Língua Inglesa IV
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGH2
Língua de Ensino
Inglês
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da Unidade Curricular
Esta unidade curricular visa conduzir os alunos ao desenvolvimento de competências de compreensão e produção, orais e escritas, em língua inglesa, através da aquisição e aplicação progressivas de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos, de tal modo que os alunos tenham consolidado, no final do semestre, o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência, aproximando-se já progressivamente do nível C1.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo central o desenvolvimento das competências de compreensão e comunicação dos alunos, bem como a promoção de competências de investigação e gestão da informação tendo em vista a sua progressiva autonomia e aplicação dessas mesmas aprendizagens em diferentes contextos académicos e profissionais.
Competências a desenvolver
- Compreensão oral: compreender a língua inglesa quando usada por falantes nativos de diferentes países de língua inglesa e extrair informações específicas a partir de discursos orais, textos áudio ou vídeos.
- Compreensão escrita: compreender globalmente a mensagem de diferentes textos e extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos alunos.
- Produção oral: realizar apresentações em inglês e interagir com o professor e os colegas, expressando-se em língua inglesa, com flexibilidade e fluência.
- Produção escrita: escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que os alunos se inserem.
Programa
Conteúdos temáticos
1. Partidas
1.1 As responsabilidades do/a rececionista
1.2. Padrões de qualidade
1.3 A receção
2. O turismo na atualidade
2.1 O futuro do turismo
2.2 Desafios para os gerentes turísticos
2.3 Gerir vs. ser gerido
3. Gestão hoteleira
3.1 Como alcançar sucesso na área da gestão hoteleira
3.2 Gerente de receção
4. Qualidade no turismo
4.1 Garantia de qualidade
4.2 Reclamações formais
Conteúdos Gramaticais:
- Tempos verbais (presente e futuro)
- Colocações e expressões com o verbo "get"
- O condicional
- Outros que surjam a partir de questões colocadas pelos alunos ou no decorrer da análise de documentos da atualidade
Vocabulário:
- Despedidas, reclamações e elogios
- Expressar opiniões, concordar e discordar
- Fazer previsões face ao futuro
- Dar conselhos
- Cartas e e-mails formais
- Termos e expressões específicos de cada área temática do programa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular uma vez que potenciam o desenvolvimento de competências de compreensão e produção orais e escritas em inglês, de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa, através do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação, para elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares. Mais ainda, os conteúdos programáticos promovem o desenvolvimento de competências de investigação e de gestão de informação, componentes essenciais no processo atual de ensino-aprendizagem.
Bibliografia Principal
Robin Walker & Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2009 |
Leo Jones;Working in English, Cambridge University Press, 2015 |
Bibliografia Complementar
Bill Muscall;Business Vocabulary in Use: Advanced, Cambridge University Press, 2017 |
Dictionary of Leisure, Travel and Tourism, A&C Black Publishers, 2006 |
www.cambridge.org |
global.oup.com |
www.britishcouncil.org |
Robin Walker & Keith Harding;Tourism 3 - Encounters, Oxford University Press, 2009 |
Métodos de Ensino
Os temas a abordar relacionam-se particularmente com o projeto global da licenciatura. As atividades organizadas têm como ênfase a comunicação oral e escrita. Em contexto de sala de aula, todas as semanas um tema é exposto aos alunos e estes são chamados a intervir, em exercícios guiados ou livres, neste caso com maior espaço para a criatividade e autonomia dos alunos. Os trabalhos de grupo e de investigação encontram-se incluídos na programação das sessões de contacto. O trabalho individual externo dos alunos deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas abordados nas semanas anteriores com vista à sua consolidação.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Trabalho de grupo |
Projectos |
19 |
|
Outras |
Participação Presencial |
8 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
47 |
|
|
Total: |
107 |
Avaliação Contínua
2 Testes Escritos: 35% + 35%
Trabalho de Grupo: 30%
a) Plano, estrutura e conteúdo: (5%) - submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
b) Versão Final: (25%) - submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 4 (quatro) elementos, sobre um dos tópicos da matéria lecionada. Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação,é necessária a obtenção de uma nota mínima d e 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%..
Avaliação Final
Prova escrita: 100 %
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino propostas articulam-se diretamente com os objetivos de aprendizagem, uma vez que as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação orais e escritas. A realização de projetos de grupo fomenta ainda o desenvolvimento de competências de investigação, gestão de informação, colaboração, negociação e resolução de problemas.