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Estratégia

Código: MBA11    Sigla: ESTR

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MBAEX Plano de Estudos 2022 4 24 107
Plano de Estudos 2020 4 24 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 24,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO
Esta unidade curricular visa desenvolver as competências estratégicas dos participantes, através da apresentação e discussão de um conjunto de conceitos-chave, modelos e técnicas de análise em estratégia que lhes permitirão tornarem-se gestores que saibam tomar melhores decisões estratégicas, num contexto internacional, dinâmico e em processo de transformação digital. É colocada ênfase nos desafios estratégicos dos negócios internacionais, assim como no estudo de casos que ajudarão a compreender como certas empresas estão a mudar, com sucesso, a dinâmica competitiva do negócio global.
Para o efeito, combina conceitos, investigação empírica e aplicações práticas com base em critérios de rigor e relevância, para mostrar como as empresas ganham e sustentam vantagens competitivas.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Analisar as principais abordagens que tentam explicar o sucesso empresarial;
- Articular a importância da gestão estratégica com o crescimento, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento da empresa;
- Integrar temas avançados de estratégia na análise estratégia global do ambiente e da empresa;
- Mostrar como se desenvolvem estratégias flexíveis que tenham em consideração o contexto geopolítico, a transformação digital e volatilidade dos negócios;
- Evidenciar a importância do alinhamento da estratégia com a cultura, liderança e empreendedorismo empresariais.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender o novo paradigma digital, a natureza da estratégia e a sua importância para o sucesso das organizações;
- Compreender o impacto do ambiente externo e interno na estratégia, o que são grupos estratégicos e como as empresas competem;
- Entender a importância da análise da cadeia de valor e definir o negócio de uma empresa;
- Formular objetivos e delinear estratégias de gestão num contexto de desglobalização e transformação digital;
- Elaborar um plano estratégico;
- Compreender a importância e dificuldades da implementação e controlo estratégicos.

Programa

Parte I - Análise Estratégica
I.0 - Introdução
I.1 Natureza e caraterísticas da estratégia
I.2 O processo de gestão estratégica
I.3 Definição do rumo da organização: visão, missão, valores e objetivos
I.4 Análise do ambiente externo
I.5 Análise do ambiente interno e análise SWOT

Parte II - Formulação estratégica
II.1 Estratégias competitivas e modelos de negócio inovadores
II.2 Estratégias corporativas
II.3 Estratégias de internacionalização e alianças estratégicas
II.4 Estratégias digitais
II.5 Estratégias de marca
II.6 Estratégias de inovação
II.7 Estratégias de disrupção

Parte III - Implementação Estratégica
III.1 Desenho organizacional: Estrutura, Cultura e Liderança estratégica
III.2 Alinhamento das formas organizacionais com a estratégia
III.3 A gestão da mudança

Parte IV - Controlo Estratégico
IV.1 Critérios financeiros e não financeiros
IV. 2 Política de gestão e controlo estratégico

Bibliografia Principal

Roubini, Nouriel;Mega-Ameaças, Planeta, 2023. ISBN: 9789897776496
Freire, Adriano;Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais, Bertrand Editora, 2020
Ball, Matthew ;Metaverso - O que é, como funciona e porque vai revolucionar o mundo?, Alma dos Livros, 2022. ISBN: 9789895700622
BERG, Gerben Van Den e PIETERSMA, Paul;Os Principais Modelos de Gestão: 77 modelos que todo o gestor devia conhecer, Actual Editora, 2015
Rothaermel, Frank;Strategic Management, McGraw-Hill, 2020
Guillén, Mauro F. ;2030, Clube do Autor, 2022. ISBN: 9789897246579
Hamel, Gary e Zanini, Michele ;Humanocracia - Criar empresas tão incríveis como as pessoas que as compõem, Actual Editora, 2021. ISBN: 9789896946012
Charan, Ram et al.;The Phoenix Encounter Method: Lead Like Your Business Is On Fire!, MCGRAW-HILL EDUCATION, 2020. ISBN: 9781264257638

Bibliografia Complementar

Lipovetsky, Gilles ;A Sagração da Autenticidade, Edições 70, 2022. ISBN: 9789724425948
TAVARES, Victor;Gestão de Marcas, Escolar Editora, 2016
CARVALHO, José Crespo e FILIPE, José Cruz;Manual de Estratégia Conceitos, Prática e Roteiro, Edições Sílabo, Edições Sílabo, 2014

Métodos de Ensino

- Exposição dos conteúdos programáticos complementada pela análise de casos reais de sucesso e insucesso;

- Apresentações dos trabalhos realizados, que serão sujeitas a debate alargado ao grupo-turma, numa lógica de aprendizagem em cooperação.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  24
  Total: 24

Avaliação Contínua

Realização de trabalho de projeto em grupo (plano estratégico) com a ponderação de 100%.

Avaliação pressupõe uma atitude de empenho, uma participação ativa e uma contribuição efetiva dos participantes nas aulas.
A realização do trabalho de projeto carateriza-se por visar a elaboração de um plano estratégico de uma empresa a definir entre o docente e os participantes.
A avaliação deste trabalho de projeto terá por base a elaboração de um relatório escrito com respeito pelo
template definido, e a sua apresentação oral e defesa ocorrerá na última aula prevista na programação indicativa das sessões.