Código: | MDCM2108 | Sigla: | DCNI |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
MDCM | Aviso nº 9882/2017 | 1º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 27,50 |
Orientação Tutorial: | 3,00 |
Docência - Horas
|
Português
- Os objetivos «Diagnosticar os mercados nacionais e internacionais», «Planear e organizar uma estrutura comercial» e «Definir uma abordagem adequada aos mercados» serão alcançados, de forma transversal, com os conteúdos programáticos plasmados em todos os capítulos;
- O objetivo «Desenvolver sensibilidade e capacidade de motivação de equipas» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 5 e 7;
- O objetivo «Elaborar, orçamentar, implementar, monitorizar e controlar um plano de vendas» será alcançado com os conteúdos programáticos retratados no Capítulo 4;
- O objetivo «Desenvolver sistemas de vendas para vários tipos de produtos e mercados» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 6 e 3;
- O objetivo «Medir e avaliar cada investimento, definindo ações de melhoria» será alcançado com os conteúdos programáticos explicitados nos Capítulos 7 e 2;
- O objetivo «Desenvolver métodos de retenção de clientes» será alcançado com os conteúdos programáticos explicitados nos Capítulos 1, 4 e 7.
Adriano Freire;Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais, ESTRATEGIA, 2020 |
Schwab, L.R.;GESTÃO DE VENDAS, Actual, 2020 |
Magalhães Serra, E.;Direção e Gestão da Força de Vendas, Como Crescer num Contexto de Crise Global, Vida Económica, 2020 |
Cateora, P.R., Gilly, M.C., Graham, J.L., McGraw Hill;MARKETING INTERNACIONAL, 2013 |
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Trabalho de grupo | Projectos | 30 | |
Orientação tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 73 | |
Total: | 160 |
- Realização de um trabalho de grupo, com submissão na plataforma E-Learning: 35%
- Realização de duas provas escritas individuais: 30%+35%
Nos termos do regulamento geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5.Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame escrito individual: 100%
O trabalho de grupo consiste na introdução de uma bebida nova no mercado Português concorrente das marcas Coca Cola e Pepsi.
Obrigatório considerar os seguintes pontos:
- Analise do consumidor.
- Distribuição.
- Pontos de venda.
- Estratégia comercial.
- Analise da concorrência.
Conforme regulamento geral.
Conforme regulamento geral.
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Direção Comercial e Negócios Internacionais; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.