Código: | LGH1103 | Sigla: | PGH |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 1º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 0 |
Docência - Horas
|
Português
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos de Gestão Hoteleira, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspetiva aqui assumida é a da visão multidisciplinar da empresa hoteleira no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a respetiva exemplificação prática e treino de competências. O propósito final é dotar os alunos de uma visão global da gestão hoteleira, permitindo em simultâneo que desenvolvam competências que, no seu desempenho profissional, lhes permitam a realização das diversas tarefas inerentes à função de gestor de unidades hoteleiras.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
• Conhecer a história da indústria hoteleira: passado e presente, evolução e tendências;
• Compreender o papel da hotelaria no âmbito do turismo;
• Entender a especificidade do produto hoteleiro;
• Conhecer as diferentes formas de alojamento turístico;
• Compreender as principais funções de uma unidade hoteleira;
• Conhecer a legislação da atividade hoteleira em Portugal;
• Perceber as formas de exploração do alojamento turístico: hotéis independentes e hotéis de cadeias;
• Reconhecer as formas de gestão, de organização, de direção e da operação hoteleira;
• Desenvolver a capacidade de interpretar e utilizar as técnicas e ferramentas na gestão de hotéis.
• Suscitar nos alunos o espírito de investigação e trabalho em equipa;
• Promover a discussão dos temas mais importantes na área da gestão hoteleira.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
• Reconhecer as especificidades em termos de estrutura, funcionamento e gestão das unidades hoteleiras;
• Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada na gestão hoteleira;
• Compreender que a gestão de empresas hoteleiras, em contexto atual resulta de muitos anos de evolução e de muitas contribuições de diversos autores, gestores e economistas;
• Caracterizar a estrutura e os diferentes departamentos de um hotel;
• Desenvolver competências no âmbito da gestão das várias tarefas que compõem a atividade de uma unidade hoteleira;
• Conhecer a especificidade da gestão dos recursos humanos e dos recursos financeiros;
• Entender os instrumentos e as ferramentas da gestão hoteleira;
• Perceber os requisitos e princípios de gestão da qualidade e gestão da segurança, num hotel.
I – A Evolução da Hoteleira:
1.1. A história da hospitalidade
1.2. A hotelaria através das épocas: como nasce a hotelaria, conceitos passados e presentes
1.3. O que pretende a clientela atual
II – A Empresa Hoteleira
2.1. Conceito de empresa
2.2. Definição de hotelaria
2.3. Definição de hotel
2.4. Especificidades do serviço hoteleiro
2.5. Tipos de empresas turísticas na legislação portuguesa
2.6. Classificação dos empreendimentos turísticos
III – Os estabelecimentos Hoteleiros
3.1. Os similares de hotelaria
3.2. Os estabelecimentos hoteleiros
3.3. As cadeiras hoteleiras: nacionais e internacionais
IV – Princípios da Gestão das Empresas Hoteleiras
4.1 Análise estratégica
4.2 Planificação
4.3 Organização empresarial: princípios e cultura empresarial
4.4 Estrutura organizacional e organograma
4.5 Manuais de procedimentos
4.6 Recurso a empresas externas
4.7 Gestão da Qualidade e Certificação
4.8 Gestão Financeira
4.9 Gestão de Recursos Humanos
4.10 Direção hoteleira
V – Ferramentas da Gestão Hoteleira
5.1 Produto hoteleiro
5.2 Preço na hotelaria
5.3 Distribuição na hotelaria
5.4 Comunicação na hotelaria
BLASCO, A. (COORD.);Manual de gestión de producción de Alojamiento y Restauración , Editorial Síntesis, S.A. Madrid, 2006. ISBN: 84-9756-410-3 |
COSTA, R.;Introdução à Gestão Hoteleira (4ª Edição), LIDEL - Edições Técnicas, 2012. ISBN: 978-972-757-860-3 |
GONZÁLEZ, L. Y TALÓN, P;Dirección hotelera - operaciones y procesos, Editorial Síntesis, S.A. Madrid, 2002. ISBN: 84-7738-940-3 |
MATA, A.;Front Office - Operação e Gestão, Prefácio - Edição de Livros e Revistas, Lda., 2003. ISBN: 972-8563-89-2 |
SOLER, J.;Técnicas de Gestión y dirección Hotelera, Ediciones Gestión 2000, S.A., Barcelona, 2003. ISBN: 84-8088-859-8 |
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | ||
Total: | 0 |
Elementos de Avaliação Contínua
Participação nas sessões de contacto e apresentação e defesa do trabalho (1): 10%
Trabalho escrito (1): 20%
Testes escritos individuais (2): 70%
Elementos da Avaliação Final
Teste escrito a 100%
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Contacto com o docente
Trabalho autónomo do aluno