Código: | MDCM2106 | Sigla: | MDIG |
Página Web: | http://elearning.isag.pt/isag1718/ |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MDCM | Aviso nº 9882/2017 | 1º | 4 ECTS | 39 | 107 |
Teórico-Práticas: | 24,92 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
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Microsoft Powerpoint
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos discentes ao nível do Marketing Digital, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância no contexto da transformação digital.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1. Identificar e descrever o papel do Marketing Digital no meio empresarial;
2. Explicar como se concebem estratégias de Marketing Digital e evidenciar o seu impacto no âmbito empresarial;
3. Utilizar aplicações inerentes ao processo de implementação de uma Estratégia de Marketing Digital.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
1. Saber formular uma estratégia de Marketing Digital e reconhecer a importância da sua utilização;
2. Compreender como implementar a estratégia de Marketing Digital e monitorizar a sua implementação, recorrendo a algumas aplicações específicas.
1.
1.1 - Buzzwords do mundo digital
1.2 - Fundamentos de Marketing Digital e sua evolução
1.3 - O Briefing Criativo: o que é, a sua importância e como o fazer
1.4 - Exp. de Briefings
2.
2.1 - Arquitetura de Informação: o grande pilar
2.2 - A importância do Moodboard
2.3 - O que é e como fazer um Benchmark
2.4 - Unique Selling Proposition (USP)
2.5 - A importância dos Objetivos
- de Negócio
- de Comunicação
2.6 - As Buyer Personas
- Como as criar
- Cuidados a ter
2.7 - Sites & CMS
- Domínio & Alojamento
- CMS Open Source
3.
3.1 - Digital Marketing Overview: as diversas soluções
- UXUI
- Content Strategy
- eCommerce
- Social Media
- Web Advertising
- SEO
- Email Marketing
- Web Analytics
3.2 - A Estratégia de Marketing Digital.
- O objetivo «Identificar e descrever o papel do Marketing Digital no meio empresarial» será alcançado, de forma transversal, com os conteúdos programáticos plasmados nos quatro capítulos;
- O objetivo «Explicar como se concebem estratégias de Marketing Digital e evidenciar o seu impacto no âmbito empresarial» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos capítulos 2 e 4;
- O objetivo «Utilizar aplicações inerentes ao processo de implementação de uma Estratégia de Marketing Digital» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos capítulos 3 e 4.
Rowles, Daniel;Digital Branding: A Complete Step-By-Ste A Complete Step-By-Step Guide To Strategy, Tactics And Measurement., KOGAN PAGE LTD, 2015. ISBN: 9780749476564 |
Neto, João; Afonso, Carolina; Amaral, Inês; Monteiro, David; Remondes, Jorge;Marketing Digital & E-Commerce, Psicosoma, 2016. ISBN: 9789728994723 |
Somalo, Nacho;Marketing Digital que Funciona, LID, 2017. ISBN: 9788416624751 (Em espanhol.) |
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Orientação Tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Trabalhos de grupo | Projectos | 20 | |
Estudo pessoal autónomo | Estudo | 48 | |
Total: | 107 |
Prova escrita individual, com ponderação de 100%.
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing Digital; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.