Código: | LTU2109 | Sigla: | HCCUR |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso nº 9929/2017 & Ret. nº 612/2017 | 1º | 6 | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da Unidade Curricular
O programa da unidade curricular de "História das Cidades e do Urbanismo" visa fornecer ao discente ferramentas fundamentais para a compreensão do processo histórico e do(s) Património(s) associado ao aparecimento e desenvolvimento dos diferentes tipos de cidades . Visando tais objectivos, o programa começa com uma breve abordagem aos conceitos, definições e caracterização de Cidade, Centro Histórico e Urbanismo. Seguidamente o programa aborda os diferentes tipos de cidades produzidos ao longo do tempo à escala planetária, mas sublinhando de um modo mais destacado aquele que se encontra classificado e preservado no actual território português. As cidades como objeto turístico será também um dos temas em análise. Além dos exemplos apresentados e analisados pelo docente, os alunos apresentarão também "casos de estudo" resultantes dos seus trabalhos práticos.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Entender as Cidades e o seu Património como testemunhos fundamentais de Identidade e Memória do Passado.
- Reconhecer a importância da salvaguarda do património cultural.
- Compreender a Cidade no seu todo como um produto turístico privilegiado.
- Apreender as diferentes classificações de Urbanismo e identificá-las no seu devido contexto.
- Enquadrar as Cidades e os seus núcleos históricos no respectivo Tempo e Espaço.
Competências a desenvolver
- Reconhecer que a salvaguarda da cidade enquanto Memória e Património Histórico constitui um factor fundamental de desenvolvimento económico.
- Compreender o Turismo como uma potencial actividade promotora e zeladora da identidade das Cidades.
- Compreender os perigos que, no entanto, a atividade turística pode acarretar para o descaracterizar da Cidade
- Aplicar os conhecimentos adquiridos num contexto interdisciplinar e em desafios futuros.
1 - Apresentação. Os diferentes tipos de cidades
2 - Nomadismo versus sedentarismo. A emergência das cidades. Formas proto-urbanas de povoamento.
3 - A cidade Antiga
4 - A cidade medieval 1
5 - A cidade medieval 2
6 - A cidade islâmica
7 - A cidade do Renascimento
8 - A cidade Barroca
9 - A cidade Barroca e os Caminhos de Santiago
10 - A cidade industrial
11 - Visita de estudo à cidade do Porto
12 - O Turismo e as cidades
As temáticas apresentadas no programa dão resposta aos objetivos acima identificados, permitindo o reconhecimento das cidades e património para a identidade e memória, reconhecer a importância e necessidade de salvaguarda enquanto património e produto turístico.
Goitia, Fernando Chueca;Breve história do urbanismo, Editorial Presença, 2003 |
A transmissão dos conhecimentos será motivada, em sala de aula, com o recurso sistemático a mapas, cronologias e imagens. As aulas terão também uma significativa componente "in situ", decorrendo no interior de monumentos alusivos ao tipo de património abordado. Tal facilitará a promoção da discussão e da análise crítica e uma maior intervenção e reflexão sobre os conteúdos estudados.
A participação dos discentes nas atividades da sala de aula é reforçada pela elaboração de pequenos trabalhos práticos a apresentar à turma sobre temas de estudo previamente definidos e acompanhados pelo docente. Procura-se, desta forma, estimular a troca de experiências e a resolução de dificuldades comuns.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 100 | |
Total: | 160 |
Apresentação de trabalho prático: 30%.
Assiduidade: 10%
Testes escritos individuais: 2X 30%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Exame Final: 100%.
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.