Código: | LTU5215 | Sigla: | CRTT |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 2º | 5 | 45,5 | 134 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Seminário: | 3,00 |
Outro: | 5,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa apresentar as competências pessoais enquanto ferramentas fundamentais para o sucesso no mercado de trabalho e na vida. A partir de um enquadramento teórico, os alunos serão convidados a realizar dinâmicas de caráter prático, tendo como objetivo a integração do conhecimento pela experiência.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Adotar as atitudes convenientes a diferentes situações;
2. Saber utilizar as diferentes soft skills;
3. Desenvolver recursos de comunicação;
4. Desenvolver capacidades de trabalho de equipa, networking e resolução de problemas;
5. Estimular o pensamento crítico, capacidade de adaptação e resiliência;
6. Desenvolver competências ao nível da positividade, gestão de tempo e motivação;
7.Compreender os vários conceitos e técnicas relacionadas com a gestão de talentos;
8.Adquirir competências de liderança;
9.Conhecer estratégias para atrair e reter talentos;
10.Compreender a importância da desvinculação e da sucessão associada à gestão de talentos.
Competências a desenvolver
1. Adotar as atitudes convenientes a diferentes situações;
2. Saber utilizar as diferentes soft skills;
3. Desenvolver recursos de comunicação;
4. Desenvolver capacidades de trabalho de equipa, networking e resolução de problemas;
5. Estimular o pensamento crítico, capacidade de adaptação e resiliência;
6. Desenvolver competências ao nível da positividade, gestão de tempo e motivação.
1. Atitudes e comportamentos
1.1. Atitudes, comportamento e emoções
1.2. Personalidade e identidade
2. Hard Skills e Soft Skills
2.1. Confiança e Influência Emocional
2.2. Comunicação
2.3. Expressão e criatividade
2.4. Trabalho em equipa e networking
2.5. Ética e pensamento crítico
2.6. Positividade e inteligência emocional
2.7. Tomada de decisões e gestão de tempo
2.8. Motivação e flexibilidade
2.9. Resolução de problemas e conflitos
2.10. Capacidade de adaptação e resiliência
3.Competências e talentos
3.1. Modelos
3.2. Gestão de desempenho
3.3. Gestão de carreiras
4. Liderança de talentos
4.1. Coaching
4.2. Inteligência Emocional
4.3. Atração e retenção de talentos
4.4. Estilos de liderança
5. Desvinculação
5.1. Gestão da sucessão
5.2. Outplacement integrado na gestão de talento
O programa proposto permite que os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos na medida em que:
- o tema 1 dá resposta ao objetivo 1, fazendo um enquadramento da temática das atitudes e comportamentos no contexto da gestão do capital humano;
- o tema 2 explora as soft skills, tendo como foco fomentar nos alunos um conjunto de competências e conhecimentos de base para o desenvolvimento de recursos que promovam os seus potenciais no domínio das soft skills fundamentais, a que se propõem os objetivos 2, 3, 4, 5 e 6;
- o tema 3 permite aceder ao objetivo 7, ao contextualizar a gestão de talentos e carreiras.
- o tema 4 dá resposta ao definido nos objetivos 8 e 9, no que se refere a técnicas de liderança e gestão de talentos.
- o tema 5 apresenta conteúdos para alcançar o objetivo 10, e dar atenção à temática da desvinculação.
Armstrong, M. ;How to Manage People - Fast, Effective Management Skills that Really Get Results, Kogan Page, 2022. ISBN: 9781398605473 |
Martins, D. e Marques, R. ;). A Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica, Editora RH, 2019 |
Berger, L. e Berger, D.;The talent management handbook, NY: McGraw-Hill, 2011 |
Cascão, F. ;Gestão de competências, do conhecimento e do Talento. , Edições Silabo, 2014 |
Neves, J., Garrido, M. e Simões, E. ;Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais : Teoria e Prática, Editora Sílabo, 2015. ISBN: 978-972-618-798-1 |
Shayanipour, Z.;, Imani, M. e Karimzadeh, S. ;An Appropriate Model for Talent Management Based On Emotional, Organizational and Cultural Intelligence, Iran Jour. Edu Soc, 1(5),66-7., 2017 |
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 37,5 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Outras | Projectos | 5 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 85,5 | |
Total: | 134 |
- 2 testes escritos (cada um com uma ponderação de 35%) = ponderação total 70%
- 1 trabalho (submissão através da plataforma e-learning - base de dados Turnitin) = ponderação total 30%
Nos termos do Regulamento Geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame Final: 100%
As metodologias definidas têm em conta as características da unidade curricular (UC). A natureza teórica da UC é combinada com a utilização de estudos de caso e outros materiais para apoiar a exposição de conceitos, permitindo que os objectivos propostos sejam alcançados de um ponto de vista aplicado e prático.
Esta é uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão a executar, avaliar e decidir. Serão estabelecidas relações com conceitos abordados em aulas anteriores, o que promove o desenvolvimento do pensamento relacional e crítico. Durante as aulas será promovido o desenvolvimento das competências dos alunos, bem como a consciência da importância das questões abordadas no contexto real actual, o que contribui para um melhor enquadramento e uma compreensão mais fácil dos objectivos a alcançar.
Por outro lado, será promovido um processo de diálogo e debate para que todos os estudantes possam participar e partilhar as suas próprias experiências e conhecimentos. Desta forma, os conhecimentos serão partilhados, bem como as dúvidas e perguntas, o que beneficia a aprendizagem e promove a motivação dos estudantes. Através da utilização destas estratégias, o objectivo é assegurar que os estudantes desenvolvem competências, conhecimentos e habilidades, e que são capazes de as aplicar em diferentes contextos.
O trabalho prático em grupo permitirá a aplicação dos conteúdos trabalhados na aula, proporcionando uma melhor compreensão e análise dos modelos e ferramentas adquiridos. Além disso, o trabalho de grupo permitirá a partilha de conhecimentos entre os membros do grupo, a procura de informação externa, e o contacto com a realidade do mercado de trabalho. A apresentação subsequente na aula reforçará as competências analíticas e de apresentação, que são essenciais para a realização dos objectivos deste curso.
Finalmente, a avaliação dos alunos permitirá avaliar a eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, fazer as correcções necessárias no futuro.