Código: | LTU5331 | Sigla: | MTD |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 3º | 6 | 53 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Outro: | 11,00 |
Docência - Horas
|
Esta unidade curricular visa proporcionar uma visão integrada do marketing turístico e digital, permitindo aos alunos compreender, analisar, escolher e implementar estratégias de marketing turístico e digital no contexto das empresas e dos destinos turísticos.
1 - Introdução ao Marketing Turístico
2 - A Procura e a Oferta Turística
3 - Gestão e Marketing dos Serviços Turísticos e Digitais
4 - A Experiência do Serviço, Seleção e Manutenção do mercado
4.1 O envolvimento do cliente no Processo do Serviço Turístico e Digital.
5 - Gestão da Qualidade e Tendências do Marketing Digital
Compreender o conceito de marketing e a forma como ele se enquadra no sector da hotelaria e do turismo;
Compreender as especificidades do marketing de serviços; Aplicar o conceito de marketing mix aos serviços de hotelaria e turismo; Desenvolver o planeamento da estratégia de marketing digital.
Sarmento, E., Abranja, N., & Carvalho, R. V. ;Plano de Marketing e Marketing Digital na Hotelaria e no Turismo, Lidel, 2022. ISBN: 978-989-752-686-2 |
Kotler,P., Bowen, J.T., & Baloglu,S. ;Marketing for Hospitality and Tourism - 8th ed., Pearson Education, 2021 |
Kotler,P., Iwan,S. & Hermawan,K.;Marketing 5.0, Tecnologia para a Humanidade, Atual, 2021 |
Kotler,P.;Marketing para o Século XXI, Editorial Presença, 2009 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Projectos | 8 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 104 | |
Total: | 160 |
- Realização prova escrita individual - Exame - 100%
- Realização prova escrita individual - Exame - 100%
- Realização prova escrita individual - Exame - 100%
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.