• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > MGE2110

Metodologias de Investigação

Código: MGE2110    Sigla: MINV

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGE Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

MGI1ERASM

Teórico-Práticas: 13,00
Orientação Tutorial: 0,00

MGE1

Teórico-Práticas: 30,50
Orientação Tutorial: 3,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0,60

Software

Microsoft Office Excel

Mendeley

NVivo

Microsoft Office PowerPoint

IBM SPSS Statistics

QDA Miner Lite

GNU PSPP

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular agrega um conjunto de informações essenciais para a execução do trabalho final de mestrado, orientando os alunos no cumprimento das principais etapas do processo de investigação e/ou reflexão e no seguimento de uma metodologia estruturada e logicamente sequencial, que vai desde a escolha do tema e definição do problema, até à análise crítica dos resultados e conclusões.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
A elaboração do trabalho final individual constitui-se como o principal objetivo desta unidade curricular, procurando que os alunos cumpram as principais normas de execução dos trabalhos científicos, revelando conhecimento sobre as fases do processo de investigação e estrutura formal do trabalho. Para além disso pretende-se também:
1) Manter os alunos focados e motivados na execução do trabalho científico, com base na sua orientação e acompanhamento permanente;
2) Dotar o aluno da capacidade para encontrar o ponto de partida do seu trabalho, designadamente na definição e caracterização do problema de investigação e respetivo plano estratégico de ação;
3) Sensibilizar os alunos para a importância da revisão de literatura tanto numa fase pré-projecto para auxiliar a consubstanciar a escolha do tema a estudar, como numa fase posterior para criação da base de sustentação teórica de todo o trabalho empírico;
4) Ajudar na definição do método científico no âmbito do processo de investigação, identificando as principais fontes de informação e técnicas de recolha de dados;
5) Conferir atitude crítica para análise dos resultados do trabalho de forma a retirar ilações conclusivas tendentes à explicação do problema identificado.

Competências a desenvolver
Com o corpo de conhecimentos adquiridos os alunos deverão ser capazes de:
1) Compreender o processo de criação e desenvolvimento de um trabalho de investigação;
2) Identificar analiticamente problemas e definir um plano de trabalho para os estudar, identificando as melhores técnicas de recolha de dados para o efeito;
3) Utilizar ferramentas de apoio à análise estatística dos dados recolhidos, de forma a sustentar uma análise crítica dos resultados;
4) Realizar uma boa gestão do tempo na execução de cada fase do trabalho de investigação de forma a garantir o cumprimento de prazos pré-definidos.

Programa

1. Introdução
1.1. Tipologia de Trabalhos
1.2. Estrutura e Normas

2. O Problema de Investigação
2.1. Características e a ética de investigação
2.2. Discussão do problema de investigação
2.3. Estratégia de investigação

3. Base de fundamentação do trabalho científico: a Revisão de Literatura
3.1 Objetivo e planeamento da pesquisa
3.2 Fontes de informação e tipos de análise
3.3 Método de construção da revisão bibliográfica

4. Etapas operacionais do Processo de Investigação
4.1. Construção do quadro de Hipóteses/Objetivos
4.2. Identificação e seleção de variáveis
4.3. Métodos de Investigação
4.3.1. Definição do método científico
4.3.2. Técnicas amostrais
4.4. Técnicas de recolha de dados
4.4.1. Classificação das técnicas
4.4.2. Instrumentos de recolha de dados
4.4.2.1 A entrevista
4.4.2.2 O questionário

5. Metodologias quantitativas de investigação
5.1. Análise e contextualização Empírica
5.1.1. Métodos comparativos e estatísticos
5.2. Análises de dados e interpretação de resultados
5.2.1. Construção e procedimentos posteriores de uma base de dados
5.2.1 Análise descritiva das variáveis
5.5.2. Testes paramétricos e não paramétricos
5.3. Modelo de regressão linear
5.4. Análise Fatorial e Equações Estruturais
5.5.3. Conclusões e linhas de orientação futura

6. Metodologias qualitativas de investigação
6.1. Métodos de recolha de dados
6.1.1. A observação
6.1.2. A entrevista individual e de grupo
6.1.3. Outras estratégias qualitativas para a recolha de dados (abordagem biográfica, observação direta e análise documental)
6.2. Método qualitativo de análise de dados
6.2.1 A análise de conteúdo: codificação, categorização e interpretação da informação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os dois primeiros objetivos são atingidos no final do programa, com o culminar da realização do trabalho de projeto. O 3º objetivo é explorado nos três primeiros capítulos do programa. Importa notar que para a gestão de referências bibliográficas utiliza-se o software Mendeley, na medida que permite a recolha e inserção de citações e referências bibliográficas em texto. O 4º objetivo é tratado nos pontos 5 e 6 do programa com recurso às metodologias quantitativas e qualitativas. O 5º objetivo é explorado na realização do paper/artigo científico.

Bibliografia Principal

Coutinho, Clara Pereira;Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática, Almedina, 2019
John W. Creswell, J. David Creswell;Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th Edition), SAGE PUBN, 2018. ISBN: 1506386709

Bibliografia Complementar

Tan, Willie;Research Methods: A Practical Guide For Students And Researchers, 1st ed., World Scientific, 2017
Patton, M. ;Qualitative Research & Evaluation Methods, 3rd ed., London: Sage , 2009

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas de orientação tutorial combinando a exposição teórica dos principais conceitos, metodologias e técnicas com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, assim como outros instrumentos de apoio, designadamente os software Mendeley, GNU PSPP, QDA Miner Lite e Microsoft Excel, bases de dados disponíveis em diferentes organismos e publicações de artigos científicos disponíveis em revistas académicas de referência. No decurso das aulas será incentivada a proatividade e atitude crítica dos alunos face aos assuntos em discussão.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Orientação tutorial  Participação Presencial  9
Avaliação  Teste/Exame  2
Estudo  Estudo  104
  Total: 160

Avaliação Contínua

Realização de um paper/artigo científico (individual): 80%
Trabalho de campo em contexto real (aplicação de questionários e realização de entrevistas - obrigatoriedade em participar em 3 eventos): 20%

Nos termos do regulamento geral:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5.Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Um teste de avaliação final: 40%
Realização de um paper/artigo científico (individual): 60%

Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

De forma a se atingirem os objetivos descritos anteriormente, as aulas englobam a apresentação de conteúdos teóricos onde se utiliza o programa Microsoft PowerPoint. Na aplicação dos conteúdos lecionados, são disponibilizados aos estudantes casos práticos, exercícios, e bases de dados para serem aplicadas os conhecimentos adquiridos. Relativamente ao 3º objetivo, utiliza-se o programa o Mendeley, e no 4º objetivo para fazer face às metodologias quantitativas utiliza-se os software Microsoft Excel e o GNU PSPP, e para se fazer face às metodologias qualitativas recorre-se à utilização do software QDA Miner Lite. Quanto ao 5º objetivo, avalia-se com a realização do artigo científico.