Código: | LTU1536 | Sigla: | AGE |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 3º | 6 | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A presente unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimento e competências técnicas que contribuam para a prática de atividades profissionais relacionadas com a animação e gestão de eventos.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Identificar, analisar e avaliar o mercado dos eventos;
- Compreender a importância do marketing estratégico e planeamento em eventos;
- Dominar as várias fases de organização de Eventos;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Aplicar de forma integrada e prática conceitos e técnicas de Gestão de Eventos;
- Propor inputs válidos nos processos de Gestão das Empresas de Eventos a nível estratégico, tático e operacional;
- Reconhecer, interpretar e solucionar problemas básicos de planeamento, organização, direção e controle;
- Reconhecer e identificar as ferramentas e os processos de trabalho em Produção e Organização de Eventos;
- Perceber a importância e o impacto económico do produto "Meetings Industry";
- Saber trabalhar em equipa;
1. Apresentação da Unidade Curricular
2. Eventos e Turismo
2.1 Ligação histórica
2.2 Interactividade e Correlação
3. Meetings Industry
3.1 Tendências
3.2 Estatísticas e Organizações associadas
3.3 Impacto económico nos destinos
3.4 Case Study
4. Tipologia e Classificação de Eventos
4.1 Eventos Culturais
4.2 Eventos Desportivos
4.3 Outros tipos de eventos
5. Stakeholders internos e externos;
5.1 Fornecedores
5.2 Clientes
5.3 Colaboradores
5.4 Concorrentes
5.5 Outros
6. Planos de Eventos
6.1 Processo de Implementação
6.2 Planeamento
6.3 Protocolo
6.4 Outros conceitos
7. Gestão e Organização
7.1 A escolha do Destino e do Local
7.2 Planos Operacionais
7.3 Aspectos Administrativos e Financeiros a considerar
7.4 Gestão de Espaços
7.5 Patrocínios
8. O Marketing de Eventos
9. Do Briefing à Produção do Evento
ALLEN, Johnny; O¿TOOLE, William; MCDONELL, Ian; HARRIS, Rob;Organização e Gestão de Eventos, Elsevier Editora, 2003 |
PEDRO, Filipe; CAETANO, Joaquim; CHRISTIANI, Klaus; RASQUILHA; Luis;Gestão de Eventos, Escolar Editora, 2012 |
ZANELLA; Luiz Carlos;Manual de Organização de Eventos, Editora Atlas, 2003 |
GIACAGLIA; Maria Cecília;Organização de Eventos, Pioneira Thomson Learning, 2006 |
HOYLE JR.; Leonard H.;Marketing de Eventos, Editora Atlas, 2003 |
CARDOSO; José;Como gerir patrocínios com sucesso, Edições Sílabo, 2004 |
A metodologia de ensino está assente em aulas teórico-práticas sendo utilizados diversos meios e metodologias pedagógicas.
Os conteúdos serão desenvolvidos por intermédio de Case Studies, Seminários, discussão de textos, analise de artigos científicos e visitas técnicas com o objetivo de despertar uma atitude critica sobre os temas abordados.
Avaliação distribuída com exame final
Testes escritos individuais - 2 x 30%
Trabalho de investigação (em grupo) com apresentação oral - 40%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.