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Gestão Estratégica

Código: MGE2101    Sigla: GEST

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGE Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

MGE1

Teórico-Práticas: 38,92
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0,60

Software

Microsoft Powerpoint

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa desenvolver as competências estratégicas dos estudantes, através da apresentação e discussão de um conjunto de conceitos-chave, modelos e técnicas de análise em estratégia que lhes permitirão integrar o conhecimento das várias áreas funcionais da empresa e ajudarão a tornarem-se gestores que saibam tomar melhores decisões estratégicas, num contexto de negócios interconectado, digitalizado e turbulento. É dada ênfase aos desafios estratégicos dos negócios internacionais, assim como ao estudo de casos que ajudarão a compreender como certas empresas estão a mudar a dinâmica competitiva dos negócios na Era Digital.
Para o efeito, combina teoria, investigação empírica e aplicações práticas com base em critérios de rigor e relevância, para mostrar como as empresas ganham e sustentam vantagens competitivas, numa perspetiva de longo prazo.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Através da combinação dos conhecimentos (académicos e profissionais) mais atuais e aplicados sobre a gestão estratégica com a realização de exercícios práticos e estudos de casos (nacionais e estrangeiros, incluindo PME e grandes empresas), esta unidade curricular tem como principais objetivos:
1. Fornecer os principais conceitos, modelos e ferramentas para uma análise estratégica eficaz dos contextos externo e interno das organizações;
2. Identificar e descrever a natureza das diferentes estratégias a considerar no processo de formulação/formação estratégica;
3. Explicar como se deverá proceder à implementação de estratégias;
4. Evidenciar a importância do alinhamento da estratégia com a estrutura, cultura e liderança, assim como dos sistemas de controlo estratégico.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender a natureza da estratégia e a sua importância para o sucesso das organizações;
2. Distinguir entre decisões estratégicas, estratégia e gestão estratégica;
3. Entender os diferentes níveis de planeamento e como as estratégias devem evoluir no tempo;
4. Compreender o impacto do ambiente externo e interno na estratégia, o que são grupos estratégicos e como as empresas competem;
5. Entender a importância da análise da cadeia de valor e definir o negócio de uma empresa;
6. Formular objetivos e delinear estratégias de gestão num contexto de globalização e da Era Digital;
7. Saber elaborar um plano estratégico e construir um Balanced Scorecard;
8. Compreender a importância e dificuldades da implementação estratégica.

Programa

Parte I - Análise Estratégica
I.1 - Natureza da estratégia e sua importância
I.2 - O processo de gestão estratégica
I.3 - Análise externa: Estrutura da indústria, forças competitivas e grupos estratégicos
I.4 - Análise interna: Recursos, capacidades e atividades
I.5 - Vantagem competitiva e desempenho empresarial

Parte II - Formulação Estratégica
II.1 - Estratégias de Negócios: Diferenciação, Liderança de Custos e Integração
II.2 - Estratégias de Negócios: Inovação e Empreendedorismo Estratégico
II.3 - Estratégias Corporativas: Integração Vertical e Diversificação
II.4 - Estratégias Corporativas: Aquisições, Alianças e Redes
II.5 - Estratégias Globais: Competição em todo o mundo
II.6 - Estratégias Regionais: União Europeia, Japão, América do Norte, Economias emergentes e China
II.7 - Estratégias em Contexto de Recessão
II.8 - Estratégias de Qualidade

Parte III - Implementação Estratégica
III.1 - Desenho organizacional: Estrutura, Cultura e Liderança estratégica
III.2 - Sistemas e processos de controlo estratégico
III.3 -
Balanced Scorecard

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:

- O objetivo 1 será alcançado com a Parte I, a qual visa fornecer o conhecimento e a articulação dos conceitos salientes relativos à natureza da estratégia e do processo de gestão estratégica, assim como explicar as principais variáveis envolvidas no processo de análise estratégica (externa e interna), tendo em vista a criação de vantagens competitivas sustentáveis a longo prazo;
- O objetivo 2 será assegurado através dos conhecimentos transmitidos na Parte II, que identifica e explica as diversas tipologias de estratégias a implementar, propostos na literatura académica e profissional de referência;
- Os objetivos 3 e 4 serão alcançados através da Parte III, que procura mostrar a importância do desenho organizacional e do controlo estratégico para uma implementação estratégica bem-sucedida.

Bibliografia Principal

ROTHAERMEL, Franck T ;Strategic Management: Concepts and Cases, McGraw-Hill, 2013
Carvalho, José Crespo e Filipe, José Cruz;Manual de Estratégia - Conceitos, Prática e Roteiro, 4ª Edição, Edições Sílabo, 2014

Bibliografia Complementar

Berg, Gerben Van Den e Pietersma, Paul;Os Principais Modelos de Gestão - 77 Modelos que Todo o Gestor Devia Conhecer, Actual Editora, 2015
PUGH, Jonathan e BOURGEOIS III, L. Jay ;Doing Strategy, Journal of Strategy and Management, Vol. 4, Nº 2, pp. 172-179, 2011
ZENG, Ming;Smart Business - What Alibaba's Success Reveals About the Future of Strategy, Harvard Business Review Press, 2018
ISOHERRANEN, Ville e KESS, Pekka ;Analysis of Strategy by Strategy Type and Orientation Framework, Modern Economy, Vol. 2, pp. 575-583, 2011
GRANT, John H. ;Advances and Challenges in Strategic Management, International Journal of Business, Vol. 12(1), pp. 11-31, 2007
AL-DEBEI, Mutaz M. e AVISON, David ;Developing a Unified Framework of the Business Model Concept, European Journal of Information Systems, Vol. 19, pp. 359-376, 2010
NEDELEA, Stefan e PAUN, Laura Adriana ;The Importance of the Strategic Management Process in the Knowledge-Based Economy, Review of International Comparative Management, Vol. 10, Issue 1, March, pp. 95-105, 2009
STAMBAUGH, Jeffrey E. et al.;Before the Attack: A Tipology of Strategies for Competitive Advantage, Journal of Management Policy and Practice, Vol. 12 (1), pp. 49-63, 2011
VASCONCELLOS E SÁ, Jorge A. ;Strategy Moves, Prentice Hall, 2005

Métodos de Ensino

- Exposição teórica dos conteúdos programáticos complementada pela análise de casos reais de sucesso e insucesso, incluindo a visita a uma empresa;
- Discussão nas aulas sobre aspetos teóricos dos conteúdos e dos textos científicos facultados;
- Acompanhamento e orientação dos alunos no estudo, análise de casos e resolução dos exercícios propostos, assim como, quanto aos trabalhos de projeto interdisciplinares a realizar;
- Nas aulas práticas, ocorrerão apresentações dos trabalhos realizados, que serão sujeitas a debate alargado ao grupo-turma.
A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual, e será aplicada na resolução e defesa de casos práticos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Orientação Tutorial  Participação Presencial  9
Avaliação  Teste/Exame  2
Trabalhos de grupo  Projectos  50
Estudo autónomo  Estudo  54
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Análise e discussão de relatório sobre uma empresa visitada: 10%
- Realização de case studies e de um trabalho de projeto interdisciplinar em grupo (plano estratégico) (1): 25%
- Realização de prova escrita individual (1): 65%

NOTAS IMPORTANTES:

a) Análise e resolução de case studies e exercícios práticos (avaliação contínua):
Esta componente de avaliação pressupõe uma atitude de empenho, uma participação ativa e uma contribuição efetiva dos alunos nas aulas. Aplicar-se-á o método de trabalho em equipa.
Será também avaliada a atitude individual dos alunos nas aulas de apresentação de trabalhos dos colegas, onde se espera que revelem capacidade crítica e de questionamento oportuno.

b) A realização do trabalho de projeto interdisciplinar (avaliação contínua):

A realização do trabalho de projeto interdisciplinar carateriza-se por:

As unidades curriculares do mestrado envolvidas no trabalho de projeto são: Economia Monetária e Digital e Gestão Estratégica.

Tal trabalho visará a identificação e análise crítica da envolvente macroeconómica e financeira e da (s) estratégia (s) corporativa (s) de uma empresa, e terá como output um conjunto de recomendações de gestão em tais áreas.

A metodologia de abordagem do trabalho será a seguinte: (i) numa primeira parte, haverá uma recolha de informação de natureza macroeconómica (integrando os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Economia Monetária e Digital) tendo em conta a natureza da empresa a estudar; (ii) numa segunda parte, será realizado um diagnóstico da situação a análise crítica da(s) estratégia(s) prosseguidas pela empresa e terá como output um conjunto de recomendações de natureza estratégica (de acordo com uma estrutura pré-definida e a matéria lecionada em Gestão Estratégica).

A avaliação deste trabalho de projeto terá por base a elaboração de um relatório escrito, e a sua apresentação oral e defesa ocorrerá nas datas previstas na programação indicativa das sessões. Cada uma das suas partes será avaliada apenas na respetiva unidade curricular.

c) Embora os case studies e o trabalho de grupo sejam abordados em contexto de trabalho de equipa, a avaliação será individualizada. Terá em consideração não só o desempenho da equipa na pesquisa e realização de cada elemento da avaliação, mas também o desempenho de cada elemento na apresentação oral.

d) A prova escrita individual terá a duração de 2 horas.


1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre a gestão estratégica.
O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.
Dado o carácter eminentemente prático das matérias a versar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos de empresas. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise.
Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.
Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos e ferramentas de gestão estratégica transmitidos.
A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade das empresas. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos desta UC.
A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.