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Sistemas de Controlo de Gestão

Código: MBA322    Sigla: SCGEST

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MBAEX Plano de Estudos - 2019/2020 2

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 12,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

A unidade curricular visa dotar os alunos com os principais conceitos de planeamento e controlo de gestão, com destaque para instrumentos tradicionais como o orçamento ou mais evoluídos como o Balanced Scorecard. É pretendido que seja apreendida a importância do planeamento e controlo de gestão para a tomada de decisões ao nível organizacional.

Competências a desenvolver
Pretende-se desenvolver competências práticas ao nível da aplicação de um conjunto de metodologias necessárias ao desenvolvimento de modelos de planeamento e controlo. Para tal serão combinados conhecimentos teóricos com a realização de exercícios/casos de índole prática. 

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
No final da unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
  • compreender a importância do planeamento e controlo de gestão;
  • conhecer diferentes instrumentos de controlo de gestão;
  • compreender a sequência orçamental;
  • elaborar um orçamento e perceber a importância do controlo orçamental;
  • perceber como desenvolver um instrumento Scorecard para uma organização.

Programa

I - O que é o Controlo de Gestão
Importância do Controlo de gestão
A função de Controlo de Gestão e a sua participação na estratégia
O perfil e o papel do Controller de Gestão

II - Custos, Sistemas de Custeio e Análise "Custo-Volume-Resultados"
Tipos de Custos
Análise "Custo-Volume-Resultados"
Em empresas de serviços
Existência de vários produtos

III - Planeamento e Orçamentação
A Gestão Orçamental
A função e importância do orçamento
Tipos de Orçamentos
O orçamento como ferramenta de planeamento e implementação estratégica
Construção de orçamentos
Controlo Orçamental

IV - A Gestão Baseada no Valor (Value-Based Management)
Residual Income
Economic Value Added®
Market Value Added

V - Balanced Scorecard
O Balanced Scorecard (BSC)
Tableau de Bord versus BSC
As 4 perspetivas do BSC
O BSC como Sistema de Gestão Estratégica
Key Performance Indicators (KPIs)
Indicadores lead e indicadores lag
Os mapas estratégicos
A integração do EVA no BSC
A implementação do BSC
Dificuldades Implementação do BSC

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos seleccionados constituem os que se consideraram como relevantes na temática do controlo de gestão, tendo em consideração a natureza da UC e atenta a realidade empresarial nacional.


Assim, introduz-se o maior número de temas que são relevantes no Controlo de Gestão, privilegiando uma abordagem de banda larga, colocando os alunos em contacto com as ferramentas mais relevantes e de maior utilização prática.

Bibliografia Principal

Datar, Srikant et Rajan, Madhav;Horngren's Cost Accounting - A Managerial Emphasis, Pearson, 2018. ISBN: 13:987-1-292-21154-1 (Global Edition; 16th edition)
Jordan, H., Neves, J. C. D., & Rodrigues, J. A.;O controlo de gestão ao serviço da estratégia e dos gestores, Áreas Editora, 2015

Bibliografia Complementar

Borralho, Carlos;Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão - Fundamentos e Ferramentas de Suporte, Edições Sílabo, 2018. ISBN: 987-972-618-975-6
Pereira, Samuel;Controlo de Gestão - Principais Modelos, Escolar Editora, 2013. ISBN: 978-972-592-405-1
Kaplan, R. S., & Norton, D. P.;The balanced scorecard: translating strategy into action, Harvard Business Press, 1996
Lopes, Ilídio Tomás;Controlo de Gestão - Uma Visão do Desempenho Empresarial, Actual, 2019. ISBN: 978-989-694-321-9
Russo, João;Balanced Scorecard para PME e Pequenas e Médias Instituições, Lidel, 2015. ISBN: 978-989-752-131-7 (6ª edição)

Métodos de Ensino

Os Conteúdos Programáticos do módulo são apresentados nas aulas e sempre que adequado e possível, ilustrados com exemplos. Serão também propostos casos para discussão e análise em aula.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  12
  Total: 12

Avaliação Contínua


Avaliação Final


Avaliação Especial (TE, DA, ...)

A definir

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A definir.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através de uma exposição dos conteúdos e sua relevância, os alunos entrarão em contacto e tomarão conhecimento da temática, problemática e importância.


A utilização de exemplos facilitará compreensão dos temas, bem como permitirão o contacto com a realidade e demonstração da aplicabilidade e relevância das ferramentas.

Será ainda utilizada a metodologia de análise/resolução de casos que permitem a consolidação das matérias e exemplificação da prática do Controlo de Gestão.