Código: | LTU5105 | Sigla: | LEEI |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 1º | 6 | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Outro: | 12,00 |
Docência - Horas
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I. Funções comunicativas: cumprimentar formal e informalmente. Fornecer e solicitar informações pessoais: nacionalidade, origem, idade, etc. Apresentar-se. Recursos de controlo de comunicação. Perguntar e dizer as horas. Expressar ações habituais. Descrever as atividades profissionais. Descrever objetos: cor, forma, tamanho, etc. Expressar a frequência com que fazemos as coisas. Fale sobre a família. Falar sobre ações em desenvolvimento. Descrever uma pessoa física e psicologicamente. Comparar pessoas ou coisas. Descrever relacionamentos. Expressar gostos e preferências. Falar de hobbies. Mostrar concordância ou discordância. Comprar um produto: solicitar preços, quantidades e qualidades.
II. Conteúdo gramatical: pronomes pessoais tônicos de sujeito. Verbos no presente: ser, tener, estar, ir. O alfabeto. Relação entre grafias e fonemas. Concordância de gênero e número. Artigos definidos e indefinidos. Numerais. Verbos reflexivos. Adjetivos possessivos. Advérbios de lugar. hay/está. Demonstrativo. Interrogativos. Pretérito perfeito. A negação. Expressar duração. Expressões de frequência. Perífrases verbais: Estar + gerúndio, ir + para + infinitivo, hay + que, tener + que. Simultaneidade al+ infinitivo. Pero/sino (que). A comparação. Tipos de cartas: formais, informais. Verbo gustar. También / tampoco / A mí sí / A mí no. Demonstrativos. Pronomes pessoais de Objeto Direto.
III. Conteúdo lexical: profissões e empresas. Dados pessoais e profissionais. Itinerários. O escritório. Desportos. Organigrama empresarial. Agenda e planificação. O tempo. Atividades de negócios e lazer. Opiniões sobre o trabalho. Remuneração e impostos. A jornada de trabalho. O Wi-Fi. A negociação. Vocabulário específico da área do curso.
IV. Conteúdo cultural: introdução ao conhecimento e comportamento profissional, sociocultural e intercultural dos países de língua espanhola.
O programa combina práticas de comunicação pedagógica ativa com exercícios sistemáticos para a aprendizagem abrangente do vocabulário, a gramática e os conteúdos culturais necessários para atingir o nível A1 do QECR.
CARBALLO DÍAZ, Emérita;Practica y domina la gramática., Porto editora, 2023. ISBN: 9789720313645 (Contiene ejercícios con las respectivas soluciones.) |
de PRADA, Marisa/MERCÉ, Pilar;Entorno Laboral, Edelsa editores, 2021. ISBN: 9788490816066 (4ª edición) |
DÍAZ, Ana;Falsos Amigos, Editorial Lidel, 2023. ISBN: 9789897524028 |
CUEVAS FERNÁNDEZ, Olga;Negocios. Manual de español profesional, Universidad de Alcalá de Henares, 2021. ISBN: 9788481386240 |
Las 3 primeras referencias bibliográficas son de uso obligatorio.
Utilizamos este manual porque se baseia em um método comunicativo e segue as diretrizes do QECR. O processo foca-se na aprendizagem de elementos descritivos da linguagem e do seu uso em situações específicas. A realização de projetos acompanha toda a aprendizagem. Este sistema visa chegar o mais próximo possível das situações da vida real.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Projectos | 12 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 100 | |
Total: | 160 |
Trabalho individual com apresentação oral e uma atividade de e-learning: podcast: 40%.
Testes escritos individuais (2): 60% (30% + 30%).
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame escrito: 100%
O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
O aluno classificado com 8 (oito) ou 9 (nove) valores na prova escrita terá acesso a uma prova oral.
A abordagem comunicativa e a utilização de ferramentas multimédia potenciam e favorecem a aquisição das competências exigidas no nível correspondente a esta unidade curricular, simulando e reproduzindo, durante a aprendizagem, as situações em que o novo utilizador da língua se irá encontrar na sua vida profissional e pessoal. O desenvolvimento de projetos ajuda a aquisição das competências.