Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de gestão de enogastronomia tem o objetivo de desenvolver competências na área da gastronomia, do sector vitivinícola e das suas interligações. Serão fornecidos conceitos teórico-práticos de enogastronomia e, sempre que possível, será proporcionado contacto com a prática experiencial destas funções no âmbito empresarial.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
A conclusão desta unidade curricular deve permitir aos alunos obter um conjunto de conhecimentos teórico-práticos, que permitem percecionar a importância da enogastronomia no contexto de gestão hoteleira. Pretende-se proporcionar aos alunos as bases que permitam entender e conceber a ligação entre a gastronomia e os vinhos de forma a criar uma oferta competitiva.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: - Percepcionar a enogastronomia como um dos pontos críticos de sucesso da oferta na área da gestão hoteleira. - Obter a capacidade de desenhar uma oferta gastronómica e vínica competitiva. - Maximizar a rentabilidade do negócio gastronómico e vínico num contexto de gestão hoteleira.
Programa
Parte I Noções fundamentais I.1 Conceitos gerais I.2 Importância da enogastronomia I.3 A evolução da gastronomia em Portugal I.4 O setor vitivinícola em Portugal
Parte II Cultura enogastronómica internacional II.1 Principais regiões vitivinícolas mundiais II.2 A gastronomia associada às regiões vinícolas
Parte III Harmonização III.1 Teoria Geral da Harmonização III.2 Principais castas e ligações gastronómicas
Parte IV Turismo gastronómico IV.1 Relevância económica do turismo gastronómico IV.2 Promoção do turismo gastronómico
Parte V Estudos de Caso
Bibliografia Principal
NOVAKOSKI, Deise; FREIRE, Renato;A arte de harmonizar cardápios e vinhos, Senac, 2005
ALMEIDA, Maria João;Guia de Enoturismo de Portugal, Zestbooks, 2014
APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia;Manual Prático de Turismo de Culinária e Economia, APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, 2004
Métodos de Ensino
- Exposição teórica dos conteúdos programáticos, complementada pela elaboração, discussão e análise de casos práticos e didáticos (promovendo a pesquisa, a procura de auto-conhecimento, organização das perceções e a capacidade de argumentação); - Interação de conhecimento, através da discussão de artigos científicos, textos, vídeos, seminários orientados por convidados e uma visita externa. - Acompanhamento dos alunos no estudo, análise de casos e resolução de projetos.
A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual, e será aplicada na resolução e defesa de casos práticos.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Avaliação Contínua
Elementos de Avaliação Contínua:
Participação da turma: 10%
Realização de trabalho com apresentação oral: 30%
Dos dois testes escritos individuais: 60%
TOTAL: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Exame Final (100%).
Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.