Código: | LGH1210 | Sigla: | EST |
Área de Ensino: | Matemática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 1º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 0 |
Outro: | 5,33 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No âmbito desta unidade curricular, procura-se transmitir aos alunos uma visão aprofundada da Estatística Descritiva, encarada como método e prática de apoio à decisão no contexto de organizações, salientando-se, em particular, o papel que a mesma desempenha como método de abordagem de processos de tomada de decisão. Exploram-se os procedimentos de recolha de dados e principais métodos e técnicas de análise estatística descritiva, aplicados à gestão das organizações.
É enfatizada a ligação ao meio exterior, favorecendo o estudo, resolução e análise de situações reais. Dá-se especial atenção à crítica e interpretação dos resultados.
OBJETIVOS
São objetivos desta unidade curricular levar o aluno a:
• Desenvolver conceitos de coleta de dados e conceção e organização de questionários; sensibilizar os alunos para o tratamento estatístico de dados de diferentes naturezas e proveniências;
• Saber aplicar os procedimentos de recolha de dados – Amostragem e Questionários
• Introduzir a formulação, resolução e implementação do método estatístico na análise de problemas;
• Mostrar como a utilização da estatística para a solução optimizada de problemas, contribui para a sua formação profissional;
• Identificar, dentro de cada classe, as principais medidas de estatística descritiva;
• Saber aplicar as medidas de estatística descritiva apropriadas a determinado problema;
• Interpretar as medidas estatísticas estudadas à luz dos enunciados dos problemas;
• Compreender a importância e dinâmica da regressão linear e correlação simples;
• Compreender e saber aplicar o método dos mínimos quadrados e interpretando os coeficientes da reta de regressão;
• Ser capaz de efetuar previsões através da reta de regressão.
COMPETÊNCIAS
Criar e desenvolver competências que permitam:
• aplicar os procedimentos de recolha de dados – Amostragem e Questionários;
• compreender o papel ativo da Estatística no contexto da tomada de decisão em gestão;
• desenvolver competências na implementação da análise de dados com software.
• aplicar os métodos e técnicas da estatística na resolução de problemas.
1. Procedimentos de recolha de dados:
- Amostragem
- Questionários
2. Estatística Descritiva:
- Conceitos fundamentais e Método estatístico
- Distribuição de Frequências
- Redução de dados
- Medidas de Estatística Descritiva
- Associação entre duas variáveis
- Regressão Linear e Correlação Simples
Hill, M.M.; Hill, A.;Investigação por Questionário, Lisboa: Edições Sílabo, 2000 |
Silvestre, A.;Análise de Dados, Estatística Descritiva, Lisboa: Escolar Editora, 2007 |
ALEA;Dossiers Didácticos (http://alea.ine.pt) |
Reis, E.;Estatística Descritiva, Lisboa: Edições Sílabo, 2008 |
As aulas são teórico–práticas, sendo apresentados os conceitos de base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos.
Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras ou software específico (Excel).
Avaliação distribuída com exame final
Testes escritos individuais: 2 (40%+30%)
Realização, apresentação e
discussão de um trabalho prático (de grupo) sobre tema indicado pelo
docente (30%). O trabalho será realizado em grupo mas a nota será
atribuída individualmente.
Teste escrito individual: 1 (100%)
Teste escrito individual: 1 (100%)
Tempo total de trabalho do aluno: 160 horas
Contacto com o Docente:
Teórico-Práticas – 45h
Outros - 15h
Trabalho autónomo do aluno:
Avaliação – 4h
Estudo pessoal autónomo – 96h