Código: | MDCM2111 | Sigla: | MINV |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MDCM | Aviso nº 9882/2017 | 1º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 30,50 |
Orientação Tutorial: | 3,00 |
Docência - Horas
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Microsoft Office PowerPoint
IBM SPSS Statistics
GNU PSPP
Mendeley
QDA Miner Lite
Microsoft Office Excel
Português
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular agrega um conjunto de informações essenciais para a execução do trabalho final de mestrado, orientando os alunos no cumprimento das principais etapas do processo de investigação e/ou reflexão e no seguimento de uma metodologia estruturada e logicamente sequencial, que vai desde a escolha do tema e definição do problema, até à análise crítica dos resultados e conclusões.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
A elaboração do trabalho final individual constitui-se como o principal objetivo desta unidade curricular, procurando que os alunos cumpram as principais normas de execução dos trabalhos científicos, revelando conhecimento sobre as fases do processo de investigação e estrutura formal do trabalho. Para além disso pretende-se também:
1) Manter os alunos focados e motivados na execução do trabalho científico, com base na sua orientação e acompanhamento permanente;
2) Dotar o aluno da capacidade para encontrar o ponto de partida do seu trabalho, designadamente na definição e caracterização do problema de investigação e respetivo plano estratégico de ação;
3) Sensibilizar os alunos para a importância da revisão de literatura tanto numa fase pré-projecto para auxiliar a consubstanciar a escolha do tema a estudar, como numa fase posterior para criação da base de sustentação teórica de todo o trabalho empírico;
4) Ajudar na definição do método científico no âmbito do processo de investigação, identificando as principais fontes de informação e técnicas de recolha de dados;
5) Conferir atitude crítica para análise dos resultados do trabalho de forma a retirar ilações conclusivas tendentes à explicação do problema identificado.
Competências a desenvolver
Com o corpo de conhecimentos adquiridos os alunos deverão ser capazes de:
1) Compreender o processo de criação e desenvolvimento de um trabalho de investigação;
2) Identificar analiticamente problemas e definir um plano de trabalho para os estudar, identificando as melhores técnicas de recolha de dados para o efeito;
3) Utilizar ferramentas de apoio à análise estatística dos dados recolhidos, de forma a sustentar uma análise crítica dos resultados;
4) Realizar uma boa gestão do tempo na execução de cada fase do trabalho de investigação de forma a garantir o cumprimento de prazos pré-definidos.
1. Introdução
1.1. Tipologia de Trabalhos
1.2. Estrutura e Normas
2. O Problema de Investigação
2.1. Características e a ética de investigação
2.2. Discussão do problema de investigação
2.3. Estratégia de investigação
3. Base de fundamentação do trabalho científico: a Revisão de Literatura
3.1 Objetivo e planeamento da pesquisa
3.2 Fontes de informação e tipos de análise
3.3 Método de construção da revisão bibliográfica
4. Etapas operacionais do Processo de Investigação
4.1. Construção do quadro de Hipóteses/Objetivos
4.2. Identificação e seleção de variáveis
4.3. Métodos de Investigação
4.3.1. Definição do método científico
4.3.2. Técnicas amostrais
4.4. Técnicas de recolha de dados
4.4.1. Classificação das técnicas
4.4.2. Instrumentos de recolha de dados
4.4.2.1 A entrevista
4.4.2.2 O questionário
5. Metodologias quantitativas de investigação
5.1. Análise e contextualização Empírica
5.1.1. Métodos comparativos e estatísticos
5.2. Análises de dados e interpretação de resultados
5.2.1. Construção e procedimentos posteriores de uma base de dados
5.2.1 Análise descritiva das variáveis
5.5.2. Testes paramétricos e não paramétricos
5.3. Modelo de regressão linear
5.4. Análise Fatorial e Equações Estruturais
5.5.3. Conclusões e linhas de orientação futura
6. Metodologias qualitativas de investigação
6.1. Métodos de recolha de dados
6.1.1. A observação
6.1.2. A entrevista individual e de grupo
6.1.3. Outras estratégias qualitativas para a recolha de dados (abordagem biográfica, observação direta e análise documental)
6.2. Método qualitativo de análise de dados
6.2.1 A análise de conteúdo: codificação, categorização e interpretação da informação
Os dois primeiros objetivos são atingidos no final do programa, com o culminar da realização do trabalho de projeto. O 3º objetivo é explorado nos três primeiros capítulos do programa. Importa notar que para a gestão de referências bibliográficas utiliza-se o software Mendeley, na medida que permite a recolha e inserção de citações e referências bibliográficas em texto. O 4º objetivo é tratado nos pontos 5 e 6 do programa com recurso às metodologias quantitativas e qualitativas. O 5º objetivo é explorado na realização do paper/artigo científico.
John W. Creswell, J. David Creswell;Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th Edition), SAGE PUBN, 2018. ISBN: 1506386709 |
Coutinho, Clara Pereira;Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática, Almedina, 2019 |
Tan, Willie;Research Methods: A Practical Guide For Students And Researchers, 1st ed., World Scientific, 2017 |
Patton, M. ;Qualitative Research & Evaluation Methods, 3rd ed., London: Sage , 2009 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas de orientação tutorial combinando a exposição teórica dos principais conceitos, metodologias e técnicas com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, assim como outros instrumentos de apoio, designadamente os software Mendeley, GNU PSPP, QDA Miner Lite e Microsoft Excel, bases de dados disponíveis em diferentes organismos e publicações de artigos científicos disponíveis em revistas académicas de referência. No decurso das aulas será incentivada a proatividade e atitude crítica dos alunos face aos assuntos em discussão.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Orientação tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Estudo | Estudo | 104 | |
Total: | 160 |
Um teste de avaliação final: 40%
Realização de um paper/artigo científico (individual): 60%
Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
De forma a se atingirem os objetivos descritos anteriormente, as aulas englobam a apresentação de conteúdos teóricos onde se utiliza o programa Microsoft PowerPoint. Na aplicação dos conteúdos lecionados, são disponibilizados aos estudantes casos práticos, exercícios, e bases de dados para serem aplicadas os conhecimentos adquiridos. Relativamente ao 3º objetivo, utiliza-se o programa o Mendeley, e no 4º objetivo para fazer face às metodologias quantitativas utiliza-se os software Microsoft Excel e o GNU PSPP, e para se fazer face às metodologias qualitativas recorre-se à utilização do software QDA Miner Lite. Quanto ao 5º objetivo, avalia-se com a realização do artigo científico.