Código: | MGE2109 | Sigla: | SPCG |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGE | Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto | 1º | 4 ECTS | 39 | 107 |
Teórico-Práticas: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular visa dotar os alunos com os principais conceitos de planeamento e controlo de gestão, com destaque para instrumentos tradicionais como o orçamento ou mais evoluídos como o Balanced Scorecard. É pretendido que seja apreendida a importância do planeamento e controlo de gestão tanto ao nível operacional como ao nível estratégico.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
No final da unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
Compreender a importância do planeamento e controlo de gestão;
Compreender a sequência orçamental;
Elaborar um orçamento a partir de planos previamente definidos;
Perceber a importância de analisar os diferentes desvios;
Perceber como desenvolver um Balanced Scorecard para uma organização.
Competências a desenvolver
Pretende-se desenvolver competências práticas ao nível da aplicação de um conjunto de metodologias necessárias ao desenvolvimento de um modelo de planeamento e controlo em diferentes contextos organizacionais. Para tal serão combinados conhecimentos teóricos com a realização de exercícios de índole prática.
Parte I - Definição e âmbito de Planeamento e Controlo de Gestão
1. As ideias chave de Planeamento e Controlo de Gestão
2. Do Planeamento ao Controlo de Gestão
3. A Contabilidade como suporte ao Planeamento e Controlo de Gestão
4. Identificação das condicionantes estratégicas, operacionais e contabilísticas
Parte II: Instrumentos e técnicas de Controlo de Gestão
1. Sistemas de apoio à tomada de decisão
2. Noções de Big Data e Business Intelligence na perspetiva do Controle de Gestão
3. Análise técnica de validação contabilística
4. Métodos de previsão e obtenção de dados para a tomada de decisão
Parte III: Modelos Controlo de Gestão
1. Modelo de Controlo Orçamental
2. Modelo de Planeamento e Orçamentação ¿ PPBS
3. Modelo de Gestão por Objetivos ¿ MBO
4. Modelo de Orçamentação de Base Zero ¿ ZBB
5. Tableaux de Bord
6. Balanced Scorecard
7. Modelo HosHin KanRi
8. Modelo Lean e Kaisen costing.
9. Modelo Design Thinking CANVAS
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos desde os conceitos introdutórios até aos temas mais específicos do Controlo de Gestão e de acordo com um processo incremental de complexidade.
Jordan, H., Neves, J. C. D., & Rodrigues, J. A.;O controlo de gestão ao serviço da estratégia e dos gestores, Áreas Editora, 2015 |
Vieira, J., Ferreira, D., Vicente, C., Asseiceiro, J., & Caldeira, C.;Contabilidade de Gestão ¿ Estratégia de custos e de resultados, Reis dos Livros, 2014 |
Caiado, A. C. P.;Contabilidade analítica e de gestão, Áreas Editora, 2015 |
Drury, C. M;Management and cost accounting, Springer, 2012 |
Kaplan, R. S., & Norton, D. P.;The balanced scorecard: translating strategy into action, Harvard Business Press, 1996 |
Morais, A., Lourença, I., Franco, V., Serrasqueiro, R., Oliveira, B.Jesus, M., Major, M., & Oliveira, A.;Contabilidade de Gestão Volume II - Orçamento anual e instrumentos de avaliação do desempenho organizacional, Publisher Team, 2006 |
O método adotado é teórico-prático, sendo que em primeiro lugar é efetuada a explanação teórica dos vários conceitos e metodologias a utilizar, os quais são, subsequentemente, postos em prática através da realização de exercícios/casos práticos exemplificativos. Desta forma, pretende-se desenvolver o sentido crítico acerca dos tópicos abordados. As exposições teóricas serão efetuadas com recurso a data show.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Orientação tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Momento de Avaliação Individual | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 65 | |
Total: | 107 |
Teste escrito individual: 1 (com ponderação de 65%)
Trabalho de grupo: 1 (com ponderação de 35% e inserido na plataforma de e-learning)
Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Teste escrito individual com ponderação de 100% na nota final.
O ensino expositivo tem como objetivo a formação de conhecimento teórico que assegure uma capacidade de análise e concretização: o pensar crítico sobre o Controlo de Gestão. Que será articulado com a abordagem prática exemplificativa das aplicações e mecanismo de funcionamento reforçando-se estes dois métodos com o desenvolvimento de trabalhos individuais tutelados (learn by doing).