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Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão

Código: MGE2109    Sigla: SPCG

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGE Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto 4 ECTS 39 107

Horas Efetivamente Lecionadas

MGE1

Teórico-Práticas: 28,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular visa dotar os alunos com os principais conceitos de planeamento e controlo de gestão, com destaque para instrumentos tradicionais como o orçamento ou mais evoluídos como o Balanced Scorecard. É pretendido que seja apreendida a importância do planeamento e controlo de gestão tanto ao nível operacional como ao nível estratégico.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
No final da unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
Compreender a importância do planeamento e controlo de gestão;
Compreender a sequência orçamental;
Elaborar um orçamento a partir de planos previamente definidos;
Perceber a importância de analisar os diferentes desvios;
Perceber como desenvolver um Balanced Scorecard para uma organização.

Competências a desenvolver
Pretende-se desenvolver competências práticas ao nível da aplicação de um conjunto de metodologias necessárias ao desenvolvimento de um modelo de planeamento e controlo em diferentes contextos organizacionais. Para tal serão combinados conhecimentos teóricos com a realização de exercícios de índole prática.

Programa

Parte I - Definição e âmbito de Planeamento e Controlo de Gestão
1. As ideias chave de Planeamento e Controlo de Gestão
2. Do Planeamento ao Controlo de Gestão
3. A Contabilidade como suporte ao Planeamento e Controlo de Gestão
4. Identificação das condicionantes estratégicas, operacionais e contabilísticas

Parte II: Instrumentos e técnicas de Controlo de Gestão
1. Sistemas de apoio à tomada de decisão
2. Noções de Big Data e Business Intelligence na perspetiva do Controle de Gestão
3. Análise técnica de validação contabilística
4. Métodos de previsão e obtenção de dados para a tomada de decisão
Parte III: Modelos Controlo de Gestão
1. Modelo de Controlo Orçamental
2. Modelo de Planeamento e Orçamentação ¿ PPBS
3. Modelo de Gestão por Objetivos ¿ MBO
4. Modelo de Orçamentação de Base Zero ¿ ZBB
5. Tableaux de Bord
6. Balanced Scorecard
7. Modelo HosHin KanRi
8. Modelo Lean e Kaisen costing.
9. Modelo Design Thinking CANVAS

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos são desenvolvidos desde os conceitos introdutórios até aos temas mais específicos do Controlo de Gestão e de acordo com um processo incremental de complexidade.

Bibliografia Principal

Jordan, H., Neves, J. C. D., & Rodrigues, J. A.;O controlo de gestão ao serviço da estratégia e dos gestores, Áreas Editora, 2015
Vieira, J., Ferreira, D., Vicente, C., Asseiceiro, J., & Caldeira, C.;Contabilidade de Gestão ¿ Estratégia de custos e de resultados, Reis dos Livros, 2014

Bibliografia Complementar

Caiado, A. C. P.;Contabilidade analítica e de gestão, Áreas Editora, 2015
Drury, C. M;Management and cost accounting, Springer, 2012
Kaplan, R. S., & Norton, D. P.;The balanced scorecard: translating strategy into action, Harvard Business Press, 1996
Morais, A., Lourença, I., Franco, V., Serrasqueiro, R., Oliveira, B.Jesus, M., Major, M., & Oliveira, A.;Contabilidade de Gestão Volume II - Orçamento anual e instrumentos de avaliação do desempenho organizacional, Publisher Team, 2006

Métodos de Ensino

O método adotado é teórico-prático, sendo que em primeiro lugar é efetuada a explanação teórica dos vários conceitos e metodologias a utilizar, os quais são, subsequentemente, postos em prática através da realização de exercícios/casos práticos exemplificativos. Desta forma, pretende-se desenvolver o sentido crítico acerca dos tópicos abordados. As exposições teóricas serão efetuadas com recurso a data show.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Orientação tutorial  Participação Presencial  9
Momento de Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  65
  Total: 107

Avaliação Contínua

Teste escrito individual: 1 (com ponderação de 65%)

Trabalho de grupo: 1 (com ponderação de 35% e inserido na plataforma de e-learning)

Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual com ponderação de 100% na nota final.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O ensino expositivo tem como objetivo a formação de conhecimento teórico que assegure uma capacidade de análise e concretização: o pensar crítico sobre o Controlo de Gestão. Que será articulado com a abordagem prática exemplificativa das aplicações e mecanismo de funcionamento reforçando-se estes dois métodos com o desenvolvimento de trabalhos individuais tutelados (learn by doing).