Código: | MDCM2102 | Sigla: | CEIN |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MDCM | Aviso nº 9882/2017 | 1º | 4 ECTS | 39 | 107 |
Teórico-Práticas: | 31,00 |
Orientação Tutorial: | 9,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
No atual contexto de mudança do paradigma estruturante da Comunicação Empresarial, observam-se profundas alterações nos modelos de negócio numa crescente fragmentação de públicos, meios e audiências, onde os profissionais de marketing se deparam com fenómenos interessantíssimos, como a hibridação da linguagem (cívica e comercial), as marcas a recorrerem aos pronomes (como o "I" e o "MY"), a cocriação a assumir protagonismo, a criação de conteúdos em conjunto com a capacidade de propiciar experiências a serem sinónimo de valor acrescentado, e a massificação persuasiva a dar lugar à segmentação e ao envolvimento.
É este o campo de atuação da presente unidade curricular: operacionalizar as políticas de comunicação expressas nas estratégias de marketing das organizações, percebendo a importância da comunicação eficientemente integrada: tanto numa perspetiva de rentabilização de resultados, como no reforço de um discurso bidirecional com os seus públicos mais relevantes, conducente a relações transparentes e a um impacto positivo da atividade empresarial na opinião pública.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Sendo a docência baseada na transmissão de conhecimentos académicos e de práticas profissionais no âmbito da comunicação empresarial integrada, e consubstanciada na realização de exercícios práticos e estudos de casos, a presente unidade curricular permitirá aos alunos:
- Obter novos conhecimentos e competências relacionados com a comunicação empresarial;
- Desmistificar a terminologia própria da área;
- Saber articular a estratégia da empresa com a estratégia de comunicação;
- Planear a comunicação empresarial numa conjuntura onde o marketing relacional e as possibilidades/oportunidades, proporcionadas pelas novas tecnologias, fizeram emergir uma nova abordagem da Comunicação de Marketing;
- Compreender como planear, implementar e monitorizar uma estratégia de comunicação empresarial integrada.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a importância da comunicação empresarial e da cultura organizacional na implementação da estratégia global das organizações;
- Reconhecer o papel da comunicação dirigida na relação com os públicos;
- Compreender a importância do público interno na possível efetivação dos objetivos da organização;
- Saber estabelecer uma comunicação eficiente e permanente com os órgãos de comunicação social;
- Saber definir uma estratégia de comunicação com recurso aos diversos suportes comunicacionais;
- Conhecer as várias ferramentas do processo comunicacional e contextualizar a comunicação integrada no processo de Marketing Global;
- Saber caracterizar e relacionar os componentes e fatores dos processos de comunicação, ao interpretar situações concretas e ao propor soluções;
- Saber diagnosticar o impacto da comunicação em diferentes contextos organizacionais;
- Saber propor ações de comunicação em resposta a objetivos previamente definidos;
- Elaborar um plano de comunicação.
1. A Comunicação Empresarial
1.1. O processo de comunicação
1.2.Tipos de comunicação
2.A comunicação no contexto do marketing
2.1. Estratégia de Comunicação.
2.2. Análise e diagnóstico
2.3. Definição de objetivos e do posicionamento
2.4. Alvos de marketing
2.5. Alvos de comunicação
3.O Mix de Comunicação
3.1.Publicidade
3.2.Relações Públicas
3.2.1.Patrocínio e Mecenato
3.2.2.Organização de eventos
3.3.Força de Vendas
3.4. Marketing Direto
3.5. Promoções e Merchandising
4. Comunicação Digital
4.1. Novos públicos e novas tendências de comunicação
4.2. Storytelling, redes sociais e blogues.
5. Comunicação Interna
5.1.1. Estruturas formais e informais das organizações
5.1.2.Comunicação de crise
6. O plano de Comunicação Integrado
6.1. Monitorização e avaliação de resultados
- Os objetivos «Obter novos conhecimentos e competências relacionados com a comunicação empresarial» e «Desmistificar a terminologia própria da área» serão alcançados, de forma transversal, com os conteúdos programáticos plasmados em todos os Capítulos;
- O objetivo «Saber articular a estratégia da empresa com a estratégia de comunicação» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1,2 e 3.
- O objetivo «Planear a comunicação empresarial numa conjuntura onde o marketing relacional e as possibilidades/oportunidades, proporcionadas pelas novas tecnologias, fizeram emergir uma nova abordagem da Comunicação de Marketing» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 4 e 5.
- O objetivo «Compreender como planear, implementar e monitorizar uma estratégia de comunicação empresarial integrada» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 6.
Beger, Rudolf.;Present-Day Corporate Communication A Practice-Oriented, Springer, 2018. ISBN: 978-9811304019 |
Tuten, L. Tracy. ;Principles of Marketing for a Digital Age, Sage Publications, 2020. ISBN: 978-1526423337 |
Chaffey, D. & Ellis-Chadwick, F.;Digital Marketing, Strategy, Implementation and Practice, Pearson, 2022. ISBN: ISBN-13 978-1292400969 |
Cornelissen, Joep. ;Corporate Communication, A Guide to Theory and Practice, SAGE Publications, 2013. ISBN: 978-1-4462-7494-1 |
Paula, A., Zeferino, A., Carvalho, F., Gouveia, M., Faustino, P., Coutinho, V.;Marketing Digital Para Empresas, Editora Perfil Criativo, 2019. ISBN: 978-989-54139-4-2 |
Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva teórico-prática, com referências à realidade nacional ou internacional sempre que oportuno. Será utilizado o método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e o método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. A utilização de métodos ativos com recurso a situações reais e trabalhos práticos será também contemplada.
Prevendo-se o acompanhamento tutorial nos trabalhos de grupo na elaboração de uma analise critica à estratégia de comunicação de uma empresa durante o período natalício.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Orientação tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Trabalho de grupo | Projectos | 30 | |
Testes | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 35 | |
Total: | 107 |
Exame Final: 100%
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Comunicação Empresarial integrada; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.