consumidores e empresas mediante a evolução do mercado e respetivas reações face aos mais variados estímulos;
4. Pesquisar, tratar e analisar dados estatísticos e construir representações teóricas exemplificativas da realidade social;
5. Analisar a evolução dos ciclos económicos e construir um pensamento económico analítico, sob forma escrita ou oral, acerca de assuntos da atualidade.

Programa

A organização da Unidade Curricular é disposta do seguinte modo:
1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA
1.1 Conceitos básicos.
1.2 Os problemas económicos fundamentais da sociedade.
2. MERCADOS
2.1 A procura e a oferta.
2.2 Equilíbrio de mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor.
2.5 O papel do Estado no mercado.
3. TEORIA DO CONSUMIDOR
3.1 Restrição orçamental.
3.2 As preferências e escolhas do consumidor.
3.3 O efeito rendimento e efeito substituição.
4. TEORIA DA EMPRESA
4.1 Função de Produção e Fatores Produtivos.
4.2 Rendimentos e Custos de produção.
4.3 As Estruturas de Mercados e Comportamento Estratégico.
5. MACROECONOMIA: VISÃO GLOBAL DA ECONOMIA
5.1 Conceitos Fundamentais.
5.2 Principais problemáticas macroeconómicas.
6. A MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
6.1 O Produto e Rendimento nacional.
6.2 O Desemprego.
6.3 A Inflação.
7. AS FLUTUAÇÕES E EQUILÍBRIO MACROECONÓMICO
7.1 A Procura e Oferta Agregada.
7.2 As Políticas Monetária, Orçamental e Estrutural.

Bibliografia Principal

MANKIW, N. ;Introdução à Economia (3ª Edição), Thomson, 2005
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ;Economia (19ª Edição), McGraw-Hill, 2012

Bibliografia Complementar

DORNBUSH, R. & FISCHER, S.;Macroeconomia (8ª Edição), McGraw-Hill, 2004
MIRA, N.;Microeconomia, Edições Sílabo, 2011
MATIAS, A.;Economia do Turismo, Instituto Piaget, 2007

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, e efectuar-se-ão análises de tabelas de dados estatísticos, tanto em suporte informático como em suporte de papel e construção de representações gráficas exemplificativas. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Teste escrito individual: 2 (50%+50%)

Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco) valores, em cada um dos testes escritos na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita: 100 %        

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 106h

Contacto com o Docente:
Teórico-práticas: 30 h
Dinâmicas de Grupo: 4 h
Seminários: 2 h
Avaliação: 4 h

Estudo pessoal autónomo: 66h