Código: | MDCM2103 | Sigla: | GMAR |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MDCM | Aviso nº 9882/2017 | 1º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Orientação Tutorial: | 9,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Introdução à marca.
1.1 Natureza multidimensional e significado da marca na era do Marketing 5.0.
1.2 Papéis e benefícios da marca.
1.3 Requisitos da marca.
2. Natureza e modelização da gestão da marca.
2.1 Natureza da gestão da marca.
2.2 Modelos de gestão da marca.
2.3 Conceitos fundamentais de gestão da marca.
2.4 Modelo do sistema de gestão da marca por processos.
3. Gestão da marca no tempo: extensão, reforço, rejuvenescimento, e revitalização da marca.
4. Gestão da marca no contexto da internacionalização.
5. Gestão da marca em contextos especiais.
5.1 Gestão da marca em PME.
5.2 Gestão de marcas industriais e B2B.
5.3 Gestão de marcas de serviços.
5.4 Gestão de marcas pessoais.
5.5 Gestão da marca país, região e cidade.
A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
- O objetivo 1 será alcançado com o capítulo 1, o qual permitirá adquirir o conhecimento e a articulação dos conceitos salientes relativos à natureza dinâmica da marca e aos seus papéis, benefícios e requisitos para o sucesso;
- O objetivo 2 será assegurado através dos conhecimentos transmitidos no capítulo 2, que identificará e explicará os principais modelos de gestão da marca identificados na literatura académica e profissional;
- No que respeita ao objetivo 3, será através dos capítulos 3 e 4 que se visará o seu cumprimento;
- Finalmente, o objetivo 4 será alcançado através do capítulo 5, que salientará as adaptações que o gestor da marca terá de respeitar em certos contextos organizacionais.
Keller, Kevin Lane e Swaminathan, Vanitha;Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity, Global Edition 5th Edition, Pearson Education, 2020. ISBN: 978-1292314969 |
Miller, Donald;Construir uma StoryBrand, Editora Self, 2022 |
Tavares, Victor;Gestão de Marcas, Escolar Editora, 2016 |
Abreu, João (Coordenador);Empresariato: Casos de Sucesso Empresarial: Branding, Editora IDIOTEQUE, 2018 |
Oliveira, Carlos;Brand Management na Era Digital e Humana, Actual Editora, 2019. ISBN: 9789896942724 |
Blázquez, Fernando G. ;Pessoas e Marcas na História do Mundo, Editora Livros De Hoje, 2014 |
Hao, Andy W. et al;Two decades of research on nation branding: a review and future research agenda, International Marketing Review., Emerald Publishing Limited, 2019. ISBN: DOI 10.1108/IMR-01-2019-0028 |
Pistikou, Victoria, Masouras, Andreas e Komodromos, Marcos;Handbook of Research on Future Policies and Strategies for Nation Branding, IGI Global , 2021. ISBN: 1799875334 |
As metodologias de ensino/aprendizagem estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto interdisciplinar, a visita a uma empresa, assim como a análise de situações reais relacionadas com a construção de marcas nacionais e internacionais de referência. Desta forma, os alunos farão uma aprendizagem das várias fases do processo de gestão da marca, com consideração das oportunidades e ameaças particulares enfrentadas por marcas de sucesso (e pelas marcas das empresas em que estejam envolvidos a trabalhar ou uma marca que pretendam estudar) e construção de cenários possíveis para o seu desenvolvimento. Para o efeito, os alunos serão encorajados a trazer os materiais relacionados com tais marcas para as sessões das aulas, e terão a oportunidade de aplicar às mesmas os conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular.
O trabalho de projeto interdisciplinar previsto é o corolário natural deste modelo de ensino/aprendizagem e visa a aplicação dos conceitos, modelos e processos transmitidos no decurso das aulas a uma situação real.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Trabalho de grupo | Projectos | 50 | |
Estudo autónomo | Teste/Exame | 53 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Orientação tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Total: | 160 |
- Realização de case studies e de um trabalho de projeto interdisciplinar em grupo, com submissão na plataforma E-Learning: 40%
- Realização de duas provas escritas individuais: 30%+30%
Nos termos do regulamento geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5.Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre a gestão de marcas.
O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.
Dado o carácter eminentemente prático das matérias a versar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos de marcas. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise.
Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.
Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos e ferramentas de gestão da marca transmitidos.
A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade das marcas. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos desta UC.
A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.