Finanças Empresariais
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Cursos
Sigla |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MDCM |
Aviso nº 9882/2017 |
1º |
6 ECTS |
54 |
160 |
Horas Efetivamente Lecionadas
MDCM1
Software
Microsoft Office Excel
Microsoft Office PowerPoint
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa dotar os alunos de conceitos fundamentais de Finanças Empresariais com destaque para as grandes temáticas do valor da empresa.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Combinando-se os conhecimentos (académicos e profissionais) sobre o tema das Finanças Empresariais com a realização de exercícios práticos e case studies, esta unidade curricular tem como principais objetivos:
1. Desenvolver a problemática das Finanças Empresariais, abordando as questões mais relevantes sobre a atividade financeira da empresa, isto é, os conceitos, métodos e ferramentas que servem de suporte à análise e tomada de decisões financeiras em contexto de certeza e incerteza.
2. Descrever a empresa através do perfil contabilístico e financeiro.
3. Avaliar o desempenho económico-financeiro da empresa.
4. Abordar as principais fontes de financiamento de curto e médio longo prazo de uma empresa.
5. Aprofundar os temas do diagnóstico financeiro, das questões estratégicas e estruturais da tomada de decisões financeiras, das decisões mais importantes de criação e de estabilização do valor, e dos processos de reafectação de valor na empresa.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Dominar os principais conceitos, instrumentos e ferramentas das Finanças Empresariais;
- Conhecer e saber aplicar os principais modelos e processos de avaliação de empresas;
- Aplicar metodologias analíticas para realizar o diagnóstico financeiro de uma empresa;
- Analisar informações sobre as características financeiras das empresas;
- Saber tomar decisões de investimento e financiamento.
Programa
1. Corporate Governance
1.1. Definição e fundamentos
1.2. Teoria de Agência
1.3. Mecanismos
2. Informação Contabilística e Financeira
2.1. Objetivos essenciais
2.2. Principiais documentos contabilísticos e financeiros: a sua compreensão e análise
2.2.1. Balanço: análise e descrição dos seus elementos
2.2.2. Demonstração de resultados: análise e descrição dos elementos que a compõe
2.3. A problemática do equilíbrio financeiro
2.4. A determinação do Free Cash-Flow
3. Análise de Rácios
3.1. Introdução
3.2. Rácios de atividade
3.3. Rácios de rendibilidade
3.4. Rácios de funcionamento
3.5. Rácios de endividamento e liquidez
4. Instrumentos de financiamento
4.1. Modalidades de financiamento de curto prazo
4.1.1. Desconto de papel comercial
4.1.2. Créditos documentários de importação
4.1.3. Desconto de documentos de exportação
4.1.4. Desconto de livranças
4.1.5. Contas correntes caucionadas
4.1.6. Descoberto autorizado em conta de depósito à ordem
4.1.7. Cartões de crédito
4.1.8. Factoring
4.2. Modalidades de financiamento de longo prazo
4.2.1. Capitais próprios
4.2.2. Capital Alheio
4.2.3. Leasing
4.2.4. Empréstimos obrigacionistas
4.2.5. Financiamentos externos
5. Avaliação de empresas
5.1. Introdução
5.2.Métodos baseados no rendimento da organização
5.2.1. Método dos dividendos
5.2.2. Método dos Free Cash Flows descontados
5.2.3. Método do Economic Value Added e Market Value Added
5.2.4. Método do Valor Atual Ajustado (Adjusted Present Value)
5.3. Métodos Patrimoniais
5.4. Método dualista
5.5. Método de avaliação por comparação
5.6. Método das médias dos restantes modelos
6. Avaliação de Projetos Investimentos
6.1 Cálculo de Cash-Flow
6.2 Avaliação financeira de projetos
6.3 Análise de Risco
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O 1º objetivo é abordado no capítulo 1 do programa, onde são identificados os diferentes fluxos económico-financeiros.
O 2º objetivo "Descrever a empresa através do perfil contabilístico e financeiro" é explorado no 2º capítulo através de exercícios e casos práticos.
O 3º objetivo "Avaliar o desempenho económico-financeiro da empresa" é tratado no capítulo 3 com a realização de trabalhos aplicados a empresas reais.
O objetivo 4 "Abordar as principais fontes de financiamento de curto e médio longo prazo de uma empresa" é desenvolvido no capítulo 4.
Por último, o 5º objetivo recorre-se à avaliação das empresas considerando os diferentes modelos de análise, nomeadamente métodos patrimoniais e de rendimento.
Bibliografia Principal
Carlos P. Maquieira e João Paulo Vieito;Finanças Empresariais Teoria e prática (3ª Edição), Escolar Editora, 2022. ISBN: 9789725925959 |
Watson, D. & Head, A.;Corporate Finance, Principles and Practice, 8th Edition, Pearson, 2019. ISBN: 978-1292244310 |
Bibliografia Complementar
Brealey, R. & Myers, S.;Princípios de Finanças Empresariais (10ª Edição), McGraw-Hill, 2013. ISBN: 9788580552386 |
Ross, S., Westerfield, R. & Jaffe, J.;Corporate Finance (11th Edition), 978-0077861759, 2016. ISBN: 978-0077861759 |
Métodos de Ensino
Através de aulas teórico-práticas, será efetuada a combinação de ensino teoricamente fundamentado com a análise crítica das questões de tomada de decisões financeiras e estudo de casos reais ilustrativos de cada problema. Será requerida aos estudantes a sua intervenção na discussão dos problemas teóricos e suas implicações práticas. Além disso, através da organização dos alunos em grupos de trabalho, serão realizados estudos aplicados sobre temas a definir.
Numa lógica teórico-prática, recorre-se a um conjunto de estratégias que incluem a exposição teórica, análise de casos práticos, elaboração e apresentação de trabalhos. Os conteúdos programáticos serão abordados com o intuito de ensinar a concetualizar, desenvolver e sistematizar as importantes questões a analisar no domínio das Finanças Empresariais. Através da discussão e participação dos estudantes na análise de casos reais e exercícios práticos, procurar-se-á desenvolver o sentido crítico sobre os vários modelos e instrumentos apresentados nas sessões presenciais.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Orientação tutorial |
Participação Presencial |
9 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Estudo |
Estudo |
103 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Dois Testes individuais escritos com ponderação de 35% + 35% na nota final.
Um trabalho de grupo com a ponderação de 30%.
Nos termos do regulamento geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5.Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Um teste com uma ponderação de 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
De forma a se atingirem os objetivos descritos anteriormente, as aulas englobam a apresentação de conteúdos teóricos onde se utiliza o programa Microsoft PowerPoint. Na aplicação dos conteúdos lecionados, são disponibilizados aos estudantes casos práticos e exercícios e em formato "PDF". Nos diferentes capítulos também se recorre ao programa Microsoft Excel.