Código: | LGH1640 | Sigla: | RM |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 3º | 4 ECTS | 36 | 107 |
Teórico-Práticas: | 9,50 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de gestão de revenue management tem o objetivo de desenvolver competências na área da gestão hoteleira, tendo em vista a maximização da rentabilidade do negócio.
Serão fornecidos conceitos teórico-práticos de revenue management e, sempre que possível, será proporcionado contacto com a prática experiencial destas funções no âmbito empresarial.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
A conclusão desta unidade curricular deve permitir aos alunos obter um conjunto de conhecimentos teórico-práticos, que permitem percecionar a importância do revenue management no contexto de gestão hoteleira. Pretende-se proporcionar aos alunos as bases que permitam entender e conceber as estratégias e as técnicas de revenue management capazes de contribuir para um incremento do retorno do negócio.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Aplicar as técnicas e as estratégias de revenue management na gestão hoteleira.
- Expor a sistematização de informação e elaborar uma previsão de resultados com base na aplicação das técnicas de revenue management.
- Maximizar a rentabilidade num contexto de gestão hoteleira, através das técnicas de revenue management.
- Entender a aplicação destes métodos noutras indústrias.
Parte I Introdução ao conceito de Yeld e Revenue Management na indústria hoteleira
I.1 Origem
I.2 Conceitos e fundamentos
Parte II Procura, previsões e controlo do retorno do investimento em Gestão Hoteleira
II.1 Engenharia da procura e formas de exercício de influência sobre a procura
II.2 Previsões da procura
II.3 Controlo do ROI
Parte III Estratégias de preço e de canais de distribuição em Gestão Hoteleira
III.1 Estratégias de preço
III.2 Estratégias de distribuição
III.3 Relação entre preço e distribuição
Parte IV Práticas de gestão de tarifas e overbooking
IV.1 Introdução ao conceito de gestão de tarifas
IV.2 Exemplos de overselling
Parte V Casos práticos de aplicação de estratégias e técnicas de revenue management noutras indústrias. Casos de sucesso.
Os fundamentos e conceitos, o estudo da Procura, preço, distribuição, gestão de tarifas e a análise de casos práticos devem contribuir para que os alunos entendam as técnicas e sejam capazes de contribuir para o retorno do negócio através do revenue management.
HAYES, David; MILLER, Allisha A.;;Revenue Management for the Hospitality Industry, John Wiley & Sons, 2013. ISBN: 9780470393086 |
Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais;A Gestão do Preço no sector hoteleiro. O caso das unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Madeira, Universidade Fernando Pessoa, 2012 |
HUEFNER, Ronald J.;Revenue Management: a Path to Increased Profits, Business Expert Press, 2016. ISBN: 9781606491423 |
HAMMER, Johan;Revenue Superstar!: The simple rules of hotel revenue management, Paperback, 2016. ISBN: 9789163916809 |
1 Exposição teórica do currículo, conclusão da preparação, discussão e análise de casos práticos e didáticos (promoção da pesquisa, busca do autoconhecimento, organização das percepções e capacidade de raciocínio);
2 Conhecimentos de interacção através da discussão de artigos científicos, textos, vídeos, seminários orientados por convidados e uma visita externa.
3 Acompanhamento dos alunos no estudo, análise de casos e resolução de projetos.
A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual, e será aplicada na resolução e defesa de estudos de caso.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Exames | Teste/Exame | 3 | |
Outras horas de contacto | Estudo | 6 | |
Trabalhos de grupo | Teste/Exame | 20 | |
Estudo do aluno | Teste/Exame | 48 | |
Total: | 107 |
Exame Final (100%).
A exposição teórica e o desenvolvimento prático de casos, bem como o acompanhamento de tendências científicas e o contacto com profissionais deverão contribuir para o desenvolvimento de aptidões de gestão necessárias para criar uma oferta competitiva na área da Revenue Management em estabelecimentos de gestão hoteleira e similares.