Código: | PGDCM03 | Sigla: | MKTD |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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PGDCM | Plano de Estudos - 2020 | 1º | 4 ECTS | 30 | 107 |
Teórico-Práticas: | 22,17 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Durante os últimos anos uma revolução tecnológica ímpar está a promover uma economia digital, com consequências ao nível dos modelos de negócio, criando um mercado tendencialmente global. Estas alterações também se manifestaram em alterações profundas dos comportamentos dos consumidores, cujo papel é cada vez mais ativo e participativo nas organizações por forma a usufruírem de uma experiência de compra integrada e verem as suas expectativas serem superadas. Esta unidade curricular tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos estudantes ao nível do Marketing Digital, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância no contexto da Estratégia de Marketing. Mais do que operacionalizar as ações de marketing nos canais digitais, os alunos irão desenvolver capacidades estratégicas e analíticas.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Identificar os desafios, vantagens e riscos associados a um novo contexto em que uma estratégia digital é fundamental no meio empresarial.
- Enquadrar os conceitos, técnicas e estratégias de marketing no ambiente digital, com recurso às melhores práticas.
- Implementação de ações de marketing, com recurso às ferramentas, serviços e outros instrumentos tecnológicos no contexto digital.
- Desenvolver competências para implementar diferentes disciplinas digitais num plano de marketing.
Competências a desenvolver
- Saber formular uma estratégia de Marketing com recursos a várias disciplinas digitais e reconhecer a importância da sua utilização;
- Desenvolver capacidades de compreensão, estratégicas e analíticas no contexto digital;
- Compreender como implementar a componente digital numa estratégia de marketing e monitorizar a sua implementação, recorrendo a algumas aplicações específicas.
1.Introdução ao Marketing Digital
1.1 Marketing tradicional e marketing digital
1.2 Vantagens e Desvantagens do meio digital
1.3 Cliente Omnichannel
2. Inbound Marketing
2.1 Conceito e estratégia
2.2 Marketing de Conteúdo e SEO
2.3 Jornada de Compra
2.4 Funil de Vendas VS Funil de Marketing
3. Copywritting e Storytelling
3.1 Estratégia de copywritting e storytelling
3.2 Técnicas de redação estratégica
4. Redes Sociais
4.1 Estratégias e ferramentas para redes sociais
5. Display and Search Advertising
5.1. Publicidade em Display
5.2. Motores de Busca
5.3. Adwords
6. Plano de Marketing em Canais Digitais
6.1 Desenhar e Gerir a Estratégia Digital
6.2 Seleção das disciplinas digitais
6.3 Integração, monitorização e otimização dos canais
7. Disciplinas Digitais - Email e Mobile Marketing
7.1 Email marketing
7.2 Mobile Marketing
8. E-commerce
9. CRM
10. Tendências de Marketing nos Canais Digitais
- O objetivo «Identificar os desafios, vantagens e riscos associados a um novo contexto em que uma estratégia digital é fundamental no meio empresarial» será alcançado com os conteúdos programáticos abordados nos Capítulo 1 e 2;
- O objetivo «Enquadrar os conceitos, técnicas e estratégias de marketing no ambiente digital, com recurso às melhores práticas» será alcançado com os conteúdos programáticos abordados nos Capítulos 3, 4 e 5.
- O objetivo «Implementação de ações de marketing, com recurso às ferramentas, serviços e outros instrumentos tecnológicos no contexto digital» será alcançado com os conteúdos programáticos abordados nos Capítulos 7, 8 e 9.
- O objetivo «Desenvolver competências para executar as diferentes fases de um plano de marketing digital» será alcançado com os conteúdos programáticos dos objetivos previamente abordados e os temas dos Capítulos 6 e 10.
Gouveia, Marco;Markerting Digital - O Guia Completo, Ideias de Ler, 2022 |
Marques, Vasco;Marketing Digital de A a Z - Guia essencial de marketing digital, Digital 360, 2019 |
Faustino, Paulo;Marketing Digital na Pratica, Marcador, 2019 |
Kotler, P., Setiawan, I., & Kartajaya, H.;Marketing 4.0 - Mudança do tradicional para o digital., Actual Editora., 2017 |
Kotler, P., Setiawan, I., & Kartajaya, H.;Marketing 5.0 - Tecnologia para a Humanidade, Actual Editora., 2021 |
Baynast., A, Lendrevie., J, Lévy., J, Dionísio., P & Rodrigues, V;Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital, Dom Quixote, 2018 |
Novais de Paula, A., Zeferino, A., Faustino, P., Gouveia, M., Coutinho, V., & Carvalho, F.;Marketing Digital para Empresas - Guia prático para aumento das vendas na Internet, Edições Perfil Criativo, 2019 |
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Trabalhos de grupo | Projectos | 30 | |
Orientação tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 36 | |
Total: | 107 |
Prova escrita individual: 100%.
Em conformidade com o previsto no regulamento do ciclo de estudos.
Em conformidade com o previsto no regulamento do ciclo de estudos.
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing Digital; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.