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Gestão de Alojamento Turístico

Código: LTU5222    Sigla: GAT

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro 6 55 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU2

Teórico-Práticas: 24,50
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,13
Outro: 0,53

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
O curso de Gestão de Alojamento Turístico tem como objetivo permitir reconhecer, no domínio do turismo e seus condicionantes, a figura do Alojamento em Empreendimentos Turísticos, tanto na sua estrutura física como conceptual. Visa também caracterizar o consumidor hoteleiro e as suas expectativas. Também esclarece a ligação entre o alojamento e o mercado de turismo e as dinâmicas públicas e privadas do mercado.

Objetivos e resultados de aprendizagem esperados
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, habilidades e competências a serem desenvolvidos pelos alunos):
1. Dominar a terminologia técnica da área de segurança e gestão de crises no domínio do turismo;
2. Reconhecer a relação entre segurança, risco e crise no setor do turismo;
3. Conhecer o processo de identificação, análise e avaliação da segurança;
4. Conhecer os requisitos éticos e legais em matéria de segurança;
5. Identificar os papéis e funções das diferentes forças, organizações e serviços de segurança;
6. Identificar o enquadramento jurídico das empresas turísticas e o conceito com que se relacionam.
7. Possibilitar a identificação das instalações de consumo do produto hoteleiro do ponto de vista do cliente e do profissional.
8. Conhecer os índices de Gestão e orçamentação de Unidades Hoteleiras e a dinâmica dos serviços principais.

Competências para desenvolver
No final do curso, os alunos devem ser capazes de:
- Reconhecer a importância do alojamento turístico no mercado turístico global;
- Efetuar uma análise crítica e reflexiva das necessidades infraestruturais dos alojamentos turísticos com vista à satisfação dos consumidores;
- Identificar, nas unidades de alojamento turístico, os riscos e pressupostos de segurança que permitem fidelizar o cliente a um destino;
- Interagir com os profissionais da hotelaria utilizando terminologia adequada e reconhecendo índices de gestão de unidades de alojamento turístico, essenciais para a compreensão do mercado e do destino.

Programa


1. Conceitos e terminologias - Alojamento Turístico, Hotelaria e Hotelaria
1.1. Quadro legal para alojamento turístico e empreendimentos turísticos
1.2. Conceitos de acomodação no mercado
1.3. Terminologia utilizada em hotelaria e turismo
2. Segurança e risco no turismo
2.1. Sociedade de risco
2.2. Gestão de risco versus gerenciamento de segurança
3. Agências de planeamento e segurança
3.1. Objetivo e responsabilidades
3.2. Segurança e higiene
3.3. Programas e planos de segurança
4. Planeamento de emergência
4.1. Forças, órgãos e serviços de segurança
4.2. Planos de coordenação
4.3. Processos de gestão de risco
5. Hotelaria e empreendimentos Turísticos
5.1 Estudo de viabilidade
5.2 Implementação
5.3 Marketing
5.4 A segmentação da clientela das unidades hoteleiras.
6. Unidades de alojamento e serviços
6.1 Infraestrutura de unidades hoteleiras e unidades de alojamento
6.2. Serviços no hotel
6.3. Expectativas do consumidor de hotel
6.4 Organograma e Job-Descriptions de uma unidade hoteleira
6.5 O hotel do ponto de vista do consumidor e profissional
6.6 O serviço de Receção
6.7 O serviço de Housekeeping
7. A Gestão Hoteleira
7.1 Os conceitos básicos relacionados com a gestão de alojamento
7.2 Orçamentação de unidade hoteleira
7.3 Interpretação e análise de resultados, KPIs

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite aos alunos adquirir os conhecimentos e desenvolver as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O Tema 1 responde aos objetivos 1 e 6, apresentando a terminologia utilizada no setor hoteleiro, bem como os conceitos de unidades hoteleiras presentes nos destinos turísticos mundiais.
- O tema 2 permite responder aos objetivos 1 e 2, contextualizando a sociedade de risco e os impactos da falta de segurança, crises, por exemplo, terrorismo, para o turismo;
- O tema 3 permite atingir o objetivo 3 no estudo de planos de segurança;
- O Tema 4 responde aos objetivos 4 e 5, apresentando requisitos éticos e legais, bem como agentes de segurança para o setor.
- O tema 5 responde aos objetivos 5, 6, o que explica os conceitos existentes nos destinos turísticos e a respetiva segmentação da clientela, infraestrutura e expectativas dos consumidores.
- Os temas 6 e 7 respondem aos objetivos 7 e 8, pois estes materializam com exemplos claros a sua aplicação.

Bibliografia Principal

Foris, D., Popescu, M., & Foris, T.;A comprehensive review of the quality approach in tourism, Intech Open Science, 10, 159-188, 2018
Beirman, D. ;Tourism Crisis and Safety Management, The SAGE Handbook of Tourism Management, 2018

Bibliografia Complementar

Kainthola, V.P. ;Principles of Hotel Management, Global Media, 2009
Las Casas, A. ;Marketing de Serviços, ATLAS, 1990. ISBN: 85-224-0647-2
Morgan, M.; Lugosi, P. e Ritchie, J. (Eds);The Tourism and Leisure Experience: Consumer and Managerial Perspectives, Channel View Publications, 2010
Bac, D. P., Bugnar, N. G., & Mester, L. E. ;Terrorism and its impacts on the tourism industry, Revista Român¿ de Geografie Politic¿, 17(1), 5-11, 2015

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão apresentados de forma dinâmica em aulas expositivas, onde se espera uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão fornecidos exercícios, estudos de caso, vídeos ilustrativos e outros materiais multimédia de apoio. Serão promovidas sessões técnicas / práticas (nas aulas e via plataforma de e-learning), apresentações e debates.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Participação Presencial  2
Outras  Projectos  8
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  102
  Total: 160

Avaliação Contínua

Teste 1 - teste - 35%
Teste 2 - teste - 35%
Trabalho de grupo: 30%

De acordo com o Regulamento Geral:

1. A presença efetiva dos alunos nas aulas estará sujeita a inscrição e, caso o número de faltas por aluno exceda 30% do total de sessões presenciais previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final do temporada normal.
2. Nas provas escritas e nos referidos elementos de avaliação é necessário obter uma pontuação mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o aluno falhe ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Se o aluno faltar ou obtiver nota inferior a 7,5 na segunda prova escrita (realizada na mesma data da prova escrita final da época normal), pode requerer a inscrição para avaliação durante o período de recurso. O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) devem ser apresentados na base de dados Turnitin, disponível na plataforma de E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de semelhança até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%
Caso o estudante tenha realizado o trabalho previsto na avaliação contínua, o valor da avaliação poderá ser considerado em 15% na ponderação da avaliação final. Para o efeito, o estudante deverá informar o docente expressamente e por escrito da sua vontade de optar por esta avaliação.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas levam em consideração as características do curso. Apesar de um carácter teórico, a utilização de estudos de caso e outros materiais de apoio visam contribuir para a concretização dos objetivos da unidade curricular, do ponto de vista prático e aplicado.