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Mercados e Destinos Turísticos

Código: LTU1640    Sigla: MDT

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU3

Teórico-Práticas: 24,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular:

Pretende-se identificar o significado do turismo nas sociedades contemporâneas com especial incidência na situação atual dos fluxos internacionais, receitas e gastos do turismo nacional/internacional, designadamente em termos de chegadas, receitas e gastos, expondo assim, as principais diferenças na qualidade de vida e de desenvolvimento a nível mundial, sendo estas assimetrias fatores preponderantes na distribuição mundial dos fluxos de turistas e em comparação com outras grandes regiões do globo, a sua sustentabilidade e fluxos espaciais.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

1. Compreender os diversos processos e análises contidas na formulação de uma Análise Estratégica Externa de um destino.
2. Conhecer os principais instrumentos de análise e construção das potencialidades de um território/destino turístico.
3. Conhecer as principais áreas emissoras e receptoras de turistas a nível mundial, europeu e nacional;
4. Conhecer os principais fluxos e áreas emissoras/recetoras do turismo a nível mundial, europeu e nacional;
5. Compreender a evolução do grau de importância e classificação dos diferentes destinos turísticos,
6. Relacionar os mercados turísticos e potencialidades com os produtos/serviços turísticos mais procurados;
7. Proporcionar modelos conceptuais e metodológicos adequados ao estudo dos Mercados e Destinos Turísticos, segundo as novas tendências;
8. Identificar casos relevantes de aplicação de novas metodologias, técnicas e processos/estratégias inovadoras em turismo;
9.Desenvolver a capacidade de reflexão critica sobre as múltiplas perspetivas e abordagens conceptuais (social, cultural, económica, gestão, planeamento, turismo sustentado).
10. Identificar novas tendências futuras, produtos e serviços.

Competências a desenvolver

1. Analisar a diversidade e interdependência entre o local, região, território, país, continente e o global
2. Comparar processos, mecanismos e resultados territoriais de situações de mudança.
3. Analisar a estreita relação de interdependência e a articulação sistémica entre o território e o turismo, enaltecendo o papel do turismo como sector dinamizador das realidades locais/regionais e nacionais,
4. Caraterizar, do ponto de vista do turismo, as diversas regiões do mundo e identificar os mercados emissores e recetores.
5. Aprofundar conhecimentos sobre os principais recursos turísticos e geográficos de alguns países que constituem os principais destinos turísticos mundiais.
6. Conhecer os principais modelos conceptuais e metodológicos adequados ao estudo dos Mercados e Destinos Turísticos, segundo as novas tendências e, novas metodologias, técnicas e processos/estratégias inovadoras em turismo.

Programa

1. Organização do processo de análise e identificação de tendências.
2. O conceito de Análise Estratégica Externa
3. A Análise Estratégica Externa para as Empresas Turísticas e Hoteleiras.
4. Construção de um processo formal e contínuo de Análise Estratégica Externa.
5. Os processos de análise e mecanismos de avaliação e classificação do potencial turístico de um território.
6. Mercados emissores e territórios recetores - tendências mundiais nas próximas décadas.
7. Caracterização dos principais destinos mundiais (procura e recursos turísticos) - tendências mundiais nas próximas décadas.
8. Tendências sociais em Turismo.
9. Planeamento do Turismo.
10. Turismo sustentado.
11. Novos produtos turísticos.
12. O futuro do Turismo.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Mercados e Destinos Turísticos foram elaborados de forma a permitir que os alunos tenham o conhecimento dos mercados e destinos turísticos atuais, conhecendo os mercados emissores e recetores de turismo, os fatores que levam à sua alteração, crescimento ou decrescimento. Considerando que o turismo desempenha um papel preponderante do desenvolvimento económico dos destinos, a gestão dos mercados recetores e a promoção nos mercados emissores são aspetos fundamentais.
O conhecimento de casos concretos de estratégias de promoção turística será fundamental para o desenrolar de atividades dentro desta unidade curricular, que terá a sua aplicação prática através da elaboração de um trabalho de grupo e da sua apresentação, como que numa sessão de promoção de um destino, utilizando abordagens criativas.

Bibliografia Principal

Licínio Cunha; António Abrantes; ;Introdução ao Turismo, Lidel, 2015. ISBN: 9789727579518
Crespi Vallbona; Montserrat Planells; Costa, Margarita; ;Los principales destinos turísticos en España y en el mundo, Editorial Sintesis, 2014. ISBN: 9788490775516

Bibliografia Complementar

Cooper, C., Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D. & Wanhill, S.;Tourism - Principles and Practice, Prentice Hall, 2008

Métodos de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais associadas às temáticas do desenvolvimento das potencialidades dos destinos, mercados e territórios.
O recurso a estudos de caso, a pesquisa e análise de dados, a análise de textos científicos relevantes e à elaboração de trabalhos no decurso das aulas permitirá aos alunos consolidar os conhecimentos apreendidos e, simultaneamente, promover processos de proatividade na criação e aplicação de conhecimento. A este nível, pretende-se promover uma análise e aplicação prática dos conhecimentos previamente adquiridos e das metodologias associadas às temáticas lecionadas.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Participação Presencial  6
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  68
  Total: 107

Avaliação Contínua

Realização de dois testes (35% cada)
Realização de um trabalho prático: (30%) : Relatório (20%); Apresentação (10%)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame Final: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento da unidade curricular será feito de forma expositiva, com debate de ideias, com a reflexão de conceitos e com a realização de um trabalho prático em grupo. Aos alunos serão apresentados os principais referenciais do turismo e da sua promoção, sendo estimulados e capacitados para o planeamento de um destino turístico. Este planeamento será a aplicação prática dos conceitos teóricos, num trabalho de grupo de simulação de equipas multidisciplinares, uma vez que a atividade turística é multissetorial.