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Comunicação Mediática e Relação com os Media /Empresarial

Código: MBA35    Sigla: CMRM

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MBAEX Plano de Estudos 2020 4 24 100

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 24,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO

Este módulo visa desenvolver as competências comunicacionais dos participantes, através da apresentação e discussão de um conjunto de conceitos-chave, modelos e técnicas de comunicação que lhes permitirão entender de uma forma holística o universo da Comunicação Empresarial, no qual se incluem os Media.


É colocada ênfase em questões praticas de identificação de Públicos, Conteúdos, Instrumentos e Timings de Comunicação a que o líder empresarial deve atender aquando da elaboração formal de Planos de Comunicação, bem como na relação diária com todos agentes de comunicação e, em particular, os media.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM


Entender a Comunicação Empresarial como instrumento de criação de valor.


Identificar os públicos-chave, de forma a conseguir criar relações de confiança e conseguir apoio para os seus produtos, empresa ou serviço, através de campanhas estratégicas de comunicação.


Identificar os diferentes tipos de Comunicação Empresarial, suas aplicações, limitações e potencial.


Identificar e intensificar as competências necessárias para preparar, executar e avaliar um plano de comunicação, potenciando-o via relações com os Media.


Evidenciar a importância do alinhamento da Comunicação Empresarial com a Cultura da empresa.


Reconhecer a multiplicidade de meios, plataformas e agentes de comunicação que fundem os papeis, outrora mais estanques, de produtor, consumidor e distribuidor de media.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Saber definir mensagens chave, identificando a informação com potencial comunicacional num ambiente diversificado de meios de comunicação.

Saber identificar públicos-chave e os canais mais adequados para os alcançar.

Conhecer as fases de  planeamento, execução e avaliação de um plano de comunicação.

Compreender a importância da comunicação mediática no atual contexto económico e comunicacional, e saber ajustar as prioridades e estratégias de comunicação.


Compreender a importância da coerência e consistência das mensagens num ambiente de Comunicação Integrada.

Programa


1 - Comunicação Empresarial:


Gestão de Ego e Gestão de Improviso.


2- Os pilares da Comunicação Empresarial:


A Informação

A Percepção.


3 - Os públicos da Comunicação Empresarial.


4 - Stakeholders:


Motivações,

Expectativas.


5 - Os conteúdos da Comunicação Empresarial e os Media.


6 - Comunicação e Comunicações vs. Relação com Media.


7 - Os instrumentos de Comunicação Empresarial.


8 - O Plano de Comunicação e o universo dos meios de comunicação


Públicos

Calendários

Recursos e Instrumentos

Métricas

Responsabilidades

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os Conteúdos Programáticos exploram as dimensões essenciais para a compreensão e apreensão dos conceitos-chave a aplicar no desenvolvimento de estratégias de comunicação, nomeadamente com os Media.

Métodos de Ensino

Será seguida uma abordagem teórico-prática. O método expositivo será acompanhado da ligação a casos reais, trazidos quer pelo docente, quer pelos alunos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
Elaboração de Trabalho Final  Relatório/Dissertação 
  Total: 0

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As Metodologias de Ensino a implementar permitem conciliar a exposição de teorias, com a partilha de experiências e análise de casos apropriados aos temas em análise.