Código: | LTU5221 | Sigla: | PT |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 2º | 5 | 45,5 | 134 |
Teórico-Práticas: | 24,50 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 5,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular de Produtos Turísticos pretende introduzir e contextualizar os produtos turísticos e apresentar a diversidade dos mesmos através de interligações com outras áreas: económia, serviços e tecnologia. A temática irá incidir na relação entre a conceção e o desenvolvimento de produtos turísticos, através da análise das suas características específicas, fases, estratégias de desenvolvimento e os seus fatores de sucesso. Será igualmente importante identificar oportunidades de diferenciação de produtos turísticos em Portugal.
Pretende-se também analisar os diferentes mercados turísticos de modo a associá-los aos seus principais produtos, compreender as suas vantagens competitivas e comparativas e o seu potencial no mercado português.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1.Compreender o conceito de produto turístico e o seu ciclo de vida;
2.Identificar e distinguir diferentes tipos de produtos turísticos;
3.Conhecer as especificidades de diferentes mercados turísticos;
4.Desenvolver produtos para diferentes mercados turísticos;
5.Conhecer as áreas emissoras e recetoras
6.Relacionar os mercados e os produtos turísticos procurados
Competências a desenvolver
Os alunos deverão desenvolver as suas competências ao nível do caracterização, diferenciação e desenvolvimento dos produtos turísticos. Será igualmente importante a capacidade de brainstorming e colaboração no contexto de trabalho em grupo, sendo também necessário dominar as metodologias de recolha e de tratamento de dados. Pretende-se desenvolver a capacidade analítica ao nível de mercados turísticos internacionais e as suas potencialidades para Portugal. Finalmente, espera-se sensibilizar os alunos para a importância da diversificação de produtos turísticos e capturar segmentos de nicho em Portugal.
1. Introdução e contextualização sobre os produtos turísticos
1.1. Conceitos, características e componentes da oferta
1.2. Recursos turísticos
1.3. Noções de produto e de produtos turísticos
1.4. O produto turístico global e os produtos turísticos específicos
1.5. Componentes e características do produto turístico
1.6. Níveis do produto turístico
1.7. O mix do produto turístico
1.8. Ciclo de vida do(s) produto(s) e do mercado turístico.
2. Conceção e desenvolvimento de produtos turísticos
2.1. Fases do desenvolvimento de produtos turísticos
2.2. Fatores chave de sucesso do produto
2.3. Produtos estratégicos
3. Mercados e Destinos Turísticos
3.1. Elementos básicos
3.2. Tipos de mercado
3.3. Estratégia e competitividade
3.4. Estudos de caso
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta ao objetivo 1, ao apresentar as noções e conceitos-chave da unidade curricular;
- o tema 2 dá resposta aos objetivos 2 e 3, ao apresentar os diferentes tipos de produtos e estratégias para a sua gestão;
- o tema 3 permite atingir o objetivo 4 e 5, ao conhecer as especificidades dos mercados turísticos e a relação com os produtos.
Kotler, P., & Armstrong, G. ;Developing new products and managing the product life cycle. , In Principles of marketing (17th ed., pp. 278¿304). Pearson Education. , 2018 (http://17imc.ir/uploads/uploads/Principles%20of%20Marketing%202017.pdf ) |
Albrecht, J.;Visitor Management in Tourist Destinations, Universidade Europeia, 2016 |
Deloitte;Ontario tourism product assessment research study, Ontario, Canada. , 2009 (http://www.mtc.gov.on.ca/en/publications/Ontario_Tourism_Product_Assessment.pdf ) |
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Santos, M. M., Ferreira, A. M., & Costa, C.;Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores., Revista Turismo & Desenvolvimento, 21/22, 315¿330., 2014 |
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UNWTO, & ETC;Handbook on tourism product development. , UNWTO, & ETC. https://doi.org/10.18111/9789284413959, 2011 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 37,5 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Outras | Projectos | 5 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 85,5 | |
Total: | 134 |
Avaliação Final:
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.