Código: | LTU5222 | Sigla: | GAT |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 2º | 6 | 55 | 160 |
Teórico-Práticas: | 24,50 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. Conceitos e terminologias - Alojamento Turístico, Hotelaria e Hotelaria
1.1. Quadro legal para alojamento turístico e empreendimentos turísticos
1.2. Conceitos de acomodação no mercado
1.3. Terminologia utilizada em hotelaria e turismo
2. Segurança e risco no turismo
2.1. Sociedade de risco
2.2. Gestão de risco versus gerenciamento de segurança
3. Agências de planeamento e segurança
3.1. Objetivo e responsabilidades
3.2. Segurança e higiene
3.3. Programas e planos de segurança
4. Planeamento de emergência
4.1. Forças, órgãos e serviços de segurança
4.2. Planos de coordenação
4.3. Processos de gestão de risco
5. Hotelaria e empreendimentos Turísticos
5.1 Estudo de viabilidade
5.2 Implementação
5.3 Marketing
5.4 A segmentação da clientela das unidades hoteleiras.
6. Unidades de alojamento e serviços
6.1 Infraestrutura de unidades hoteleiras e unidades de alojamento
6.2. Serviços no hotel
6.3. Expectativas do consumidor de hotel
6.4 Organograma e Job-Descriptions de uma unidade hoteleira
6.5 O hotel do ponto de vista do consumidor e profissional
6.6 O serviço de Receção
6.7 O serviço de Housekeeping
7. A Gestão Hoteleira
7.1 Os conceitos básicos relacionados com a gestão de alojamento
7.2 Orçamentação de unidade hoteleira
7.3 Interpretação e análise de resultados, KPIs
O programa proposto permite aos alunos adquirir os conhecimentos e desenvolver as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O Tema 1 responde aos objetivos 1 e 6, apresentando a terminologia utilizada no setor hoteleiro, bem como os conceitos de unidades hoteleiras presentes nos destinos turísticos mundiais.
- O tema 2 permite responder aos objetivos 1 e 2, contextualizando a sociedade de risco e os impactos da falta de segurança, crises, por exemplo, terrorismo, para o turismo;
- O tema 3 permite atingir o objetivo 3 no estudo de planos de segurança;
- O Tema 4 responde aos objetivos 4 e 5, apresentando requisitos éticos e legais, bem como agentes de segurança para o setor.
- O tema 5 responde aos objetivos 5, 6, o que explica os conceitos existentes nos destinos turísticos e a respetiva segmentação da clientela, infraestrutura e expectativas dos consumidores.
- Os temas 6 e 7 respondem aos objetivos 7 e 8, pois estes materializam com exemplos claros a sua aplicação.
Foris, D., Popescu, M., & Foris, T.;A comprehensive review of the quality approach in tourism, Intech Open Science, 10, 159-188, 2018 |
Beirman, D. ;Tourism Crisis and Safety Management, The SAGE Handbook of Tourism Management, 2018 |
Kainthola, V.P. ;Principles of Hotel Management, Global Media, 2009 |
Las Casas, A. ;Marketing de Serviços, ATLAS, 1990. ISBN: 85-224-0647-2 |
Morgan, M.; Lugosi, P. e Ritchie, J. (Eds);The Tourism and Leisure Experience: Consumer and Managerial Perspectives, Channel View Publications, 2010 |
Bac, D. P., Bugnar, N. G., & Mester, L. E. ;Terrorism and its impacts on the tourism industry, Revista Român¿ de Geografie Politic¿, 17(1), 5-11, 2015 |
Os conteúdos serão apresentados de forma dinâmica em aulas expositivas, onde se espera uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão fornecidos exercícios, estudos de caso, vídeos ilustrativos e outros materiais multimédia de apoio. Serão promovidas sessões técnicas / práticas (nas aulas e via plataforma de e-learning), apresentações e debates.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 2 | |
Outras | Projectos | 8 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 102 | |
Total: | 160 |
Teste 1 - teste - 35%
Teste 2 - teste - 35%
Trabalho de grupo: 30%
De acordo com o Regulamento Geral:
1. A presença efetiva dos alunos nas aulas estará sujeita a inscrição e, caso o número de faltas por aluno exceda 30% do total de sessões presenciais previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final do temporada normal.
2. Nas provas escritas e nos referidos elementos de avaliação é necessário obter uma pontuação mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o aluno falhe ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Se o aluno faltar ou obtiver nota inferior a 7,5 na segunda prova escrita (realizada na mesma data da prova escrita final da época normal), pode requerer a inscrição para avaliação durante o período de recurso. O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) devem ser apresentados na base de dados Turnitin, disponível na plataforma de E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de semelhança até 30%.
Teste escrito individual: 100%
Caso o estudante tenha realizado o trabalho previsto na avaliação contínua, o valor da avaliação poderá ser considerado em 15% na ponderação da avaliação final. Para o efeito, o estudante deverá informar o docente expressamente e por escrito da sua vontade de optar por esta avaliação.
As metodologias consideradas levam em consideração as características do curso. Apesar de um carácter teórico, a utilização de estudos de caso e outros materiais de apoio visam contribuir para a concretização dos objetivos da unidade curricular, do ponto de vista prático e aplicado.