• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGH1213

Língua Inglesa II

Código: LGH1213    Sigla: LIII

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH12SD1

Teórico-Práticas: 0
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Inglês

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre seja capaz de se aproximar do nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, em particular: “É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.”

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

O objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.

Competências a desenvolver

Compreensão auditiva: Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.

Compreensão de leitura: Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.

Expressão oral: Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.

Expressão escrita: Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.

Programa

Conteúdos gramaticais que os alunos deverão conhecer no final do semestre:

Tempos verbais:

- simples

- contínuo

- perfeito

- futuro

- ativa e passiva

- present perfect

Frases relativas

Pronomes

Temas:

- Comer fora

- Turismo rural

- Atrações e eventos

- Em viagem.


Bibliografia Principal

Walker, Robin & Keith Harding ;Tourism 2 - Encounters., Oxford University Press, 2007

Métodos de Ensino

Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.

O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua


Participação nas sessões de contacto: 30%

Testes escritos individuais: 2 testes - 30% cada

Apresentações orais: 1 apresentação - 10%

 

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Provas e Trabalhos Especiais


Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 3 (três) elementos, sobre “Qualificações necessárias, rotina diária e perspetivas de promoção de uma carreira na área do turismo”, à sua escolha. Devem usar o programa PowerPoint para a apresentação em aula.

As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:

•    Nível de Inglês;

•    Originalidade das ideias apresentadas;

•    Originalidade do trabalho apresentado.

 
Nota: Qualquer trabalho que tenha sido em grande parte copiado da Internet ou de outras fontes será AUTOMATICAMENTE cotado com ZERO.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo de trabalho total do aluno: 160 h

Contacto com docente:
- Teórico-práticas - 45h

Outros: 12h

Trabalho autónomo do aluno:
- Avaliação - 5h
- Trabalhos de grupo - 10h
- Trabalhos individuais - 20h
- Estudo pessoal e autónomo - 68h