• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGH1105

Língua Inglesa I

Código: LGH1105    Sigla: LII

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH11SD1

Teórico-Práticas: 0

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Língua de Ensino

Inglês

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre seja capaz de se aproximar do nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, em particular:
“É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.”


Objetivos
O objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.


Competências e resultados esperados
Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.

Programa

Conteúdos gramaticais que os alunos deverão conhecer no final do semestre:

Tempos verbais
-simples
-contínua
-perfeito
-ativa e passiva
Present perfect
Formas verbais de contínua
Tempos narrativos
Formas de futuro
Uso dos tempos nas frases
Frases relativas

Temas:
Falsos Amigos e Erros Ortográficos comuns;
Chegadas;
Um local para ficar;
Serviços de informação turística;
Representantes de férias.

Bibliografia Principal

Walker, Robin & Keith Harding ;Tourism 2 - Encounters. , Oxford University Press, 2007. ISBN: 978-0-19-455103-8

Métodos de Ensino

Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Contínua

Participação nas sessões de contacto: 30%
Apresentações orais: 1 apresentação - 10%
Testes escritos individuais: 2 testes - 30% cada

Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 10 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 3 (três) elementos, sobre “Turismo numa cidade portuguesa”, à sua escolha. Devem usar o programa PowerPoint para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
• Nível de Inglês;
• Originalidade das ideias apresentadas;
• Originalidade do trabalho apresentado.

Nota: Qualquer trabalho que tenha sido em grande parte copiado da Internet ou de outras fontes será AUTOMATICAMENTE cotado com ZERO.

Avaliação Final


Teste escrito individual: 100%

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Contacto com docente:
- Teórico-práticas - 45h
- Orientação Tutorial - 12h

Trabalho autónomo do aluno:
- Avaliação - 5h
- Trabalhos de grupo - 10h
- Trabalhos individuais - 20h
- Estudo pessoal e autónomo - 68h