Código: | LTU1535 | Sigla: | AVOP |
Página Web: | http://elearning.isag.pt/ |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 3º | 4 | 36 | 160 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
CRS - Galileo
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Pretende-se nesta unidade curricular compreender a dinâmica e estrutura da distribuição turística, o papel dos intermediários na oferta turística.
Distinguir as caraterísticas específicas da oferta de produtos e/ou serviços turísticos por segmentos a montante e jusante, e dominar os principais conceitos terminologias sobre a prática e atividade dos diversos atores intervenientes.
Perceber as principais metodologias de trabalho e de análise no processo de atendimento / acolhimento e informação / venda de um produto e/ou serviço numa agência de viagens ou de um operador turístico.
Conhecer os principais sistemas operativos de distribuição global (Galileo/Amadeus), comandos e procedimentos necessários na relação agente / cliente.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1. Compreender a estrutura da distribuição turística;
2. Dominar os conceitos e terminologias sobre a prática e atividade das agências de viagens e operadores turísticos;
3. Identificar as características especificas dos produtos e/ou serviços turísticos e as suas implicações para a atividade dos agentes de viagens e operadores turísticos;
4. Compreender a programação e definição de pacotes turísticos;
5. Dominar as competências básicas em sistemas informáticos de distribuição global, tendo por base o sistema de reservas Galileo / Amadeus.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
1. Sensibilizar os alunos para a importância das temáticas a abordar na disciplina e fornecer o conhecimento, os métodos e os instrumentos necessários que lhes permitam obter uma visão global da atividade das agências de viagens e operadores turísticos.
2. Dotar os alunos de uma formação multidisciplinar que lhes permita apreender os conhecimentos administrados na disciplina, e desenvolver capacidades técnico-científicas no sentido da aplicação desses conhecimentos em situações práticas.
3. Desenvolver as capacidades de empatia na relação agente / cliente, persuasão / empenho e autonomia na execução das diversas tarefas.
4. Incentivar e estimular o trabalho em equipa, de modo a que os alunos partilhem as suas ideias e opiniões.
1. Noções gerais sobre o sistema de distribuição de produtos / serviços turístico;
1.1. O papel dos intermediários no sistema turístico;
1.2. Caraterísticas específicas dos produtos/serviços turísticos;
2. O papel das agências de viagens e operadores turísticos na cadeia de distribuição turística:
2.1. Operadores turísticos;
2.2. Agências de viagens;
2.3. Outros intermediários turísticos;
2.4. Enquadramento legal.
3. Programação de pacotes turísticos:
3.1. Elementos prévios à programação turística;
3.2. Tipologias de programas;
3.3. Fatores de negociação na construção de pacotes turísticos
4. Tecnologias de informação e comunicação no turismo:
4.1. Internet e turismo
4.2. Sistemas de distribuição global
5. Sistema de reservas Galileo. Unidades práticas a lecionar:
5.1. Introduction
5.2. Flight Availability
5.3. Selling Air Segments
5.4. Booking Files
5.5. Supplementary Data
5.6. Modifying Booking the Itinerary
5.7. Modifying Booking Files
5.8. Fare Displays
5.9. Fare Quotations
5.10. Ticket Production
5.11. Advance Seat Assignments
5.12. Queues
5.13. Reference Information
5.14. Hotel Reservations
5.15. Car Rentals
5.16. Timatic
Abranja, N., Alcantara, A., Braga, C., Marques, A.;Gestão de Agências de Viagens e Turismo, Lidel, 2012 |
Galileo;Manual de procedimentos, s/editora, 2008 |
Amadeus - Portugal;Prontuario - Amadeus, Amadeus, 2011 |
BLASCO, ALBERT;Turismo y Transporte, Sintesis, 2001. ISBN: 84-7738-853-9 |
PIÑOLE, ISABEL;Gestión, Productos y Servicios de las Agencias de Viajes, Madrid, Editoral Universitária Ramón Areces, 1999. ISBN: 9788480043915 |
SYRATT, GWENDA;Manual of Travel Agency Practice, Elsevier Butterworth-Heinemann, 1998. ISBN: 075062163 |
COBREROS, MARIA;Fundamentos teóricos y gestión práctica de las Agencias de Viajes, Sintesis, 1997. ISBN: 9788477384946 |
GOMEZ, CARMEN & BLANCO, ANA;Prodution y venta de servicios turisticos en Agencias de Viajes, Madrid, Sintesis, 1996. ISBN: 9788477384182 |
TOVAR, IGLESIAS;Comercialización de productos e servicios turísticos, Sintesis - Madrid, 1995. ISBN: 9788477383239 |
Burke, J. F.;Marketing and selling the travel product, South-Western Publishing, 1991 |
Nas aulas serão abordados conteúdos teórico-práticas, quer através de exercícios práticos, da análise de casos práticos ou da realização de trabalhos práticos.
Avaliação distribuída com exame final
Testes escritos individuais: 100%