Código: | MBA322 | Sigla: | SCGEST |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
MBAEX | Plano de Estudos - 2019/2020 | 1º | 2 |
Docência - Horas
|
Resumo descritivo da unidade curricular
Importância do Controlo de gestão
A função de Controlo de Gestão e a sua participação na estratégia
O perfil e o papel do Controller de Gestão
Tipos de Custos
Análise "Custo-Volume-Resultados"
Em empresas de serviçosExistência de vários produtos
A Gestão Orçamental
A função e importância do orçamento
Tipos de Orçamentos
O orçamento como ferramenta de planeamento e implementação estratégica
Construção de orçamentos
Controlo Orçamental
Residual Income
Economic Value Added®
Market Value Added
O Balanced Scorecard (BSC)
Tableau de Bord versus BSC
As 4 perspetivas do BSC
O BSC como Sistema de Gestão Estratégica
Key Performance Indicators (KPIs)
Indicadores lead e indicadores lag
Os mapas estratégicos
A integração do EVA no BSC
A implementação do BSC
Dificuldades Implementação do BSC
Os conteúdos seleccionados constituem os que se consideraram como relevantes na temática do controlo de gestão, tendo em consideração a natureza da UC e atenta a realidade empresarial nacional.
Datar, Srikant et Rajan, Madhav;Horngren's Cost Accounting - A Managerial Emphasis, Pearson, 2018. ISBN: 13:987-1-292-21154-1 (Global Edition; 16th edition) |
Jordan, H., Neves, J. C. D., & Rodrigues, J. A.;O controlo de gestão ao serviço da estratégia e dos gestores, Áreas Editora, 2015 |
Borralho, Carlos;Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão - Fundamentos e Ferramentas de Suporte, Edições Sílabo, 2018. ISBN: 987-972-618-975-6 |
Pereira, Samuel;Controlo de Gestão - Principais Modelos, Escolar Editora, 2013. ISBN: 978-972-592-405-1 |
Kaplan, R. S., & Norton, D. P.;The balanced scorecard: translating strategy into action, Harvard Business Press, 1996 |
Lopes, Ilídio Tomás;Controlo de Gestão - Uma Visão do Desempenho Empresarial, Actual, 2019. ISBN: 978-989-694-321-9 |
Russo, João;Balanced Scorecard para PME e Pequenas e Médias Instituições, Lidel, 2015. ISBN: 978-989-752-131-7 (6ª edição) |
Os Conteúdos Programáticos do módulo são apresentados nas aulas e sempre que adequado e possível, ilustrados com exemplos. Serão também propostos casos para discussão e análise em aula.
Avaliação distribuída sem exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 12 | |
Total: | 12 |
A definir
A definir.
Através de uma exposição dos conteúdos e sua relevância, os alunos entrarão em contacto e tomarão conhecimento da temática, problemática e importância.