Laboratório Media Training
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Esta unidade curricular visa dotar os participantes de ferramentas práticas de comunicação que lhes permitem relacionar-se com os órgãos de comunicação social e com os novos media. Trata-se de um laboratório de preparação da mensagem mediática para diversos meios e fins, sustentado numa análise detalhada de diferentes figuras, estilos e episódios comunicacionais.
Esta unidade curricular procura ainda avaliar as soft skills de cada participante e entidade que representa, por forma a otimizar relação com os órgãos de comunicação social e os novos media.
Para este efeito, em Laboratório de Media Training abordaremos um conjunto de teorias da comunicação que permitirão uma leitura crítica das mensagem mediáticas e do perfil dos órgãos de comunicação portugueses.
Programa
MÓDULO 1
- Teoria da comunicação
- Comunicação verbal, não verbal e para verbal
- Exercícios práticos do impacto dos diferentes tipos de comunicação
- Análise detalhada de casos práticos
MÓDULO 2
- Economia dos media
- Análise do panorama dos órgãos de comunicação social portugueses
- Media training: como beneficiar desta ferramenta?
- Autoanálise e soft skills
- Simulação de entrevistas televisivas e radiofónicas aos participantes
MÓDULO 3
- Análise detalhada das entrevistas dos participantes
- Novos media e o marketing 3.0
- Exame final
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final