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Marketing Turístico e Digital

Código: LTU5331    Sigla: MTD

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro 6 53 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU3

Teórico-Práticas: 45,50
Outro: 11,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,53

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular:

Esta unidade curricular visa proporcionar uma visão integrada do marketing turístico e digital, permitindo aos alunos compreender, analisar, escolher e implementar estratégias de marketing turístico e digital no contexto das empresas e dos destinos turísticos.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem:

Concluída a unidade curricular, espera-se que o estudante seja capaz de:
- Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas que operam no sector turístico;
- Compreender as especificidades do marketing turístico;
- Reconhecer os desafios dos serviços e suas consequências para a gestão e marketing;

Competências a desenvolver:

- Adquirir competências básicas para desenvolver capacidades e conhecimentos sólidos relativos ao marketing dos serviços turísticos;
- Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão face a problemas reais de marketing turístico
- Desenvolver capacidades analíticas individuais através das experiências pessoais enquanto clientes de serviços. 

Programa

1 - Introdução ao Marketing Turístico
2 - A Procura e a Oferta Turística
3 - Gestão e Marketing dos Serviços Turísticos e Digitais
4 - A Experiência do Serviço, Seleção e Manutenção do mercado
4.1 O envolvimento do cliente no Processo do Serviço Turístico e Digital.
5 - Gestão da Qualidade e Tendências do Marketing Digital 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Compreender o conceito de marketing e a forma como ele se enquadra no sector da hotelaria e do turismo;
Compreender as especificidades do marketing de serviços; Aplicar o conceito de marketing mix aos serviços de hotelaria e turismo; Desenvolver o planeamento da estratégia de marketing digital. 

Bibliografia Principal

Sarmento, E., Abranja, N., & Carvalho, R. V. ;Plano de Marketing e Marketing Digital na Hotelaria e no Turismo, Lidel, 2022. ISBN: 978-989-752-686-2
Kotler,P., Bowen, J.T., & Baloglu,S. ;Marketing for Hospitality and Tourism - 8th ed., Pearson Education, 2021

Bibliografia Complementar

Kotler,P., Iwan,S. & Hermawan,K.;Marketing 5.0, Tecnologia para a Humanidade, Atual, 2021
Kotler,P.;Marketing para o Século XXI, Editorial Presença, 2009

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Projectos  8
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  104
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Realização de trabalho individual: Estudo de público - Essência Festival, realização de inquérito e tabulação de dados + ficha de avaliação sobre atividade a disponibilizar na ISAG - E-learning platform. Ponderação sobre a classificação final: 20% de acordo com critérios/normas publicadas. 
- Realização de 2 provas escritas individuais: 2 x 40%

De acordo com o Regulamento Geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

- Realização prova escrita individual - Exame - 100%

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

- Realização prova escrita individual - Exame - 100%

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

- Realização prova escrita individual - Exame - 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.