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Marketing Estratégico

Código: MBA13    Sigla: MKTEST

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MBAEX Plano de Estudos 2020 4 24 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 24,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

- Evidenciar o marketing como um sistema integrado de gestão e de orientação para o mercado;

- Conhecer os instrumentos de análise e de ação sobre o mercado;

- Reconhecer os fundamentos e as exigências modernas de uma política de marketing competitiva;

- Relacionar a empresa com o seu espaço competitivo e com os clientes através de um sistema de gestão que permita o cumprimento dos seus objetivos estratégicos.



COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

- Capacidade de analisar o ambiente empresarial e de definir as possibilidades de intervenção no mercado mais incisivas;

- Entender os objetivos estratégicos de uma instituição e ser capaz de agir sobre eles através dos instrumentos de marketing;

- Valorizar o trabalho interdepartamental numa empresa como forma de coordenar esforços para atingir resultados comuns;

- Planificar o trabalho de marketing estratégico e ser capaz de o aplicar. 

Programa

Parte I Perspetiva alargada do Marketing
I.1 Marketing como cultura de gestão
I.2 Marketing como disciplina e como agregador de áreas num negócio
I.3 Marketing como estratégia e sistema integrado de gestão
I.4 A gestão de vendas e o Marketing
I.5 Fundamentos de Marketing
I.6 Dos conceitos clássicos à atualidade
I.7 O planeamento estratégico de Marketing


Parte II Formulação estratégica do Marketing: a empresa e o espaço competitivo
II.1 A posição competitiva no mercado
II.2 O desenvolvimento de novos produtos e a inovação
II.3 A internacionalização
II.4 Mercados externos, perspetivas de gestão e marketing de países


Parte III Formulação estratégica do Marketing: os clientes e a empresa
III.1 Identificar clientes: segmentação e targeting
III.2 Criar valor junto dos clientes: proposta de valor e posicionamento
III.3 Colaboração e lucro


Parte IV O futuro do Marketing estratégico e o Marketing Digital
IV.1 A evolução da sociedade
IV.2 Repensar o Marketing no contexto das novas tecnologias

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem do Marketing numa perspetiva alargada, da estratégia de empresas que serão casos práticos e o estudo de autores clássicos e das tendências de futuro permitirão ver o Marketing como uma disciplina agregadora e integrada, bem como relacionar a empresa com o seu espaço competitivo e com os clientes através de um sistema de gestão que permita o cumprimento dos seus objetivos estratégicos.

Bibliografia Principal

CHERNEV, Alexander;Strategic Marketing Management, Cerebellum Press, 2014. ISBN: 978-1-936572-20-5

Bibliografia Complementar

TYBOUT, Alice M.; CALDER, Bobby J.;Kellogg on Marketing, John Wiley & Sons, 2010. ISBN: 978-0-470-58014-1
WHALLEY, Andrew;Strategic Marketing, Andrew Whalley & Ventus Publishing ApS, 2010. ISBN: 978-87-7681-643-8
OSTERWALDER, Alexander e PIGNEUR, Yves;Business Model Generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers, John Wiley & Sons, 2010. ISBN: 978-65-5520-460-5

Métodos de Ensino

- Exposição dos conteúdos programáticos, complementada pela análise de casos reais;

- Contacto com artigos clássicos e fontes de informação atualizadas;

- Troca de experiências profissionais.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Contínua

Realização de trabalho de projeto interdisciplinar individual ou em grupo (plano de marketing) (90%)

Avaliação da participação nas aulas (10%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A exposição dos conteúdos programáticos, o contacto com autores e profissionais da área permitirão perceber o Marketing como um conceito de gestão integrada.