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Produtos Turísticos

Código: LTU5221    Sigla: PT

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro 5 45,5 134

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU2

Teórico-Práticas: 24,50
Seminário: 0,00
Outro: 5,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,50
Seminário: 0,20
Outro: 0,33

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular de Produtos Turísticos pretende introduzir e contextualizar os produtos turísticos e apresentar a diversidade dos mesmos através de interligações com outras áreas: económia, serviços e tecnologia. A temática irá incidir na relação entre a conceção e o desenvolvimento de produtos turísticos, através da análise das suas características específicas, fases, estratégias de desenvolvimento e os seus fatores de sucesso. Será igualmente importante identificar oportunidades de diferenciação de produtos turísticos em Portugal.
Pretende-se também analisar os diferentes mercados turísticos de modo a associá-los aos seus principais produtos, compreender as suas vantagens competitivas e comparativas e o seu potencial no mercado português.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1.Compreender o conceito de produto turístico e o seu ciclo de vida;
2.Identificar e distinguir diferentes tipos de produtos turísticos;
3.Conhecer as especificidades de diferentes mercados turísticos;
4.Desenvolver produtos para diferentes mercados turísticos;
5.Conhecer as áreas emissoras e recetoras
6.Relacionar os mercados e os produtos turísticos procurados

Competências a desenvolver
Os alunos deverão desenvolver as suas competências ao nível do caracterização, diferenciação e desenvolvimento dos produtos turísticos. Será igualmente importante a capacidade de brainstorming e colaboração no contexto de trabalho em grupo, sendo também necessário dominar as metodologias de recolha e de tratamento de dados. Pretende-se desenvolver a capacidade analítica ao nível de mercados turísticos internacionais e as suas potencialidades para Portugal. Finalmente, espera-se sensibilizar os alunos para a importância da diversificação de produtos turísticos e capturar segmentos de nicho em Portugal.

Programa

1. Introdução e contextualização sobre os produtos turísticos
1.1. Conceitos, características e componentes da oferta
1.2. Recursos turísticos
1.3. Noções de produto e de produtos turísticos
1.4. O produto turístico global e os produtos turísticos específicos
1.5. Componentes e características do produto turístico
1.6. Níveis do produto turístico
1.7. O mix do produto turístico
1.8. Ciclo de vida do(s) produto(s) e do mercado turístico.
2. Conceção e desenvolvimento de produtos turísticos
2.1. Fases do desenvolvimento de produtos turísticos
2.2. Fatores chave de sucesso do produto
2.3. Produtos estratégicos
3. Mercados e Destinos Turísticos
3.1. Elementos básicos
3.2. Tipos de mercado
3.3. Estratégia e competitividade
3.4. Estudos de caso

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta ao objetivo 1, ao apresentar as noções e conceitos-chave da unidade curricular;
- o tema 2 dá resposta aos objetivos 2 e 3, ao apresentar os diferentes tipos de produtos e estratégias para a sua gestão;
- o tema 3 permite atingir o objetivo 4 e 5, ao conhecer as especificidades dos mercados turísticos e a relação com os produtos.

Bibliografia Principal

Kotler, P., & Armstrong, G. ;Developing new products and managing the product life cycle. , In Principles of marketing (17th ed., pp. 278¿304). Pearson Education. , 2018 (http://17imc.ir/uploads/uploads/Principles%20of%20Marketing%202017.pdf )
Albrecht, J.;Visitor Management in Tourist Destinations, Universidade Europeia, 2016

Bibliografia Complementar

Deloitte;Ontario tourism product assessment research study, Ontario, Canada. , 2009 (http://www.mtc.gov.on.ca/en/publications/Ontario_Tourism_Product_Assessment.pdf )
Benur, A. M., & Bramwell, B. ;Tourism product development and product diversification in destinations, Tourism Management, 50, 213¿224. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.02.005 , 2015
Richards, G., & Wilson, J. ;Developing creativity in tourist experiences: A solution to the serial reproduction of culture¿?, Tourism Management, 27, 1209¿1223. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2005.06.002 , 2006
Santos, M. M., Ferreira, A. M., & Costa, C.;Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores., Revista Turismo & Desenvolvimento, 21/22, 315¿330., 2014
Smith, S. ;The tourism product., Annals of Tourism Research, 21 (3), 582¿595. https://doi.org/10.1016/0160-7383(94)90121-X, 1994
UNWTO, & ETC;Handbook on tourism product development. , UNWTO, & ETC. https://doi.org/10.18111/9789284413959, 2011

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  37,5
Seminário  Participação Presencial  3
Outras  Projectos  5
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  85,5
  Total: 134

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua:
2 Testes escritos (1º -15%, 2º - 30%)
1 trabalho de grupo  25% (e-learning)
1 trabalho individual - 20%
Participação - 10%

Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Avaliação Final:


Prova escrita individual: 100%

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.