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Produção de Conteúdos Multimédia e Gestão de E-Turismo

Código: LTU5329    Sigla: PCMGET

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Página Web:https://elearning2122.isag.pt/
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro 6 50 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU3

Teórico-Práticas: 45,50
Práticas: 0,00
Outro: 5,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 0,67
Práticas: 2,33
Outro: 0,33

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular visa apresentar e sensibilizar os alunos para a importância do turismo e das tecnologias da informação e comunicação, com especial incidência no e-turismo e das suas potencialidades em diferentes setores.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Conhecer, discutir e compreender conceitos básicos relacionados com e-turismo
2. Identificar oportunidades e ameaças do e-turismo
3. Caracterizar o e-commerce, e-business e e-turismo
4. Reconhecer a presença do e-turismo nos diferentes setores da indústria turística
5. Conhecer as tendências de mercado de viagens online
6. Reconhecer o potencial do e-marketing
7. Analisar e discutir casos de estudo

Competências a desenvolver
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Adquirir conhecimentos teóricos que permitam o domínio de conceitos e temáticas fundamentais da atividade
2. Estimular a capacidade de observação, análise e sentido crítico na aplicação de conceitos técnicos da área do turismo, bem como de situações e contextos da atividade
3. Sensibilizar os alunos para a importância da atividade turística, da vivência/experiência turística e da responsabilidade dos profissionais do turismo nestes domínios
4. Fomentar competências pessoais e comportamentais ao nível da criatividade, trabalho de equipa, liderança, responsabilidade, motivação e autonomia para o sucesso
5. Desenvolver o gosto pela investigação em turismo

Programa

Programa
1. O turismo e as TIC
1.1. Áreas de aplicação
1.2. O uso das TIC no turismo
1.3. Aplicações, tecnologias e práticas atuais em e-turismo
1.4. Mapeamento de atividades de comunicação no setor do turismo
1.5. Planeamento, administração e avaliação de atividades relacionadas com e-turismo
1.5. Oportunidades e ameaças
2. Internet e o turismo
2.1. Indústria 4.0 para o sector do Turismo;
2.1.1. Tecnologias de ambientes virtuais;
2.1.3. Técnicas e ferramentas de Marketing Digital,
2.1.4. Realidade virtual e aumentada no turismo,
2.1.5. Computação móvel,
2.1.6. Computação vestível,
2.2. E-commerce e turismo
2.2.1. E-commerce
2.2.2. E-business
2.2.3. E-turismo: oferta e procura
3. Sistemas de Informação Geográfica
4. E-turismo e setores da indústria turística
4.1. Companhias aéreas
4.2. Alojamento
4.3. Operadores turísticos
4.4. Agência de viagens
4.5. Destinos online
5. E-turismo e mercado de viagens e consumidores
5.1. Mercado de viagens online
5.2. Tendências de futuro
6. E-marketing
6.1. Redes sociais
6.2. Casos de estudo
7. Tecnologias e aplicações web
7.1. Protocolos para aplicações multimédia na Internet
7.2. Linguagens para aplicações Web
7.3. Modos de utilização da Web
7.4. Desenvolvimento de aplicações Web 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta aos objetivos 1 e 2, na medida em que apresenta os conceitos fundamentais e permite a discussão de oportunidades e ameaças
- o tema 2 vai ao encontro do objetivo 3, que visa caracterizar o e-commerce, o e-business e e-turismo.
- o tema 3 permite aceder ao objetivo 4, a fim de reconhecer a presença do e-turismo nos diferentes setores da indústria turística.
- o tema 4 apresentará os conteúdos que permitem responder ao objetivo 5, que visa conhecer as tendências de mercado de viagens online.
- o tema 5 irá ao encontro dos objetivos 6 e 7, que visa reconhecer o potencial do e-marketing e estudos de caso.
- o tema 6 e 7 darão resposta ao objetivo 8, apresentando os conceitos gerais sobre a multimédia e a sua aplicação no setor do turismo.

Bibliografia Principal

Vasconcelos,C.;Marketing Digital: A utilização das Aplicações Móveis no Setor do Turismo em Portugal:Intenção de visitar a Região do Algarve (Tese de Mestrado), Instituto Politécnico do Porto, 2021
Fonseca, M. R.;O E-Commerce no turismo Português: Substituição dos Canais Tradicionais pelas Plataformas Online, Universidade de Lisboa, 2021

Bibliografia Complementar

Buhalis, D.; Leung, D. e Law, R.;ETourism: Critical information and communication technologies for tourism destinations, Destination Marketing and Management: Theories and Applications. 205-224., 2011
Buhalis, D.;eTourism: information technology for strategic tourism management. , Pearson Financial Times. Prentice Hall, 2013
Ribeiro, N.;Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA - Editora Informática, 2012. ISBN: 9789727227440
Evangelos, M.;Social Media in Travel, Tourism and Hospitality: Theory, Practice and Cases. Routledge., 2015
Faustino, P;Marketing Digital na Prática, Marcador, 2019. ISBN: 9789897543890
Gonçalves, D.; Fonseca, M. J.; Campos; P.;Introdução ao design de interfaces - 3.ª Edição Atualizada e Aumentada, FCA - Editora de Informática, 2017. ISBN: 9789727228706
Clara, I. , Correia, R.;Realidade Virtual e Realidade Aumentada no setor do turismo: o caso específico dos museus portugueses, ISAG, 2021
Faustino,P.;Marketing Digital na Prática, Editorial Presença, 2019

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Trabalho laboratorial ou de campo  5
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  107
  Total: 160

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
- Prova Escrita I: 30%.
- Prova Escrita II: 30%.
- Trabalho de Grupo: 40%

De acordo com o Regulamento Geral:


1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática