Código: | LGH1101 | Sigla: | IG |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 1º | 4 ECTS | 36 | 107 |
Teórico-Práticas: | 0 |
Docência - Horas
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Português
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos da Gestão, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspectiva assumida é a da visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a exemplificação prática e o treino de competências.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos que facilitem a compreensão da Gestão em organizações com ou sem fins lucrativos. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
- Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da gestão, sobretudo relacionados com a organização e funções do gestor;
- Compreender a natureza da gestão nas organizações, tendo em consideração a evolução do pensamento científico neste domínio;
- Descrever as principais etapas do processo de gestão, com especial incidência nos aspetos relacionados com o planeamento, organização, direção e controlo;
- Entender, resumidamente, como funciona a gestão de uma empresa ao nível das suas principais áreas funcionais, designadamente a gestão da produção, recursos humanos, comercial e financeira;
- Enquadrar a empresa no seu meio envolvente e na sua área de negócio, através da análise SWOT, e enfatizar a importância da responsabilidade social no desenvolvimento sustentável da empresa.
Com base na resolução de estudos de caso, o aluno deverá ser capaz de decidir sobre soluções ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objectivos.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
- Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em gestão;
- Compreender que a gestão atual resulta de décadas de evolução e de contribuições de diversos autores, gestores e economistas;
- Adoptar uma visão panorâmica da dinâmica de gestão de uma empresa, encarando-a como um fenómeno multifacetado;
- Saber encarar os desafios e problemas com que uma empresa se depara e saber conduzir o “leme do barco” rumo à maximização da sua eficiência e eficácia;
- Perceber que a empresa se encontra inserida num contexto com determinadas características e especificidades que podem constituir oportunidades ou ameaças ao seu próprio desempenho;
- Compreender que o crescimento da empresa deve assentar em bases sustentáveis, de forma a assegurar a sua continuidade no mercado;
- Entender que o sucesso da empresa não depende exclusivamente de uma boa gestão interna, mas também de uma boa relação com o ambiente externo à organização.
1 INTRODUÇÃO
1.1 - Conceitos básicos
1.2 – As organizações
1.3 – A gestão e os gestores
2 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA GESTÃO
2.1 – As teorias clássicas
2.2 – As teorias comportamentalistas
2.3 – As teorias pragmáticas
2.4 – Perspectivas de evolução do pensamento teórico
3 O PROCESSO DE GESTÃO
3.1 – Planeamento
3.1.1 – Objectivos, tipos e ferramentas do planeamento
3.1.2 – A gestão estratégica
3.1.3 – A tomada de decisão
3.2 – Organização e Direcção
3.2.1 – A estrutura organizacional
3.2.2 – Motivação e liderança
3.2.3 – O processo de comunicação
3.3 – Controlo
3.3.1 – Fundamentos do controlo
3.3.2 – Modelo do Controlo
3.3.3 – Instrumentos e princípios do controlo
4 PRINCIPAIS ÁREAS FUNCIONAIS DA GESTÃO
4.1 – Gestão da Produção
4.1.1 – Organização dos sistemas produtivos
4.1.2 – Gestão de stocks
4.1.3 – Controlo de qualidade
4.2 – Gestão de Recursos Humanos
4.2.1 – Estratégia de recursos humanos
4.2.2 – Liderança e estilos de gestão
4.2.3 – Produtividade do trabalho
4.3 – Marketing e Gestão comercial
4.3.1 – O marketing-mix
4.3.2 – A segmentação dos mercados
4.3.3 – A estratégia comercial
4.4 – Gestão Financeira
4.4.1 – Objectivos e estratégia financeira
4.4.2 – Instrumentos de informação contabilística
4.4.3 – Principais indicadores de análise financeira
5 A EMPRESA E O MEIO ENVOLVENTE
5.1 – A análise SWOT
5.2 – A responsabilidade social
MARQUES PINTO, CARLOS et al.;Fundamentos de Gestão, 3ª Edição, Editorial Presença, 2010 |
SOUSA, ANTÓNIO ;Introdução à Gestão – Uma abordagem sistémica, Editorial Presença, 1999 |
TEIXEIRA, SEBASTIÃO ;Gestão das Organizações. 2ª Edição, Verlag Dashofer, 2011 |
ARMSTRONG, MICHAEL ;Como Ser Ainda Melhor Gestor, Biblioteca Exame |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. No decurso das aulas, os alunos serão estimulados a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos.
Avaliação distribuída com exame final
Elementos da Avaliação Contínua;
2 Testes escritos individuais: 2X40%
1 Trabalho prático de grupo: 20%
Total: 100%
Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%
Tempo total de trabalho do aluno: 107 horas
a) Contacto com o docente
- Teórico práticas: 30 horas
- Seminários: 2 horas
- Outras: 4 horas
b) Trabalho autónomo do aluno
- Avaliação: 6 horas
- Trabalho de grupo: 20 horas
- Estudo pessoal autónomo: 45 horas