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Turismo e Desenvolvimento Regional

Código: LTU1533    Sigla: TDR

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino: Turismo

Horas Efetivamente Lecionadas

LTU3

Teórico-Práticas: 42,00
Seminário: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo
A unidade curricular dedica atenção ao turismo e à sua importância na contribuição para o desenvolvimento territorial. O desenvolvimento regional tem vindo a ganhar cada vez mais atenção, na medida em que o crescimento económico e desenvolvimento do território têm muitas vezes como motores regiões competitivas e inovadoras, reforçando a importância do conhecimento e debate de um desenvolvimento que tem contributos e impactos para o território e comunidade.
Assim sendo, a unidade curricular apresenta a discussão de conceitos e temáticas de desenvolvimento territorial, turismo e desenvolvimento.

Objetivos e resultados esperados na aprendizagem
1. Conhecer, discutir e compreender os conceitos fundamentais da temática do desenvolvimento territorial
2. Identificação e discussão das problemáticas associadas ao desenvolvimento regional e às estratégias de desenvolvimento
3. Compreender a importância das regiões e o seu papel no desenvolvimento económico e social
4. Identificar o papel, potencial e importância do turismo no desenvolvimento regional
5. Conhecer o processo de desenvolvimento turístico e os seus modelos
6. Avaliar o desenvolvimento do turismo em Portugal
7. Reconhecer o potencial da inovação e criatividade para o desenvolvimento das regiões no âmbito do turismo

Competências a desenvolver
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Dotar os alunos de conhecimentos teóricos que permitam o domínio de conceitos e temáticas fundamentais da atividade e do desenvolvimento territorial regional
2. Estimular a capacidade de observação, análise e sentido crítico na aplicação de conceitos técnicos da área do turismo, bem como de situações de desenvolvimento regional
3. Sensibilizar os alunos para a importância da atividade turística, da vivência/experiência turística e da responsabilidade dos profissionais do turismo no domínio do desenvolvimento regional
4. Fomentar competências pessoais e comportamentais ao nível da criatividade, trabalho de equipa, liderança, responsabilidade, motivação e autonomia para o sucesso
5. Desenvolver o gosto pela investigação em turismo

Programa

1. Desenvolvimento territorial
1.1. Conceitos e dimensões de desenvolvimento territorial
1.2. Desenvolvimento regional
1.2.1. Paradigmas e modelos de desenvolvimento regional
2. Turismo e território
2.1. Regiões de turismo
2.1.1. Definições e objetivos
2.1.2. Tipos de regiões e lógicas de regionalização
2.1.3. Princípios da regionalização do turismo
2.1.4. Diferenciação territorial: paisagem cultural, urbana, balnear e montanha
3. Turismo e desenvolvimento regional
3.1. Dinâmicas locais de desenvolvimento ¿ turismo
3.2. Atores e estratégias de desenvolvimento
3.3. Contributos e impactos
3.4. Fatores influenciadores do desenvolvimento turístico
3.5. Processo de desenvolvimento espaciotemporal das regiões turísticas
3.6. Modelos de desenvolvimento
3.7. Desenvolvimento turístico sustentável
3.8. Desenvolvimento turístico em Portugal
4. Dinâmicas e estratégias
4.1.Teoria de aglomeração
4.2. Modelos de desenvolvimento e inovação
4.3. Sistemas regionais de inovação em turismo
4.4. Smart Destinations

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O tema 1 dá resposta ao objetivo 1, apresentando os conceitos fundamentais da temática do desenvolvimento territorial.
- O tema 2 contribui para o objetivo 2, na identificação e discussão das problemáticas associadas ao desenvolvimento regional.
- O tema 3 visa fornecer conhecimentos para alcançar os objetivos 3,4,5 e 6, na identificação da importância das regiões e do potencial do turismo para o desenvolvimento. Fornece igualmente conhecimentos fundamentais para conhecer o processo e modelos de desenvolvimento, bem como avaliar o caso português.
- O tema 4 dedica atenção às dinâmicas e estratégias, para assim alcançar o objetivo 7 de reconhecer o potencial da inovação e criatividade para o desenvolvimento no turismo.

Bibliografia Principal

Baleiras, R. ;Casos de desenvolvimento regional ¿ exercícios e soluções, Princípia, 2012
Sharpley, R & Telfer, D ;Tourism and development in the developing world., Routledge, 2008

Bibliografia Complementar

Costa, J.; Nijkamp, P. ;Compêndio de economia regional., 2010
Brandão, F. & Costa, C. ;Regional Innovation Systems and Tourism: a conceptual approach., Revista de Turismo e Desenvolvimento, nº 17/18, vol. 2, 647-660., 2012
Buhalis, D & Costa, C. ;Tourism Management Dynamics: trends, management and Tools , Elsevier, 2008
Babu, S., Mishra S. e Parida, B. ;Tourism, development revisited: concepts, issues and paradigms, Sage Publications, 2008
chards, G. & Wilson, J. (Ed.) ;Tourism, creativity and development, Routledge, 2007
Thirlwall, A. ;Growth and Development, Macmillan, 2005
Moulaert, F & Sekia, F. ;Territorial Innovation Models: a critical survey, Regional Studies, 37 (3), 289-302., 2003
Simões Lopes, A. ;Desenvolvimento regional: problemática, teoria, modelos, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
Brito, M. ;Percursos de sustentabilidade: políticas e práticas de planeamento para o desenvolvimento turístico no Município de Sines. , FLUC, 2012

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), seminários, sessões de apresentação e discussão de trabalhos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Participação Presencial  15
Teste  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  97
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos 2 x 35%
Trabalhos de campo a submeter via e-learning 30%
De acordo com o Regulamento da Licenciatura


1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos de avaliação final

Prova escrita individual: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do Artigo 39º poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.