Gestão de Operações
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
- Conhecer os conceitos da gestão de operações
- Perceber a evolução histórica e de contexto das operações
- Entender o papel da gestão de operações na organização e o seu contributo para a criação de valor
- Estabelecer a relação entre a gestão de operações e a estratégia e competitividade da empresa
- Conhecer ferramentas e metodologias aplicadas à gestão de operações
- Avaliar em contexto da variabilidade do mercado a complexidade e tipo de planeamento e os fatores de risco da operação
- Entender o papel da melhoria contínua na gestão de operações
- Entender o conceito de cadeia de abastecimento e o seu papel na organização
- Entender os conceitos da gestão de projetos e a sua aplicabilidade no universo das operações
Programa
Apresentação plano do módulo
Parte I - Gestão de Operações, Estratégia e Competitividade
Parte II - Variabilidade, Planeamento e Risco
Parte III - Melhoria das Operações
Parte IV - Gestão da Cadeia de Abastecimento
Parte V - Gestão de Projetos
Apresentação de Trabalhos
Bibliografia Complementar
João Veríssimo Lisboa, Carlos Ferreira Gomes;Gestão de Operações - 3ª Edição, Vida Económica, 2018. ISBN: 9789897685347 |
William J Stevenson;Operations Management, McGraw Hill, 2017. ISBN: 9781259667473 |
Métodos de Ensino
Apresentação de conteúdos programáticos e discussão sustentada de exemplos práticos dos diferentes setores empresariais;
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
|
|
Total: |
0 |
Provas e Trabalhos Especiais
A avaliação do módulo será atribuído com base na nota do trabalho de grupo (60%) a apresentar na última aula do módulo e trabalho individual (40%) a enviar até 28 de Fevereiro