Apresentação Pessoal
Formação académica Doutoramento em Turismo - Universidade de Aveiro Mestrado em Marketing - Universidade Portucalense Infante D. Henrique Master em Gestão Comercial e Marketing - DS/Instituto IBM Pós-Graduação em Estudos Económicos Europeus - Universidade Católica Portuguesa do Porto Licenciatura em Matemáticas Aplicadas - Universidade Portucalense Infante D. Henrique
Área de Investigação Turismo
Unidades de Investigação/Centros CICET - FCVC GOVCOPP - Universidade de Aveiro
Publicações (mais relevantes) Revistas Científicas Almeida, A. L., Vieira, E., & Borges, A. P. (2022). Segmentation and the Key Communication Channels to Promote a Music Festival - The NOS Primavera Sound Case Study. International Journal of Marketing, Communication and New Media, 10(19), 5-35, https://doi.org/10.54663/2182-9306.2022.v10.n19.5-35 Borges, A. P., Lopes de Almeida, A., Vieira, E., & Belucio, M. (2022). Travelling and discovering new destinations after destinations after the COVID-19¿S lockdown: The role of routines and habits. Forthcoming in Enlightening Tourism. A Pathmaking Journal, 12(1), pp. 70-93.Lopes de Almeida, A., & Kastenholz, E. (2019). Towards a Theoretical Model of Seasonal Tourist Consumption Behaviour. Tourism Planning & Development, 16(5), 533-555. doi: 10.1080/21568316.2018.1528564. Almeida, A. L., & Quintela, J. (2018). A hospitalidade na saúde desafios e iniciativas. Hotelaria & Saúde, 14, 35-41. http://hdl.handle.net/11328/2761 Kastenholz, E. & Almeida, L.A. (2008). Seasonality in rural tourism - The case of north Portugal. Tourism Review, 63(2), 5-15.
Livros e Capítulos de Livros Kastenholz, E., & Lopes de Almeida, A. (2015). Analyzing Seasonal Differences in a Destination's Tourist Market: The Case of Minho. In Correia, A., Gnoth, J., Kozak, M., & Fyall, A. (Eds.), Marketing Places and Spaces - Advances in Culture, Tourism and Hospitality Research (Volume 10; pp.253-267). Emerald Group Publishing Limited. doi: 10.1108/S1871-317320150000010018
Conferências/Workshops e Proceedings Mesquita, S., Borges, A.P., Vieira, E., & Lopes de Almeida, A. (2023). The Evaluation of Physical and Attitudinal Accessibility Applied to the two Destinations: Porto and Vila Nova de Gaia. In C. Seabra, R. Peres, S. Almeida & S. Mesquita (Eds.), Book of Abstracts of DSOTT¿2023: Diversity & Sustainability ¿ Opportunities and Threats in Tourism (p.138). Universidade de Coimbra- Portugal Mesquita, S., Borges, A.P., Vieira, E., & Lopes de Almeida, A. (2023). How can accessibility help build sustainable destinations? In B. Lorena, D. Lon¿ari¿, & D.S. Frleta, Book of Abstracts 7th International Scientific Conference ToSEE - Tourism in Southern and Eastern Europe Engagement & Empowerment: A Path Toward Sustainable Tourism (p. 22). University of Rijeka. https://tosee.fthm.hr/images/2023/Book_of_Abstracts.pdf. Lopes de Almeida, A., Vieira, E. & Borges, A. (2021). Targeting audience attending a Music Festival - Evidence from NOS Primavera Sound. Proceedings International Tourism and Hospitality Management Workshop (pp. 76-77). Lopes de Almeida, A., Vieira, E. & Borges, A. (2021). Audience segmentation and communicating towards a Music Festival ¿ the NOS Primavera Sound. Proceedings 4th International Conference on Tourism Research (pp. 287-295). Lopes de Almeida, A. & Kastenholz, E. (2020). Seasonal behaviour of the tourist demand - the case of Minho. Proceedings International Conference of Applied Business and Management (pp. 544-545). Kastenholz, E., & Lopes de Almeida, A. (2013). Analysing Seasonal Differences in a Destination's Tourist Market: The Case of Minho. Proceedings 5th Advances in Tourism Marketing Conference (pp. 212-219). Kastenholz, E., & Lopes de Almeida, A. (2008). A Sazonalidade no turismo e a estratégia de diversificação da procura: o caso do Norte de Portugal. Proceedings 2º Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia e Slade Brasil. Lopes de Almeida, A., & Kastenholz, E. (2008). Towards a Theoretical Construct of Tourism Seasonality. Proceedings IASK International Conference - Advances in Tourism Research (pp. 81-93).
Outras publicações: Lopes de Almeida, A. & Monteiro, M. (2022). Todos queremos uma GOAT (Greatest Of All Trips)! Revista Marketeer. Lopes de Almeida (2021). How will we travel in the post-pandemic? Publituris Hotelaria. Experiência profissional - Professor Auxiliar, Universidade Lusófona Porto (ULP), Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa, de 2019/2020 até ao presente; - Professor Auxiliar, Universidade Portucalense - Infante D. Henrique (UPT) Departamento Economia, Gestão e Informática, de 2012/13 a 2018/19; - Coordenador da Lic. em Gestão da Hospitalidade - GHp/ DEGI/UPT, 2015/16; 2016/17 e 2017/18 - Coordenador da Lic. em Turismo - DCEP/UPT, 2012/13 - Professor Adjunto Convidado, Instituto Contabilidade e Administração do Porto/IPP (ISCAP) de 2015/16 a 2018/19: - Consultor e formador sénior em diversas organizações (EHTP, ERTPNP, AEP, APCMC, AEPF, entre outras) e empresas (CIN, UNICER, SONAE, RAR, LARUS, AM-Classic, entre outras), nas áreas de Marketing, Marketing de serviços, Turismo, e Gestão (desde 1992).
|