Direcção Comercial
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TMDCM2S
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular de Direção Comercial tem como objetivo o desenvolvimento de competências multidisciplinares, transversais a toda a gestão, criando a interligação indispensável entre a estratégia de marketing e o plano de dinamização da Direção Comercial de uma organização.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Através da combinação dos conhecimentos (académicos e profissionais) mais atuais sobre o tema da Direção Comercial esta unidade curricular permitirá que os alunos:
a) Obtenham conhecimentos e competências relacionadas com a gestão comercial de uma empresa;
b) Saibam planear e organizar uma estrutura comercial;
c) Desenvolvam sensibilidade e capacidade de motivação de equipas;
d) Percebam como definir uma abordagem adequada aos mercados;
e) Saibam elaborar, orçamentar, implementar, monitorizar e controlar um plano de vendas;
f) Consigam selecionar e recrutar uma equipa de vendas, em função da estratégia e objetivos da empresa.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
a) Estabelecer a interligação entre a estratégia de marketing e a estratégia comercial das empresas;
b) Adquirir capacidade para introduzir resiliência nas empresas, fazendo-as tirar partido de situações negativas de mercado em beneficio próprio;
c) Saber criar, estruturar e adaptar os Departamentos Comerciais, para as necessárias ações no mercado;
d) Saibam alocar recursos afetos ao plano de vendas em função dos objetivos fixados;
e) Planear, monitorizar e controlar o trabalho da equipa comercial;
f) Criar sistemas de incentivos para equipas de vendas.
Programa
1. Do Plano Estratégico ao Plano de Vendas
1.1. As mudança no mercados e a co-criação de valor
1.2. A estratégia da empresa e o alinhamento operacional
1.3. Do Plano de Marketing ao Plano de Vendas
2. A analise do mercado e da concorrência
3. Os instrumentos de vendas 1-to-1
3.1. Os sistemas de vendas 2.0.
4. A Direcção de Equipas de Vendas
4.1. As funções básicas de vendas
4.2. a determinação da dimensão da equipa de vendas
4.3. a configuração das zonas
4.4. a selecção de vendedores
4.5. o plano de formação
4.6. as formas de remuneração
4.7. a liderança de equipas.
5. A Planificação e a Organização das Vendas
5.1. a previsão de vendas
5.2. os objectivos de vendas
5.3. a definição das rotas
5.4. a organização das visitas
5.5. a estrutura organizacional
5.6 Os orçamentos de vendas.
6. O Processo de Venda
6.1. O tunel de venda os 5 Ps.
6.2. As propostas comerciais: preço, condições de pagamento e entrega. Os incoterms. A internacionalização.
7. A Avaliação de Desempenho da Equipa de Vendas
7.1. A avalição dos resultados
7.2. a avaliação comportamental
7.3. os sistemas de informação de apoio ás vendas (SIS) Mobile Mkt/CRM
7.4. as reuniões de vendas.
Bibliografia Principal
Frazão, Cesar; Kepler, Joao;Vendas na Era Digital, Castor de Papel, 2015 |
Nicola Minervini;Exportar: Competitividade e Internacionalização, Makron Books, 1997 |
Bertuzzi, Trish;The Sales Development Playbook, Moore-Lake, 2016 |
Bibliografia Complementar
Stanton, Spiro;Administração de Vendas, LCT-Livros Ténicos e Cientificos, Sa, 2007. ISBN: 0-256-21896-X |
Roberge, Mark;The Sales Acceleration Formula, John Wiley & Sons, 2015 |
Métodos de Ensino
As aulas, serão apresentados de modo a permitirem construir as bases para o desenvolvimento dos conhecimentos básicos quanto ao funcionamento estratégico das organizações modernas.Será seguido um modelo de action learning, e de participação baseado em case studies, bem como a elaboração dum trabalho de grupo. Este trabalho exige uma defesa oral. A avaliação restante consiste na realização dum teste.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
60 |
|
Trabalho de Grupo |
Teste/Exame |
60 |
|
Orientação Tutorial |
Estudo |
10 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
2 |
|
Estudo Pessoal |
Estudo |
81 |
|
|
Total: |
213 |
Avaliação Contínua
Elaboração de trabalho(s) de grupo o qual terá uma ponderação final de 40%. Este trabalho exige uma defesa oral.
A avaliação restante consiste na realização dum teste. Este terá um peso na nota final de 60%.
Avaliação Final
Teste escrito individual 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular