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Economia do Turismo

Código: LTU5101    Sigla: ET

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro 6 ECTS 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU1A

Teórico-Práticas: 42,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LTU1ERASMUS

Teórico-Práticas: 0,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,13
Outro: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular tem como objectivo a compreensão dos princípios fundamentais da economia do turismo. Pretende fazer uma abordagem ao estudo do sector do turismo do ponto de vista da economia, que permita aos alunos a compreensão da lógica económica subjacente ao sector e a análise dos efeitos micro e macro do turismo na economia.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Sensibilizar os estudantes para o conceito da economia do turismo e concretização dos objetivos no sector;
2. Descrever como funciona o mercado, nomeadamente a procura e a oferta turística e a situação de equilíbrio do mercado;
3. Compreender o sector do turismo no contexto da atividade económica, através do cálculo e análise das principais variáveis macroeconómicas (produção, investimento, emprego, balança de pagamentos entre outras).

Competências a desenvolver
1. Compreender a problemática da análise económica do turismo.
2. Adquirir conhecimentos no sentido de aplicar conceitos de microeconomia e macroeconomia ao turismo.
3. Desenvolver competências para identificar e avaliar em termos económicos as componentes do turismo (procura e oferta).
4. Compreender os potenciais impactos económicos do turismo e os potenciais métodos de avaliação.

Programa

I. Princípios Fundamentais da Economia
- Definição e princípios básicos da economia.
- Âmbito da Economia do Turismo.
- Principais políticas económicas e objetivos de médio prazo para o sector do turismo
II. A Procura turística
- Noção e formação da procura turística.
- Utilidade Turística.
- Elasticidade da procura turística.
- Consumo turístico.
- Determinantes da procura.
III. A oferta turística
- Noção, características e classificação.
- Destinos turísticos.
- Produtos turísticos.
- Função da produção turística.
- Elasticidade da oferta turística.
IV. O equilíbrio
- Caracterização da cruz marshalliana.
- A questão dos preços em turismo.
- Determinantes dos preços.
V. O Turismo como atividade económica
- Integração do Turismo na política económica global
- Contabilidade Nacional Aplicada ao Turismo
- O Produto e Rendimento nacional
- O consumo e os comportamentos sociais
- Os investimentos turísticos
- O Desemprego
- A Inflação
- A balança de pagamentos
VI. Avaliação económica dos recursos turísticos
- Técnicas de avaliação económica. A Conta Satélite do Turismo (CST)
- A aplicação e exemplos práticos sobre a CST. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O 1º objetivo: Sensibilizar os estudantes para o conceito da economia do turismo e concretização dos objetivos no sector" é abordado no capítulo 1 do programa, onde são identificados os principais conceitos, políticas e objetivos económicos.
O 2º objetivo: Descrever como funciona o mercado, nomeadamente a procura e a oferta turística e a situação de equilíbrio do mercado é desenvolvido nos capítulos 2, 3 e 4, que caracteriza as forças de mercado, procura e oferta, e o mercado em equilíbrio.
Por último, o 3º objetivo: Compreender o sector do turismo no contexto da atividade económica, através do cálculo e análise das principais variáveis macroeconómicas (produção, investimento, emprego, balança de pagamentos, entre outras) é desenvolvido nos capítulos 5 e 6; no 5º capítulo é explicada as principais variáveis macroeconómicas enquanto no 6º apresentam-se as principais técnicas de avaliação económica.

Bibliografia Principal

Cunha, L. ;Economia e Política do Turismo, Lidel - Edições Técnicas, 2016
Fernandes, A., Pereira, E., Bento, J., Madaleno, M. & Robaina, M. ;Introdução à Economia, Edições Sílabo, 2017. ISBN: 9789726188780

Bibliografia Complementar

Tribe, J.;The Economics of Recreation, Leisure and Tourism, Routledge, 2020
Carvalho, L. ;Microeconomia e Macroeconomia, Edições Sílabo, 2014. ISBN: 978-972-618-773-8
Mankiw, N. ;Principles of Economics, Cengage Learning, 2015. ISBN: 9781285165875

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft PowerPoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, e software e Microsoft Excel para se recorrer a análises de tabelas de dados estatísticos e construção de representações gráficas exemplificativas. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalho  Trabalho laboratorial ou de campo  10
Seminário  Participação Presencial  2
Outras  Participação Presencial  9
Estudo autónomo  Estudo  91
  Total: 160

Avaliação Contínua

Avaliação contínua
- 2 testes escritos individuais com ponderação de 40% cada
- 1 trabalho individual com recurso à plataforma ABI INFORM; com ponderação de 20% com relatório a submeter na plataforma de e-learning (com recurso a Turnitin) e apresentação presencial. 

Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual com peso de 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O 1º objetivo pressupõe o uso do programa Microsoft PowerPoint para apresentação de conteúdos teóricos. O 2º e 3º objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com exercícios em sala de aula, através de fichas de trabalho disponibilizadas aos estudantes a priori em formato "pdf", desenvolvimento de uma ação de rua através da realização de questionários com o intuito de obter dados primários para a realização de trabalho científico e análise de documentos de trabalho. Adicionalmente para a análises e tratamento de dados recorre-se ao programa Microsoft Excel.