Código: | LTU2218 | Sigla: | LIIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 2º | 4 | 38 | 106 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Inglês
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Compreensão auditiva;
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio;
Compreensão de leitura;
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral;
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais;
Expressão escrita;
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.
Conteúdos temáticos
1. Em viagem
1.1 Oportunidades de emprego
1.2 Explicação dos preparativos
1.3 Padrões de desempenho
2. Entretenimento no Hotel
2.1 Hóspedes de todas as idades
2.2 Atividades para grupos de idades diferentes
2.3 Preparação de um programa diário
3. Turismo especializado
3.1 Mal-entendidos entre culturas
3.2 Relatório sobre Turismo especializado
4. Viagens de negócios
4.1 Etiqueta cultural
4.2 Guia cultural
4.3 Pedidos de informação sobre instalações
Conteúdos gramaticais
Tempos verbais:
* simples
* contínuo
* perfeito
* futuro
* ativa e passiva
* condicional
Pronomes
Preposições
Vocabulário
Padrões de desempenho
O trabalhador perfeito
Descrevendo incapacidades físicas
Viagens de negócios
Equipamentos de conferências
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular na medida em que visam a aquisição e desenvolvimento das competências orais e escritas, gramática e vocabulário, em Inglês, de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino e avaliação) para a elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares.
Os conteúdos programáticos visam também o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem informações ao fornecer-lhes ferramentas operacionais que lhes permitem alcançar tal objetivo.
Strutt, Peter;English International Tourism, Pearson, 2015. ISBN: 978-1-4479-2383-1 |
Robin Walker & Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2007. ISBN: 978-0-19-455103-8 |
http://www.cambridge.org/ |
http://ukcatalogue.oup.com/ |
http://www.world-tourism.prg/ |
www.britishcouncil.org/ |
Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Trabalho de Grupo | Projectos | 10 | |
Outras | Participação Presencial | 8 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 55 | |
Total: | 106 |
Testes escritos individuais: 2 testes (35%+35%)
Trabalho de grupo: 1 (30%)
Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 3 (três) elementos, sobre "Relações Empresariais em diferentes contextos culturais", à sua escolha. Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- Submissão do plano do projeto através da plataforma e-learning
- Nível de Inglês: apresentação e defesa do projeto
Prova escrita: 100 %
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
As metodologias de ensino propostas articulam diretamente com os objetivos de aprendizagem, pois as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação oral e escrita.
A realização de projetos de grupo possibilita ainda o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem informações em língua inglesa.