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Gestão da Marca

Código: MDCM2103    Sigla: GMAR

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MDCM Aviso nº 9882/2017 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

MDCM1

Teórico-Práticas: 45,50
Orientação Tutorial: 9,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0,60

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa contribuir para a aprendizagem da natureza da marca e de como criar, construir, alavancar e rejuvenescer uma marca, no contexto da globalização e das transformações verde e digital. Na prática, todas as empresas têm uma marca, uma identidade, um nome, uma reputação, que as distinguem da concorrência. Contudo, apesar de muitas reconhecerem a importância das marcas, são ainda relativamente poucas as empresas que poderão afirmar que possuem uma marca forte, duradoura e sustentável num ambiente de forte turbulência e hipercompetitividade. Geridas de uma forma conveniente, as marcas com propósito poderão ser o ativo mais valioso das empresas. Nesta unidade curricular, é proporcionada uma abordagem aprofundada da gestão da marca numa perspetiva estratégica, holística e dinâmica.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Através da combinação dos conhecimentos (académicos e profissionais) mais atuais sobre o tema da gestão da marca com a realização de exercícios práticos, e análise de estudos de caso, esta unidade curricular tem como principais objetivos:
1. Explicar a natureza complexa e dinâmica da marca e identificar os seus componentes, na era do Marketing 5.0;
2. Mostrar como se implementa um processo integrado e sistemático de gestão da marca, que contribua para potenciar a fidelização dos clientes, a vantagem competitiva e a rendibilidade da organização;
3. Fundamentar como se gere uma marca ao longo do tempo e no contexto da globalização;
4. Explicar como se gere uma marca em contextos específicos.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Reconhecer algumas das questões contemporâneas e futuras encaradas pelos empreendedores e gestores de marca, e identificar formas eficazes de as ultrapassar;
2. Analisar as caraterísticas do processo de gestão da marca e do plano estratégico da marca;
3. Conduzir uma análise estratégica e do valor da marca;
4.Gerar ideias sobre estratégias de marca para cenários de marca simulados e em contextos diferenciados;
5. Desenvolver a plataforma de uma marca, usando os principais conceitos de gestão da marca.

Programa

1. Introdução à marca.
1.1 Natureza multidimensional e significado da marca na era do Marketing 5.0.
1.2 Papéis e benefícios da marca.
1.3 Requisitos da marca.
2. Natureza e modelização da gestão da marca.
2.1 Natureza da gestão da marca.
2.2 Modelos de gestão da marca.
2.3 Conceitos fundamentais de gestão da marca.
2.4 Modelo do sistema de gestão da marca por processos.
3. Gestão da marca no tempo: extensão, reforço, rejuvenescimento, e revitalização da marca.
4. Gestão da marca no contexto da internacionalização.
5. Gestão da marca em contextos especiais.
5.1 Gestão da marca em PME.
5.2 Gestão de marcas industriais e B2B.
5.3 Gestão de marcas de serviços.
5.4 Gestão de marcas pessoais.
5.5 Gestão da marca país, região e cidade.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
- O objetivo 1 será alcançado com o capítulo 1, o qual permitirá adquirir o conhecimento e a articulação dos conceitos salientes relativos à natureza dinâmica da marca e aos seus papéis, benefícios e requisitos para o sucesso;
- O objetivo 2 será assegurado através dos conhecimentos transmitidos no capítulo 2, que identificará e explicará os principais modelos de gestão da marca identificados na literatura académica e profissional;
- No que respeita ao objetivo 3, será através dos capítulos 3 e 4 que se visará o seu cumprimento;
- Finalmente, o objetivo 4 será alcançado através do capítulo 5, que salientará as adaptações que o gestor da marca terá de respeitar em certos contextos organizacionais.

Bibliografia Principal

Keller, Kevin Lane e Swaminathan, Vanitha;Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity, Global Edition 5th Edition, Pearson Education, 2020. ISBN: 978-1292314969
Miller, Donald;Construir uma StoryBrand, Editora Self, 2022

Bibliografia Complementar

Tavares, Victor;Gestão de Marcas, Escolar Editora, 2016
Abreu, João (Coordenador);Empresariato: Casos de Sucesso Empresarial: Branding, Editora IDIOTEQUE, 2018
Oliveira, Carlos;Brand Management na Era Digital e Humana, Actual Editora, 2019. ISBN: 9789896942724
Blázquez, Fernando G. ;Pessoas e Marcas na História do Mundo, Editora Livros De Hoje, 2014
Hao, Andy W. et al;Two decades of research on nation branding: a review and future research agenda, International Marketing Review., Emerald Publishing Limited, 2019. ISBN: DOI 10.1108/IMR-01-2019-0028
Pistikou, Victoria, Masouras, Andreas e Komodromos, Marcos;Handbook of Research on Future Policies and Strategies for Nation Branding, IGI Global , 2021. ISBN: 1799875334

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino/aprendizagem estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto interdisciplinar, a visita a uma empresa, assim como a análise de situações reais relacionadas com a construção de marcas nacionais e internacionais de referência. Desta forma, os alunos farão uma aprendizagem das várias fases do processo de gestão da marca, com consideração das oportunidades e ameaças particulares enfrentadas por marcas de sucesso (e pelas marcas das empresas em que estejam envolvidos a trabalhar ou uma marca que pretendam estudar) e construção de cenários possíveis para o seu desenvolvimento. Para o efeito, os alunos serão encorajados a trazer os materiais relacionados com tais marcas para as sessões das aulas, e terão a oportunidade de aplicar às mesmas os conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular.
O trabalho de projeto interdisciplinar previsto é o corolário natural deste modelo de ensino/aprendizagem e visa a aplicação dos conceitos, modelos e processos transmitidos no decurso das aulas a uma situação real.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalho de grupo  Projectos  50
Estudo autónomo  Teste/Exame  53
Avaliação  Teste/Exame  3
Orientação tutorial  Participação Presencial  9
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Realização de case studies e de um trabalho de projeto interdisciplinar em grupo, com submissão na plataforma E-Learning: 40%
- Realização de duas provas escritas individuais: 30%+30%

Nos termos do regulamento geral:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5.Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre a gestão de marcas.
O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.
Dado o carácter eminentemente prático das matérias a versar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos de marcas. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise.
Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.
Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos e ferramentas de gestão da marca transmitidos.
A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade das marcas. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos desta UC.
A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.