Código: | LTU5219 | Sigla: | LEEIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 2º | 4 | 38 | 106 |
Teórico-Práticas: | 31,50 |
Outro: | 8,00 |
Docência - Horas
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I. Funções de comunicação:
Falar sobre os hábitos do presente. Apresentar uma empresa e descrever diferentes posições. Relatar experiências anteriores. Expressar proibição e obrigação. Transmitir mensagens. Resumir um argumento. Falar sobre ações e situações futuras. Dar conselhos. Expressar desejos, reclamações e necessidades. Avaliar situações.
II. Conteúdos gramaticais:
Todas as estruturas dos níveis A.1 e A.2. Revisão do presente de indicativo. Revisão dos usos dos tempos passados (pretérito imperfeito, indefinido e perfeito). Imperativo. Artigo neutro. Futuro. Presente do subjuntivo. Pretérito mais que perfeito. Usos de conetores (aunque). Colocação de pronomes com imperativo. Superlativo, muy e mucho.
III. Conteúdos lexicais:
Descrição detalhada de um trabalho. Avaliar os candidatos a um emprego. Patentes. Invenções. Franquias. Feiras Internacionais. Estresse no trabalho. Saúde e Segurança no Trabalho. Teletrabalho.
IV. Conteúdos culturais:
Introdução ao conhecimento e comportamento profissional, sociocultural e intercultural dos países de língua espanhola.
O programa combina práticas de comunicação pedagógica ativas com exercícios sistemáticos para a aprendizagem abrangente do vocabulário, a gramática e os conteúdos culturais necessários para atingir o nível B1.1 do QECR.
CARBALLO DÍAZ, Emérita;Practica y domina la gramática., Porto editora, 2023. ISBN: 9789720313645 (Contiene ejercícios con las respectivas soluciones.) |
de PRADA, Marisa/MERCÉ, Pilar;Entorno Laboral, Edelsa editores, 2021. ISBN: 9788490816066 (4ª edición) |
DÍAZ, Ana;Falsos Amigos, Editorial Lidel, 2023. ISBN: 9789897524028 |
Felice, A. et alli.;Español para el Comercio Mundial del Siglo XXI, Edinumen, 2015. ISBN: 9788498486346 |
CUEVAS FERNÁNDEZ, Olga;Negocios. Manual de español profesional, Universidad de Alcalá de Henares, 2021. ISBN: 9788481386240 |
Utilizamos o manual Entorno Laboral, de Edelsa, como método de aprendizagem do espanhol para fins profissionais porque segue as diretrizes do QECR e se baseia em um método comunicativo de trabalho individual, por pares e em equipa. O processo foca-se na aprendizagem de elementos descritivos da linguagem e do seu uso em situações específicas. O uso de ferramentas multimédia e a realização de projetos acompanham toda a aprendizagem. Este sistema visa chegar o mais próximo possível das situações da vida real.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Outras | Projectos | 8 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 65 | |
Total: | 106 |
Trabalho individual com apresentação oral e uma atividade de e-learning: podcast: 40%.
Testes escritos individuais (2): 60% (30% + 30%).
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame escrito: 100%
O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
O aluno classificado com 8 (oito) ou 9 (nove) valores na prova escrita terá acesso a uma prova oral.
A abordagem comunicativa e a utilização de ferramentas multimédia potenciam e favorecem a aquisição das competências exigidas no nível correspondente a esta unidade curricular, simulando e reproduzindo, durante a aprendizagem, as situações em que o novo utilizador da língua se irá encontrar na sua vida profissional e pessoal. O desenvolvimento de projetos ajuda a aquisição das competências.