Código: | LTU1534 | Sigla: | MKT |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 3º | 6 | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de Marketing Turístico pretende descrever os conceitos e os métodos do marketing de serviços aplicados à atividade das empresas que operam na indústria do turismo e dotar os estudantes de competências que lhes permitam compreender e lidar com os desafios colocados pelos serviços, nomeadamente, na sua área de intervenção.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Conhecimento e compreensão dos conceitos centrais do marketing em turismo, assim como as dimensões do fenómeno turístico.
- Compreensão das dinâmicas essenciais do turismo, na sua distribuição espacial e em relação aos seus principais recursos e atractivos, produtos e serviços e comportamentos da procura.
- Compreensão do modo de funcionamento do mercado turístico, o uso de métodos quantitativos e qualitativos para redução da incerteza e do risco.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas que operam no sector turístico;
- Compreender as especificidades do marketing turístico;
- Reconhecer os desafios dos serviços e suas consequências para a gestão e marketing;
- Adquirir competências básicas para desenvolver capacidades e conhecimentos sólidos relativos ao marketing dos serviços turísticos;
- Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing turístico.
Capítulo 1 - Introdução ao Marketing Turístico
1.1 Conceito e importância do conceito de marketing.
1.2 A evolução do conceito e aspetos distintivos.
1.3 A ética e responsabilidade social no marketing turístico.
1.4 Casos concretos e questões de reflexão.
Capítulo 2 - A Procura e a Oferta Turística
2.1 Estrutura concetual do mercado turístico.
2.2 Componentes do sistema turístico.
2.3 Tipos de turismo em função da procura.
2.4 A sazonalidade e a sua problemática.
2.5 A oferta e o produto turístico.
Capítulo 3 - Natureza da Gestão e Marketing dos Serviços Turísticos
3.1 A economia dos serviços.
3.2 O conceito de serviços: evolução e novas abordagens.
3.3 Características dos serviços.
3.4 O composto de marketing (marketing-mix) dos serviços turísticos.
3.5 Aspetos distintivos da gestão dos serviços.
Capítulo 4 - A Experiência do Serviço, Seleção e Manutenção do mercado
4.1 O envolvimento do cliente no Processo do Serviço.
4.2 A Gestão do ponto de encontro do serviço.
4.3 Seleção dos clientes-alvo.
4.4 Gestão de relacionamentos e fidelização de clientes.
Capítulo 5 - Gestão da Qualidade e Produtividade e Criação do Valor no Produto do Serviço
5.1 O conceito de qualidade, medição e conteúdo da qualidade nos serviços
5.2 Identificação e correção de erros de qualidade.
5.3 A produtividade no sector dos serviços.
Capítulo 6 - Criação e Prestação do Produto no Serviço
6.1 Planeamento e criação dos serviços.
6.2 A Oferta dos Serviços.
6.3 O blueprinting do serviço.
6.4 Identificação e Classificação dos serviços suplementares.
6.5 Sistemas de prestação.
Kotler, P. e Armstrong, G. ;Principles of Marketing: Global Edition 14/e, , Pearson Higher Education., 2012 |
Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, J.;Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Práticas, Publicações Dom Quixote, 2015 |
Kotler, P.; Bowen, J. T. e Makens, J. C. ;Marketing for Hospitality & Tourism: International Edition, 5/E. , Pearson Higher Education., 2010 |
Kotler, P. ;Marketing para o século XXI, 5ª edição, Editorial Presença, Lisboa, 2009 |
Middleton, V.T.C.; Fyall, A.; Morgan, M. e Ranchhod, A.;Marketing in Travel and Tourism, 4ª ed. , Oxford: Elsevier., 2009 |
Shoemaker, S. e Shaw, M. ;Marketing Essentials in Hospitality and Tourism: Foundations and Practices. , Prentice Hall., 2008 |
Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévi, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, J.;Mercator XXI ¿ Teoria e Prática do marketing, Dom Quixote, Lisboa., 2004 |
Lockwood, A. & Medlik, S.;Tourism and Hospitality in the 21st Century, Butterworth Heinemann, Oxford., 2001 |
Palmer, A.;Principles of Services Marketing, McGraw-Hill, 3rd Edition, Berkshire, England., 2001 |
Gronroos, S.;Service Management and Marketing, John Wiley & Sons, 3rd Edition, Chischester, England., 2000 |
Escobar, A. e González, Y. ;Marketing Turístico. , Madrid: Editorial Sintesis., 2011 |
As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos de base seguidos do estudo de casos práticos.
Serão usados diversos tipos de métodos, a saber: ativo, expositivo, interrogativo e demonstrativo.
Recorrer-se-á ao seguinte material: apontamentos teóricos concebidos pelo formador, documentos de contexto real, textos, estudos de caso e material gráfico.
Está prevista a participação em conferências / palestras.
Serão ainda realizadas atividades no âmbito da ISAG e-learning Platform.
Avaliação distribuída com exame final
- Testes escritos individuais: 2 X 35%;
- Trabalho prático escrito em grupo (inclui entrega de versão escrita e apresentação / defesa presencial): 30%;
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do n.º 2 do art. 39º é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Prova escrita: 100%.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.