Código: | MGE2101 | Sigla: | GEST |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGE | Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto | 1º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 38,92 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa desenvolver as competências estratégicas dos estudantes, através da apresentação e discussão de um conjunto de conceitos-chave, modelos e técnicas de análise em estratégia que lhes permitirão integrar o conhecimento das várias áreas funcionais da empresa e ajudarão a tornarem-se gestores que saibam tomar melhores decisões estratégicas, num contexto de negócios interconectado, digitalizado e turbulento. É dada ênfase aos desafios estratégicos dos negócios internacionais, assim como ao estudo de casos que ajudarão a compreender como certas empresas estão a mudar a dinâmica competitiva dos negócios na Era Digital.
Para o efeito, combina teoria, investigação empírica e aplicações práticas com base em critérios de rigor e relevância, para mostrar como as empresas ganham e sustentam vantagens competitivas, numa perspetiva de longo prazo.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Através da combinação dos conhecimentos (académicos e profissionais) mais atuais e aplicados sobre a gestão estratégica com a realização de exercícios práticos e estudos de casos (nacionais e estrangeiros, incluindo PME e grandes empresas), esta unidade curricular tem como principais objetivos:
1. Fornecer os principais conceitos, modelos e ferramentas para uma análise estratégica eficaz dos contextos externo e interno das organizações;
2. Identificar e descrever a natureza das diferentes estratégias a considerar no processo de formulação/formação estratégica;
3. Explicar como se deverá proceder à implementação de estratégias;
4. Evidenciar a importância do alinhamento da estratégia com a estrutura, cultura e liderança, assim como dos sistemas de controlo estratégico.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender a natureza da estratégia e a sua importância para o sucesso das organizações;
2. Distinguir entre decisões estratégicas, estratégia e gestão estratégica;
3. Entender os diferentes níveis de planeamento e como as estratégias devem evoluir no tempo;
4. Compreender o impacto do ambiente externo e interno na estratégia, o que são grupos estratégicos e como as empresas competem;
5. Entender a importância da análise da cadeia de valor e definir o negócio de uma empresa;
6. Formular objetivos e delinear estratégias de gestão num contexto de globalização e da Era Digital;
7. Saber elaborar um plano estratégico e construir um Balanced Scorecard;
8. Compreender a importância e dificuldades da implementação estratégica.
Parte I - Análise Estratégica
I.1 - Natureza da estratégia e sua importância
I.2 - O processo de gestão estratégica
I.3 - Análise externa: Estrutura da indústria, forças competitivas e grupos estratégicos
I.4 - Análise interna: Recursos, capacidades e atividades
I.5 - Vantagem competitiva e desempenho empresarial
Parte II - Formulação Estratégica
II.1 - Estratégias de Negócios: Diferenciação, Liderança de Custos e Integração
II.2 - Estratégias de Negócios: Inovação e Empreendedorismo Estratégico
II.3 - Estratégias Corporativas: Integração Vertical e Diversificação
II.4 - Estratégias Corporativas: Aquisições, Alianças e Redes
II.5 - Estratégias Globais: Competição em todo o mundo
II.6 - Estratégias Regionais: União Europeia, Japão, América do Norte, Economias emergentes e China
II.7 - Estratégias em Contexto de Recessão
II.8 - Estratégias de Qualidade
Parte III - Implementação Estratégica
III.1 - Desenho organizacional: Estrutura, Cultura e Liderança estratégica
III.2 - Sistemas e processos de controlo estratégico
III.3 - Balanced Scorecard
A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
- O objetivo 1 será alcançado com a Parte I, a qual visa fornecer o conhecimento e a articulação dos conceitos salientes relativos à natureza da estratégia e do processo de gestão estratégica, assim como explicar as principais variáveis envolvidas no processo de análise estratégica (externa e interna), tendo em vista a criação de vantagens competitivas sustentáveis a longo prazo;
- O objetivo 2 será assegurado através dos conhecimentos transmitidos na Parte II, que identifica e explica as diversas tipologias de estratégias a implementar, propostos na literatura académica e profissional de referência;
- Os objetivos 3 e 4 serão alcançados através da Parte III, que procura mostrar a importância do desenho organizacional e do controlo estratégico para uma implementação estratégica bem-sucedida.
ROTHAERMEL, Franck T ;Strategic Management: Concepts and Cases, McGraw-Hill, 2013 |
Carvalho, José Crespo e Filipe, José Cruz;Manual de Estratégia - Conceitos, Prática e Roteiro, 4ª Edição, Edições Sílabo, 2014 |
Berg, Gerben Van Den e Pietersma, Paul;Os Principais Modelos de Gestão - 77 Modelos que Todo o Gestor Devia Conhecer, Actual Editora, 2015 |
PUGH, Jonathan e BOURGEOIS III, L. Jay ;Doing Strategy, Journal of Strategy and Management, Vol. 4, Nº 2, pp. 172-179, 2011 |
ZENG, Ming;Smart Business - What Alibaba's Success Reveals About the Future of Strategy, Harvard Business Review Press, 2018 |
ISOHERRANEN, Ville e KESS, Pekka ;Analysis of Strategy by Strategy Type and Orientation Framework, Modern Economy, Vol. 2, pp. 575-583, 2011 |
GRANT, John H. ;Advances and Challenges in Strategic Management, International Journal of Business, Vol. 12(1), pp. 11-31, 2007 |
AL-DEBEI, Mutaz M. e AVISON, David ;Developing a Unified Framework of the Business Model Concept, European Journal of Information Systems, Vol. 19, pp. 359-376, 2010 |
NEDELEA, Stefan e PAUN, Laura Adriana ;The Importance of the Strategic Management Process in the Knowledge-Based Economy, Review of International Comparative Management, Vol. 10, Issue 1, March, pp. 95-105, 2009 |
STAMBAUGH, Jeffrey E. et al.;Before the Attack: A Tipology of Strategies for Competitive Advantage, Journal of Management Policy and Practice, Vol. 12 (1), pp. 49-63, 2011 |
VASCONCELLOS E SÁ, Jorge A. ;Strategy Moves, Prentice Hall, 2005 |
- Exposição teórica dos conteúdos programáticos complementada pela análise de casos reais de sucesso e insucesso, incluindo a visita a uma empresa;
- Discussão nas aulas sobre aspetos teóricos dos conteúdos e dos textos científicos facultados;
- Acompanhamento e orientação dos alunos no estudo, análise de casos e resolução dos exercícios propostos, assim como, quanto aos trabalhos de projeto interdisciplinares a realizar;
- Nas aulas práticas, ocorrerão apresentações dos trabalhos realizados, que serão sujeitas a debate alargado ao grupo-turma.
A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual, e será aplicada na resolução e defesa de casos práticos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Orientação Tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Trabalhos de grupo | Projectos | 50 | |
Estudo autónomo | Estudo | 54 | |
Total: | 160 |
Teste escrito individual: 100%
O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre a gestão estratégica.
O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.
Dado o carácter eminentemente prático das matérias a versar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos de empresas. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise.
Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.
Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos e ferramentas de gestão estratégica transmitidos.
A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade das empresas. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos desta UC.
A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.