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Gestão Financeira Aplicada ao Turismo

Código: LTU5334    Sigla: GFAT

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro 4 36 106

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU3

Teórico-Práticas: 33,50
Outro: 6,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Descrição resumida da unidade curricular:
Esta unidade curricular visa dar a conhecer os fundamentos da Gestão Financeira, e saber como aplicá-la ao setor do Turismo.

Objetivos e resultados de aprendizagem:
Apresentar, de forma holística, as principais áreas de atuação da gestão financeira, desde as decisões quotidianas até às decisões com impacto mais duradouro e estrutural no financiamento das empresas turísticas. Os alunos serão convidados a realizar dinâmicas práticas com o objetivo de integrar conhecimento pela experiência.

Competências a desenvolver:
- Conhecer de forma generalizada as várias áreas de atuação da gestão financeira;
- Saber aplicar as principais técnicas e instrumentos de diagnóstico económico-financeiro da empresa na generalidade e aplicado ao caso das empresas do setor turístico;
- Interpretar as principais demonstrações financeiras, compreender o conteúdo e conceitos inerentes à análise do equilíbrio financeiro;
- Conhecer os diferentes tipos de financiamento à disposição das empresas e a sua adequação às diversas finalidades a atingir.

Programa

1. A empresa e a atividade económica
1.1. A empresa e o circuito económico.
1.2. Os ciclos da atividade da empresa.
1.3. As funções e os órgãos da empresa
1.4 Tipologias das empresas turísticas
2. Análise financeira
2.1. Enquadramento.
2.2. Função financeira, análise financeira e gestão financeira.
2.3. Utilizadores da análise financeira no setor turístico.
3. Instrumentos base da análise financeira
3.1. Documentos contabilísticos.
3.2. Limitações dos documentos contabilísticos.
3.3. Outras fontes de informação financeira.
4. Métodos e técnicas de análise financeira
4.1. Métodos dos indicadores e dos rácios.
4.2. Equilíbrio financeiro de curto prazo.
5. Operações de financiamento das empresas:
5.1. Financiamentos de curto-prazo;
5.2. Financiamentos de médio e longo prazo;
5.3. Operações de financiamento típicas de empresas turísticas.


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta ao objetivo 1, já que apresenta a empresa e das atividades económicas.
- o tema 2 e 3 vão de encontro do proposto nos objetivos 2, 3 e 4, que tem como foco analisar os documentos contabilísticos que servem de base à análise financeira e conhecer os principais métodos e técnicas e análise financeira.
- o tema 5 apresenta conteúdos que respondem ao objetivo 4, de analisar as diferentes operações de financiamento das empresas.

Bibliografia Principal

Mário Queirós, Carlos Mota, Eduardo Sá Silva, Adalmiro Pereira, Marbino Resende;Análise Financeira de Empresas, Quântica Editora - Conteúdos Especializados, Lda, 2020. ISBN: 9789898927972
Carla Fernandes, Cristina Peguinho, Elisabete Vieira, Joaquim Neiva;Análise Financeira - Teoria e Prática, Silabo, 2019. ISBN: 9789895610020

Bibliografia Complementar

Mota, A. G., Custódio, C.;Finanças da Empresa - um guia para a análise e decisão de executivos, Sílabo, 2021. ISBN: 9789895611447

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Projectos  6
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  67
  Total: 106

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua
2 Testes escritos 2 x 40%
1 trabalho de grupo e-learning 20%

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Avaliação Final
Prova escrita individual: 100%

Nos termos do Regulamento Geral: 

- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 1 do artigo 36º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.