Código: | MBA35 | Sigla: | CMRM |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MBAEX | Plano de Estudos 2020 | 1º | 4 | 24 | 100 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO
Este módulo visa desenvolver as competências comunicacionais dos participantes, através da apresentação e discussão de um conjunto de conceitos-chave, modelos e técnicas de comunicação que lhes permitirão entender de uma forma holística o universo da Comunicação Empresarial, no qual se incluem os Media.
É colocada ênfase em questões praticas de identificação de Públicos, Conteúdos, Instrumentos e Timings de Comunicação a que o líder empresarial deve atender aquando da elaboração formal de Planos de Comunicação, bem como na relação diária com todos agentes de comunicação e, em particular, os media.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Entender a Comunicação Empresarial como instrumento de criação de valor.
Identificar os públicos-chave, de forma a conseguir criar relações de confiança e conseguir apoio para os seus produtos, empresa ou serviço, através de campanhas estratégicas de comunicação.
Identificar os diferentes tipos de Comunicação Empresarial, suas aplicações, limitações e potencial.
Identificar e intensificar as competências necessárias para preparar, executar e avaliar um plano de comunicação, potenciando-o via relações com os Media.
Evidenciar a importância do alinhamento da Comunicação Empresarial com a Cultura da empresa.
Reconhecer a multiplicidade de meios, plataformas e agentes de comunicação que fundem os papeis, outrora mais estanques, de produtor, consumidor e distribuidor de media.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Saber definir mensagens chave, identificando a informação com potencial comunicacional num ambiente diversificado de meios de comunicação.
Saber identificar públicos-chave e os canais mais adequados para os alcançar.
Conhecer as fases de planeamento, execução e avaliação de um plano de comunicação.
Compreender a importância da comunicação mediática no atual contexto económico e comunicacional, e saber ajustar as prioridades e estratégias de comunicação.
Compreender a importância da coerência e consistência das mensagens num ambiente de Comunicação Integrada.
1 - Comunicação Empresarial:
Gestão de Ego e Gestão de Improviso.
2- Os pilares da Comunicação Empresarial:
A Informação
A Percepção.
3 - Os públicos da Comunicação Empresarial.
4 - Stakeholders:
Motivações,
Expectativas.
5 - Os conteúdos da Comunicação Empresarial e os Media.
6 - Comunicação e Comunicações vs. Relação com Media.
7 - Os instrumentos de Comunicação Empresarial.
8 - O Plano de Comunicação e o universo dos meios de comunicação
Públicos
Calendários
Recursos e Instrumentos
Métricas
Responsabilidades
Os Conteúdos Programáticos exploram as dimensões essenciais para a compreensão e apreensão dos conceitos-chave a aplicar no desenvolvimento de estratégias de comunicação, nomeadamente com os Media.
Será seguida uma abordagem teórico-prática. O método expositivo será acompanhado da ligação a casos reais, trazidos quer pelo docente, quer pelos alunos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Elaboração de Trabalho Final | Relatório/Dissertação | ||
Total: | 0 |
As Metodologias de Ensino a implementar permitem conciliar a exposição de teorias, com a partilha de experiências e análise de casos apropriados aos temas em análise.