• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > MDCM2106

Marketing Digital

Código: MDCM2106    Sigla: MDIG

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt/isag1718/
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MDCM Aviso nº 9882/2017 4 ECTS 39 107

Horas Efetivamente Lecionadas

MDCM1

Teórico-Práticas: 24,92
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 0,60

Software

Microsoft Powerpoint

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos discentes ao nível do Marketing Digital, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância no contexto da transformação digital.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1. Identificar e descrever o papel do Marketing Digital no meio empresarial;
2. Explicar como se concebem estratégias de Marketing Digital e evidenciar o seu impacto no âmbito empresarial;
3. Utilizar aplicações inerentes ao processo de implementação de uma Estratégia de Marketing Digital.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
1. Saber formular uma estratégia de Marketing Digital e reconhecer a importância da sua utilização;
2. Compreender como implementar a estratégia de Marketing Digital e monitorizar a sua implementação, recorrendo a algumas aplicações específicas.

Programa

1.
1.1 - Buzzwords do mundo digital
1.2 - Fundamentos de Marketing Digital e sua evolução
1.3 - O Briefing Criativo: o que é, a sua importância e como o fazer
1.4 - Exp. de Briefings

2.
2.1 - Arquitetura de Informação: o grande pilar
2.2 - A importância do Moodboard
2.3 - O que é e como fazer um Benchmark
2.4 - Unique Selling Proposition (USP)
2.5 - A importância dos Objetivos
- de Negócio
- de Comunicação
2.6 - As Buyer Personas
- Como as criar
- Cuidados a ter
2.7 - Sites & CMS
- Domínio & Alojamento
- CMS Open Source

3.
3.1 - Digital Marketing Overview: as diversas soluções
- UXUI
- Content Strategy
- eCommerce
- Social Media
- Web Advertising
- SEO
- Email Marketing
- Web Analytics
3.2 - A Estratégia de Marketing Digital.


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo «Identificar e descrever o papel do Marketing Digital no meio empresarial» será alcançado, de forma transversal, com os conteúdos programáticos plasmados nos quatro capítulos;

- O objetivo «Explicar como se concebem estratégias de Marketing Digital e evidenciar o seu impacto no âmbito empresarial» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos capítulos 2 e 4;

- O objetivo «Utilizar aplicações inerentes ao processo de implementação de uma Estratégia de Marketing Digital» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos capítulos 3 e 4. 

Bibliografia Principal

Rowles, Daniel;Digital Branding: A Complete Step-By-Ste A Complete Step-By-Step Guide To Strategy, Tactics And Measurement., KOGAN PAGE LTD, 2015. ISBN: 9780749476564
Neto, João; Afonso, Carolina; Amaral, Inês; Monteiro, David; Remondes, Jorge;Marketing Digital & E-Commerce, Psicosoma, 2016. ISBN: 9789728994723

Bibliografia Complementar

Somalo, Nacho;Marketing Digital que Funciona, LID, 2017. ISBN: 9788416624751 (Em espanhol.)

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Orientação Tutorial  Participação Presencial  9
Trabalhos de grupo  Projectos  20
Estudo pessoal autónomo  Estudo  48
  Total: 107

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:

- Uma prova escrita individual com uma ponderação de 80% da nota final.
- Dois Projetos de Marketing Digital com uma ponderação de 20% da nota final.

Nos termos do Regulamento do Mestrado:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação referidos no nº 2 do Art. 26º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita individual, com ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing Digital; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.