Código: | LGH1104 | Sigla: | ECO |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 1º | 4 ECTS | 36 | 106 |
Teórico-Práticas: | 0 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A economia como ciência de estudo dos fenómenos sociais, abarca duas grandes áreas de conhecimento que possibilitam o desenvolvimento mais aprofundado do seu estudo: a microeconomia e a macroeconomia. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, medição do produto, desemprego, inflação e equilíbrio macroeconómico
OBJETIVOS
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da micro e macroeconomia, sobretudo relacionados com o comportamento do consumidor, funcionamento das empresas e medição e interpretação das principais variáveis macroeconómicas;
2. Descrever como funcionam os mercados, os ajustamentos entre oferta e procura e a situação de equilíbrio do mercado;
3. Compreender as dinâmicas e estratégias empresariais delineadas em função do tipo de estrutura de mercado vigente;
4. Compreender os grandes agregados macroeconómicos e o modo como se interrelacionam, calcular e analisar as principais grandezas macroeconómicas e identificar os principais instrumentos de política fiscal, monetária e orçamental.
COMPETENCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Com o corpo de conhecimentos adquiridos o aluno deverá ser capaz de decidir sobre as atitudes mais ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos, ou por governos face a determinados cenários macroeconómicos. Com a unidade curricular os alunos deverão adquirir a capacidade para:
1. Compreender e interpretar os fenómenos sociais sob o ponto de vista económico;
2. Entender o funcionamento dos mercados e a interação das suas forças na determinação das situações de equilíbrio;
3. Analisar o comportamento dos consumidores e empresas mediante a evolução do mercado e respetivas reações face aos mais variados estímulos;
4. Pesquisar, tratar e analisar dados estatísticos e construir representações teóricas exemplificativas da realidade social;
5. Analisar a evolução dos ciclos económicos e construir um pensamento económico analítico, sob forma escrita ou oral, acerca de assuntos da atualidade.
MANKIW, N. ;Introdução à Economia (3ª Edição), Thomson, 2005 |
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ;Economia (19ª Edição), McGraw-Hill, 2012 |
DORNBUSH, R. & FISCHER, S.;Macroeconomia (8ª Edição), McGraw-Hill, 2004 |
MIRA, N.;Microeconomia, Edições Sílabo, 2011 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos
sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a
discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal
utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software
Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, e
efectuar-se-ão análises de tabelas de dados estatísticos, tanto em suporte
informático como em suporte de papel e construção de representações gráficas
exemplificativas. No
decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura
pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a
apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Elementos da Avaliação Contínua:
Dois testes escritos individuais, cada um com uma ponderação de 50% da nota final.
Elementos da Avaliação Final:
Teste escrito individual com a ponderação de 100%.
Tempo total de trabalho do aluno: 106h
Contacto com o Docente:
Teórico-práticas: 30 h
Dinâmicas de Grupo: 4 h
Seminários: 2 h
Avaliação: 4 h
Estudo pessoal autónomo: 66h