Neurobusiness
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Conhecer de que forma o conhecimento sobre o cérebro, a mente e o comportamento humano contribui para desenvolver estratégias de comunicação, promoção, comercialização e negociação na tomada de decisão no campo do Business. Por outras palavras, o módulo envolve áreas multidisciplinares permitindo que os participantes tenham uma visão holística dos contributos do NeuroBusiness para a compreensão do comportamento humano no contexto das empresas e do negócio utilizando insights das neurociências visando desenvolver técnicas, processos e sistemas capazes de impulsionar o crescimento dos negócios e da performance.
Porque o Business envolve pessoas, será importante perceber o mundo através dos sentidos, ¿Compreender¿ a informação e depois agir.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER E ADQUIRIR
a) Identificar as principais metodologias de aplicação das neurociências para o estudo dos processos de tomada de decisão e respetivos processos a áreas do Marketing e do Negócio.
b) Conhecer as técnicas de estimulação de criatividade e inovação com base nos conhecimentos da neurociência.
c) Reconhecer os principais sistemas sensoriais e a forma como estes interagem com o consumidor/colaborador e as respetivas variáveis.
d) Identificar e explicar algumas decisões e comportamentos irracionais.
e) Perceber os principais mecanismos de funcionamento da memória humana
Programa
Bloco 1
Mitos do Cérebro
Porque a Neurociência Aplicada?
O que é a Neurociência Aplicada ao Consumo
Ferramentas da Neurociência Aplicada ao Consumo
Como se faz um estudo de neurociência aplicada ao consumo
Bloco 2
Neurociência aplicada à Comunicação (conceitos, casos e Insights)
Neurociência aplicada ao Design de Espaços de Consumo (conceitos, casos e Insights)
Neurociência aplicada à Web (conceitos, casos e Insights)
Neurociência aplicada à Negociação, uma relação emocional (conceitos, Modelo de Conversão e 3 Insights)
Bloco 3
Criação de um Espaço Sensorial de Consumo (dinâmica de grupo)
Bibliografia Principal
Rodrigues, F.; Diogo, J. & Oliveira, M. ;). Princípios de Neuromarketing. Neurociência Cognitiva apicada ao consumo, Espaço e Design, PsicoSoma, 2015 |
Bibliografia Complementar
Carvalho, J. E. ;Neuroeconomia: Ensaio sobre a Sociobiologia do Comportamento., Edições Sílabo, 2009 |
Camargo, P.;Neuromarketing: Descodificando a Mente do Consumidor. , Edições IPAM, 2009 |
Métodos de Ensino
Expositivo e reflexivo fazendo recurso à discussão de casos práticos, visualização videos e testemunho de um convidado da área do NeuroBusiness.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Avaliação Contínua
Avaliação individual: Teste = 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O desenvolvimento das aulas decorrerão conciliando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular. Serão fornecidos todos os elementos de informação para que os alunos assimilam os conhecimentos científicos e técnicos estipulados nos objetivos da unidade curricular. Serão apresentados casos práticos por cada ponto do programa por forma a desenvolver a discussão e reflexão crítica.