Código: | PGDCM103 | Sigla: | CEINT |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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PGDCM | Plano de Estudos -2019/2020 | 1º | 4 ECTS |
Teórico-Práticas: | 26,83 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No atual contexto de mudança do paradigma estruturante da Comunicação Empresarial - onde se presencia a profundas alterações nos modelos de negócio e a uma crescente fragmentação de públicos, meios e audiências - os profissionais de marketing deparam-se com fenómenos interessantíssimos como a hibridação da linguagem (cívica e comercial), as marcas a recorrerem aos pronomes (como o "I" e o "MY"), a cocriação a assumir protagonismo, a criação de conteúdos em conjunto com a capacidade de propiciar experiências a serem sinónimo de valor acrescentado e a massificação persuasiva a dar lugar à segmentação e ao envolvimento.
É este o campo de atuação da presente unidade curricular: operacionalizar as políticas de comunicação expressas nas estratégias de marketing das organizações, percebendo a importância da comunicação eficientemente integrada: tanto numa perspetiva de rentabilização de resultados, como no reforço de um discurso bidirecional com os seus públicos mais relevantes, conducente a relações transparentes e a um impacto positivo da atividade empresarial na opinião pública.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Sendo a docência baseada na transmissão de conhecimentos académicos e de práticas profissionais no âmbito da comunicação empresarial integrada, e consubstanciada na realização de exercícios práticos e estudos de casos, a presente unidade curricular permitirá aos alunos:
- Obter novos conhecimentos e competências relacionados com a comunicação empresarial;
- Desmistificar a terminologia própria da área;
- Saber articular a estratégia da empresa com a estratégia de comunicação;
- Planear a comunicação empresarial numa conjuntura onde o marketing relacional e as possibilidades/oportunidades, proporcionadas pelas novas tecnologias, fizeram emergir uma nova abordagem da Comunicação de Marketing (multicanal ou 360º);
- Compreender como planear, implementar e monitorizar uma estratégia de comunicação empresarial integrada.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a importância da comunicação empresarial e da cultura organizacional na implementação da estratégia global das organizações;
- Reconhecer o papel da comunicação dirigida na relação com os públicos;
- Compreender a importância do público interno na possível efetivação dos objetivos da organização;
- Saber estabelecer uma comunicação eficiente e permanente com os órgãos de comunicação social;
- Saber definir uma estratégia de comunicação com recurso aos diversos suportes comunicacionais;
- Conhecer as várias ferramentas do processo comunicacional e contextualizar a comunicação integrada no processo de Marketing Global;
- Saber caracterizar e relacionar os componentes e fatores dos processos de comunicação, ao interpretar situações concretas e ao propor soluções;
- Saber diagnosticar o impacto da comunicação em diferentes contextos organizacionais;
- Saber propor ações de comunicação em resposta a objetivos previamente definidos;
- Elaborar um plano de comunicação.
1. Comunicação e Cultura Empresarial/organizacional
1.1 O processo de comunicação
1.2 A génese da comunicação e das organizações
1.3 A comunicação empresarial no contexto do marketing
1.4 O estudo da comunicação nas organizações
1.5 A cultura organizacional e as suas manifestações
1.6 A imagem das organizações
2. Comunicação Dirigida
2.1 Alvos de marketing
2.2 Alvos de comunicação
2.3 Critérios de identificação e distinção dos públicos
2.4 Novos públicos e novas tendências de comunicação
3. A Comunicação Empresarial Integrada
3.1 Comunicação Interna
3.1.1 Estruturas formais das organizações
3.1.2 Tipologias, valias, funções, objetivos, públicos e meios
3.1.3 Os rumores
3.2 Comunicação Externa
3.2.1 Publicidade
3.2.2 Relações Públicas
3.2.3 Marketing Direto
3.2.4 Promoções
3.2.5 Merchandising
3.2.6 Patrocínio e Mecenato
3.2.7 Força de Vendas
3.2.8 Online e Mobile
3.3 Comunicação Integrada e Mix de Comunicação
3.3.1 Públicos vs Técnicas comunicativas vs Ações de comunicação
3.4 Comunicação de crise
4. Plano de Comunicação Empresarial Integrada
4.1 O plano de comunicação interna e externa
4.2 Análise SWOT e auditoria em comunicação
4.3 Análise e diagnóstico
4.4 Definição de objetivos e do posicionamento
4.5 Seleção dos públicos
4.6 Seleção das técnicas de comunicação
4.7 Definição da mensagem
4.8 Escolha dos canais de comunicação
4.9 Quantificação e calendarização
4.10 Monitorização e avaliação de resultados
- Os objetivos «Obter novos conhecimentos e competências relacionados com a comunicação empresarial» e «Desmistificar a terminologia própria da área» serão alcançados, de forma transversal, com os conteúdos programáticos plasmados em todos os capítulos;
- O objetivo «Saber articular a estratégia da empresa com a estratégia de comunicação» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 1;
- O objetivo «Planear a comunicação empresarial numa conjuntura onde o marketing relacional e as possibilidades/oportunidades, proporcionadas pelas novas tecnologias, fizeram emergir uma nova abordagem da Comunicação de Marketing (multicanal ou 360º)» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 2 (2.4 Novos públicos e novas tendências de comunicação) e 3 (3.2.8 Online e Mobile);
- O objetivo «Compreender como planear, implementar e monitorizar uma estratégia de comunicação empresarial integrada» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 3 e 4.
Cornelissen, Joep;Corporate Communication: A Guide to Theory and Practice, London: Sage, 2017 |
Argenti, Paul;Corporate Communication, New York: McGraw Hill Education, 2016 |
Ruão, T., Freitas, R., Ribeiro, P. & Salgado, P.;Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Horizontes e Perspetivas, Relatório de um Debate, CECS - Centro de Estudos e Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, 2014 |
Goodman, M. & Hirsch P.;Corporate Communication: Tactical Guidelines for Strategic Practice, New York: Business Expert Press, 2012. ISBN: 978-1-60649-308-3 |
Cees van Riel & Charles Fombrun;Essentials of Corporate Communication, Routledge, 2007. ISBN: 978-0-415-32826-5 |
Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva teórico-prática, com referências à realidade nacional ou internacional sempre que oportuno. Será utilizado o método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e o método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. A utilização de métodos ativos com recurso a situações reais, case studies e trabalhos práticos será também contemplada.
Haverá um acompanhamento tutorial dos alunos diretamente relacionado com o desenvolvimento de um projeto (plano de comunicação empresarial integrada), onde os discentes aplicarão os conhecimentos e práticas adquiridos ao longo da unidade curricular.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Outras | Participação Presencial | 9 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Trabalho de Grupo | Projectos | 30 | |
Estudo autónomo | Estudo | 36 | |
Total: | 107 |
Avaliação Contínua:
Teste Escrito: 70%
Plano de Comunicação: 30%
a) Diagnóstico: (5%) - documento: submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
b) Versão final: (25%) - documento: submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame final: 100%
1- Realização de Plano de Comunicação Empresarial Integrada (avaliação contínua e avaliação final):
O trabalho referenciado corresponde à estruturação de um Plano de Comunicação, com base nos conteúdos das aulas e num guião facultado pelo docente. O output resultante será um documento composto por vertentes analíticas, estratégicas e táticas, face a um determinado contexto comunicativo empresarial. A empresa a estudar poderá ser sugerida pelos alunos ou recomendada pelo docente.
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Comunicação Empresarial integrada; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.