Código: | MBA13 | Sigla: | MKTEST |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MBAEX | Plano de Estudos 2020 | 1º | 4 | 24 | 107 |
Docência - Horas
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OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Evidenciar o marketing como um sistema integrado de gestão e de orientação para o mercado;
- Conhecer os instrumentos de análise e de ação sobre o mercado;
- Reconhecer os fundamentos e as exigências modernas de uma política de marketing competitiva;
- Relacionar a empresa com o seu espaço competitivo e com os clientes através de um sistema de gestão que permita o cumprimento dos seus objetivos estratégicos.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de analisar o ambiente empresarial e de definir as possibilidades de intervenção no mercado mais incisivas;
- Entender os objetivos estratégicos de uma instituição e ser capaz de agir sobre eles através dos instrumentos de marketing;
- Valorizar o trabalho interdepartamental numa empresa como forma de coordenar esforços para atingir resultados comuns;
- Planificar o trabalho de marketing estratégico e ser capaz de o aplicar.
Parte I Perspetiva alargada do Marketing
I.1 Marketing como cultura de gestão
I.2 Marketing como disciplina e como agregador de áreas num negócio
I.3 Marketing como estratégia e sistema integrado de gestão
I.4 A gestão de vendas e o Marketing
I.5 Fundamentos de Marketing
I.6 Dos conceitos clássicos à atualidade
I.7 O planeamento estratégico de Marketing
Parte II Formulação estratégica do Marketing: a empresa e o espaço competitivo
II.1 A posição competitiva no mercado
II.2 O desenvolvimento de novos produtos e a inovação
II.3 A internacionalização
II.4 Mercados externos, perspetivas de gestão e marketing de países
Parte III Formulação estratégica do Marketing: os clientes e a empresa
III.1 Identificar clientes: segmentação e targeting
III.2 Criar valor junto dos clientes: proposta de valor e posicionamento
III.3 Colaboração e lucro
Parte IV O futuro do Marketing estratégico e o Marketing Digital
IV.1 A evolução da sociedade
IV.2 Repensar o Marketing no contexto das novas tecnologias
A abordagem do Marketing numa perspetiva alargada, da estratégia de empresas que serão casos práticos e o estudo de autores clássicos e das tendências de futuro permitirão ver o Marketing como uma disciplina agregadora e integrada, bem como relacionar a empresa com o seu espaço competitivo e com os clientes através de um sistema de gestão que permita o cumprimento dos seus objetivos estratégicos.
CHERNEV, Alexander;Strategic Marketing Management, Cerebellum Press, 2014. ISBN: 978-1-936572-20-5 |
TYBOUT, Alice M.; CALDER, Bobby J.;Kellogg on Marketing, John Wiley & Sons, 2010. ISBN: 978-0-470-58014-1 |
WHALLEY, Andrew;Strategic Marketing, Andrew Whalley & Ventus Publishing ApS, 2010. ISBN: 978-87-7681-643-8 |
OSTERWALDER, Alexander e PIGNEUR, Yves;Business Model Generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers, John Wiley & Sons, 2010. ISBN: 978-65-5520-460-5 |
- Exposição dos conteúdos programáticos, complementada pela análise de casos reais;
- Contacto com artigos clássicos e fontes de informação atualizadas;
- Troca de experiências profissionais.
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Realização de trabalho de projeto interdisciplinar individual ou em grupo (plano de marketing) (90%)
Avaliação da participação nas aulas (10%)
A exposição dos conteúdos programáticos, o contacto com autores e profissionais da área permitirão perceber o Marketing como um conceito de gestão integrada.