Código: | LTU5215 | Sigla: | CRTT |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 2º | 5 | 45,5 | 134 |
Teórico-Práticas: | 39,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa apresentar as competências pessoais enquanto ferramentas fundamentais para o sucesso no mercado de trabalho e na vida. A partir de um enquadramento teórico, os alunos serão convidados a realizar dinâmicas de caráter prático, tendo como objetivo a integração do conhecimento pela experiência.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Adotar as atitudes convenientes a diferentes situações;
2. Saber utilizar as diferentes soft skills;
3. Desenvolver recursos de comunicação;
4. Desenvolver capacidades de trabalho de equipa, networking e resolução de problemas;
5. Estimular o pensamento crítico, capacidade de adaptação e resiliência;
6. Desenvolver competências ao nível da positividade, gestão de tempo e motivação;
7.Compreender os vários conceitos e técnicas relacionadas com a gestão de talentos;
8.Adquirir competências de liderança;
9.Conhecer estratégias para atrair e reter talentos;
10.Compreender a importância da desvinculação e da sucessão associada à gestão de talentos.
Competências a desenvolver
1. Adotar as atitudes convenientes a diferentes situações;
2. Saber utilizar as diferentes soft skills;
3. Desenvolver recursos de comunicação;
4. Desenvolver capacidades de trabalho de equipa, networking e resolução de problemas;
5. Estimular o pensamento crítico, capacidade de adaptação e resiliência;
6. Desenvolver competências ao nível da positividade, gestão de tempo e motivação.
1. Atitudes e comportamentos
1.1. Atitudes, comportamento e emoções
1.2. Personalidade e identidade
2. Hard Skills e Soft Skills
2.1. Confiança e Influência Emocional
2.2. Comunicação
2.3. Expressão e criatividade
2.4. Trabalho em equipa e networking
2.5. Ética e pensamento crítico
2.6. Positividade e inteligência emocional
2.7. Tomada de decisões e gestão de tempo
2.8. Motivação e flexibilidade
2.9. Resolução de problemas e conflitos
2.10. Capacidade de adaptação e resiliência
3.Competências e talentos
3.1. Modelos
3.2. Gestão de desempenho
3.3. Gestão de carreiras
4. Liderança de talentos
4.1. Coaching
4.2. Inteligência Emocional
4.3. Atração e retenção de talentos
4.4. Estilos de liderança
5. Desvinculação
5.1. Gestão da sucessão
5.2. Outplacement integrado na gestão de talento
O programa proposto permite que os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos na medida em que:
- o tema 1 dá resposta ao objetivo 1, fazendo um enquadramento da temática das atitudes e comportamentos no contexto da gestão do capital humano;
- o tema 2 explora as soft skills, tendo como foco fomentar nos alunos um conjunto de competências e conhecimentos de base para o desenvolvimento de recursos que promovam os seus potenciais no domínio das soft skills fundamentais, a que se propõem os objetivos 2, 3, 4, 5 e 6;
- o tema 3 permite aceder ao objetivo 7, ao contextualizar a gestão de talentos e carreiras.
- o tema 4 dá resposta ao definido nos objetivos 8 e 9, no que se refere a técnicas de liderança e gestão de talentos.
- o tema 5 apresenta conteúdos para alcançar o objetivo 10, e dar atenção à temática da desvinculação.
Martins, D. e Marques, R. ;). A Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica, Editora RH, 2019 |
Neves, J., Garrido, M. e Simões, E. ;Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais : Teoria e Prática, Editora Sílabo, 2015. ISBN: 978-972-618-798-1 |
Berger, L. e Berger, D.;The talent management handbook, NY: McGraw-Hill, 2011 |
Cascão, F. ;Gestão de competências, do conhecimento e do Talento. , Edições Silabo, 2014 |
Shayanipour, Z.;, Imani, M. e Karimzadeh, S. ;An Appropriate Model for Talent Management Based On Emotional, Organizational and Cultural Intelligence, Iran Jour. Edu Soc, 1(5),66-7., 2017 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais materiais multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 37,5 | |
Seminários | Participação Presencial | 3 | |
Outras | Projectos | 5 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 85,5 | |
Total: | 134 |
2 Testes escritos 2 x 35%
1 trabalho (submissão plataforma e-learning) 30%
Prova escrita individual: 100%
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.