Código: | MGE2109 | Sigla: | SPCG |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGE | Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto | 1º | 4 ECTS | 39 | 107 |
Teórico-Práticas: | 19,50 |
Orientação Tutorial: | 6,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular visa dotar os alunos com os principais conceitos de planeamento e controlo de gestão, com destaque para instrumentos tradicionais como o orçamento ou mais evoluídos como o Balanced Scorecard. É pretendido que seja apreendida a importância do planeamento e controlo de gestão tanto ao nível operacional como ao nível estratégico.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
No final da unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
Compreender a importância do planeamento e controlo de gestão;
Compreender a sequência orçamental;
Elaborar um orçamento a partir de planos previamente definidos;
Perceber a importância de analisar os diferentes desvios;
Perceber como desenvolver um Balanced Scorecard para uma organização.
Competências a desenvolver
Pretende-se desenvolver competências práticas ao nível da aplicação de um conjunto de metodologias necessárias ao desenvolvimento de um modelo de planeamento e controlo em diferentes contextos organizacionais. Para tal serão combinados conhecimentos teóricos com a realização de exercícios de índole prática.
Definição e âmbito de Planeamento e Controlo de Gestão
Histórica dos Sistemas de Controlo de Gestão
Modelo de Controlo Orçamental - PDCA
Modelo de Planeamento e Orçamentação - PPBS
Modelo de Gestão por Objetivos - MBO
Modelo de Orçamentação de Base Zero - ZBB
Definição e âmbito de Planeamento e Controlo de Gestão
Corporate Social Responsability, Sustentabilidade, Inovação e Performance Financeira
A Contabilidade como suporte ao Planeamento e Controlo de Gestão Identificação das condicionantes estratégicas, operacionais e contabilísticas
Exemplos Práticos de Planeamento e Controlo de Gestão
O Design Thinking CANVAS
Exemplos Práticos
Controlo de Gestão, Contabilidade Criativa e sistemas de suporte à tomada de decisão
Exemplos Práticos
Balanced Scorecard
Exemplos Práticos
Modelo Lean, Kaizen Lean-CANVAS e AGILE
Exemplos Práticos
Métodos de previsão e obtenção de dados para a tomada de decisão
Exemplos práticos
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos desde os conceitos introdutórios até aos temas mais específicos do Controlo de Gestão e de acordo com um processo incremental de complexidade.
Jordan, H., Neves, J. C. D., & Rodrigues, J. A.;O controlo de gestão ao serviço da estratégia e dos gestores, Áreas Editora, 2021. ISBN: 9789899010031 |
Kenneth Merchant & Wim Van der Stede;Management control systems, Pearson Education Limited, 2017. ISBN: 9781292110554 |
Caiado, A. C. P.;Contabilidade analítica e de gestão, Áreas Editora, 2020. ISBN: 9789899010017 |
Colin Drury;Management and cost accounting, Cengage learning emea, 2020. ISBN: 9781473773615 |
António Oliveira & Orlando Lima Rua;Balanced Scorecard - Teoria e Prática, Vida Económica , 2021. ISBN: 9789897686023 |
O método adotado é teórico-prático, sendo que em primeiro lugar é efetuada a explanação teórica dos vários conceitos e metodologias a utilizar.
A prática através da realização de exercícios/casos práticos exemplificativos, casos de estudo e Problem-based learning. Desta forma, pretende-se desenvolver a capacidade operacional e de execução.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Orientação tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 65 | |
Total: | 107 |
Teste escrito individual: 2 (com ponderação de 40%)
Trabalho de grupo: 1 (com ponderação de 20% e inserido na plataforma de e-learning)
Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Teste escrito individual com ponderação de 100% na nota final.
O ensino expositivo tem como objetivo a formação de conhecimento teórico que assegure uma capacidade de análise e concretização: o pensar crítico sobre o Controlo de Gestão.
A abordagem prática exemplificativa, os casos de estudo e o desenvolvimento de trabalhos individuais tutelados (learn by doing) garante a competência de executar.